Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

16 de abril de 2013

Localização da Estalagem




Como já vimos a  Estalagem de Porto da Lage ficava à beira da Estrada Real, mas onde?
No levantamento topográfico,  datado de cerca de 1862,destinado à construção da linha férrea (futura linha do norte) a que tive acesso, observa-se entre os 120 Km e 121Km, o que é designado como "caminho de Coimbra", o qual, depois da descida de Paialvo, passa a coincidir com a linha férrea projectada mas, de seguida, faz  uma curva com um ângulo de, talvez, 100  graus em direcção à ribeira da Beselga e depois, novamente outra curva para a esquerda, ao lado direito da qual se encontra o desenho de um edificado (o único) composto por dois rectângulos  contíguos mais um, mais pequeno, "nas traseiras"  e por outra figura ainda, agora da forma de um trapézio,  um pouco separada. Atendendo a que não se tem noticia de aquela área ter sido habitada a não ser por um moinho e pela tal estalagem e,  naquela época apenas lá viver a família do " Dr. Sousa" cuja casa  não é visível por não se encontrar na área topografada, aquelas "casas",  talvez já então em ruínas, poderão bem ser a antiga estalagem. Ficavam "encostadas" à estrada real e parecem demasiado grandes para serem apenas palheiros ou casas de arrumos de lavoura.
Uma vez, em conversa, Isaurinha Sousa Rosa contou-me que, há muitos anos na ocasião de um  pedido de licenciamento para obras na sua casa, os serviços da Câmara de Tomar lhe disseram que a sua era a casa mais antiga de Porto da Lage que já teria servido para "guardar pessoas e animais de passagem".
A ser assim  seria no local abaixo, e nos pateos e alpendres que ainda se podem observar, que se localizou a "nossa" estalagem?  É verdade que fica em frente da linha férrea e numa curva. Será? (MFM)

Seria aqui a estalagem?



Mas a doutrina divide-se! 

.....Sobre a estalagem ou albergue, posso acrescentar algo: essa casa ainda existe, fica em frente à estação de caminho-de-ferro. Pelas suas características, não tenho dúvida que ali funcionou a estalagem ou albergue: uma parte da casa, de construção muito antiga e de cércea muito baixa, apresenta-se-nos com uma arquitectura interna típica de serviços; o rés-do-chão é todo amplo, as duas portas de entrada são de tamanhos e dimensões diferentes, existe uma outra sala mais pequena na zona de trás, um pátio calcetado, e ainda tem um poço e um muro de vedação. Se não ruiu, existe ainda um alpendre que seria para recolha de animais. (Ilidio Mota Teixeira)




Ou aqui?