Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

17 de março de 2012

A Rainha em Porto da Lage em 1900

A Rainha D.Amélia e os doisfilhos Luís Filipe
 e Manuel em 1893, foto retiradade um album
 de fotos da família real (nada tem a ver com a citada vizita)
«No dia 6 de abril de 1900 veiu de visita a Thomar, inesperadamente, a rainha Senhora D.Amelia de Orleans, acompanhada pelos seus dois filhos D. Luiz Filippe e D. Manuel, e pelos dignitários de serviço. Foi recebida pela Camara que a foi esperar ao principio da estrada de Payalvo, onde os trens se encontraram, sendo o Municipio representado por mim e pelos vereadores Lima, Silverio e Ernesto Campeão. Visitou os Paços do Concelho, o convento de Christo, e as egrejas da Senhora da Conceição, de S. João, de Santa Iria e de Santa Maria dos Olivaes e as fabricas do Algodão e do Prado. A Camara, que sempre a acompanhou n'estas visitas, acompanhou-a tambem ate a estacão de Payalvo, onde entrou no comboio expresso em que viera e em que regressou a Lisboa, mostrando - se satisfeita peIa maneira como foi recebida. Em sessao de 19 do referido mez a Camara deIiberou congratuIar-se com esta visita.
A rainha deixou ao presidente da Camara, que eu era, a quantia de 100$000, sendo 60$000 rs. para os pobres e 40$000 rs para as duas phiIarmonicas que tocaram durante as poucas horas que sua Magestade foi visitante da nossa cidade; assim foram distribuídos.»
In “J.Torres Pinheiro, Quatorze annos de Administração Municipal e Alguns subsídios para a história de Thomar edição do autor, 2.ª edição, Lisboa 1920 (pgs.76,77)

Sem comentários:

Enviar um comentário