Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

12 de abril de 2012

A «União Fabril» em Porto da Lage

Armazèm da CUF em PL onde se pode
 ler a data: 1877

A companhia União Fabril - CUF - está indelevelmente ligada ao crescimento de Porto da Lage. Em 1877 a companhia estabelece nesta localidade um armazém destinado a arrecadar os seus produtos transportados pelo caminho de ferro e cá descarregados  (na estação de Paialvo). Daqui partem, primeiro em carros puxados por animais depois em camionetes, para serem distribuídos por toda a região. A CUF teve uma importância histórica em todos os ramos da economia portuguesa durante mais de um século, como se pode verificar com todo o detalhe aqui . No seu caso Porto da Lage contribuiu como entreposto para a distribuição de fertilizantes agrícolas.
Do papel crucial da CUF na agricultura falam-nos os deliciosos cartazes ao lado e em baixo, também retirados deste blog.
 Mas tudo está condenado a acabar?
Aspecto infeliz do estado degradante em que se tornou o
armazém, agora reduzido (por quanto tempo?) à fachada.

Dr.João Maria de Sousa - Natural de Porto da Lage

Em 13 de Novembro de 1836 nascia em Porto da Lage João Maria de Sousa, filho de João Manuel de Sousa e de Maria José da Piedade de Sousa, numa casa cujas ruínas ainda se mantinham de pé há perto de quarenta anos. Era "bacharel formado em Medicina", como se dizia então, na Universidade de Coimbra sendo depois médico em Tomar por mais de quarenta anos. Para além da sua actividade profissional foi um grande interveniente na vida cívica e política do seu tempo sendo considerado um grande republicano e democrata. O seu nome chegou aos nossos dias sobretudo devido à sua obra literária de cariz histórico Notícia Descriptiva e Histórica da cidade de Thomar, a qual foi editada pela primeira vez em 1903, e mais tarde reeditada em edição fac similada em 1991. Ainda hoje esta é uma obra de referência quando se quer consultar a história de Tomar e seus arredores.
O dr. João Maria de Sousa faleceu em Tomar a 8 de Agosto de 1905 e está sepultado no Cemitério dos Olivais daquela cidade. Foi avô de outro tomarense também interessado na história da sua terra, Amorim Rosa, responsável pela compilação dos Anais do Municipio de Tomar, pela História de Tomar em dois volumes e por outros trabalhos referentes a Tomar.