Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

24 de maio de 2013

Os Pregões da Paciência nas Badaladas da Velhinha Santa Margarida


Este pequeno texto é dedicado aos Portalegenses de gema no qual tento recriar episódios que, embora banais, ajudam a dar um retrato do que era Porto da Lage nos anos 30.

Tremo….oooooooooooooços!!!..




Marco da Paciência

 Apregoava uma pobre mulher, aos Domingos em períodos estivais, tremoços adoçados nas águas da ribeira, dentro dum pequeno alguidar de barro que colocara em cima do marco de pedra, dito da paciência, que está junto das grades de ferro que ladeiam o largo da estação.

A dose, uma pequena medida de madeira com um fundo muito grosso e embutido, custava 20 centavos, 2 tostões como então a moeda era conhecida. Era uma fortuna para mim. Entregava-se a moeda ou moedas, podiam ser duas de 10 centavos ou de tostão, aparavam-se as mãos em formato de concha ou o bolso das calças e estava-se atendido. Depois é só dar-lhe uma dentadinha, premi-lo com o dedo polegar e o indicador e logo estava pronto para ser mastigado.

As medidas que doseavam na venda ambulante de tremoços e amendoins tinham uma característica muito curiosa: aparentavam grande capacidade por fora mas eram bem mais pequenas por dentro. Era a velha arte de lograr o consumidor.



O velho marco da paciência que hoje está torto mas bem direito quando a humilde senhora lhe pousava o alguidar com tremoços, deve ter servido para outros serviços mais nobilitantes noutros lugares mais distantes. Alguma informação terá para nos dizer. Não se destrua como também não se devia ter destruído a mais que velhinha capelinha de Stª Margarida, no cume do monte a que deu o próprio nome. Seria talvez a orada mais antiga da freguesia. A que a substituiu é uma simples construção com 4 paredes caiadas, sem qualquer valor histórico.



                       Juventude portalegense no monte de Santa Margarida em  1952 (fotografia cedida por DMT)


Da inesquecível velhinha, muito velhinha Santa Margarida, ainda soam no ar as vozinhas de algumas crianças que diziam em coro e voz alta as ladainhas incompreensíveis, para elas. Entre os mesmos sons também se ouve o badalar do pequeno sino que do cimo da frontaria voltada para Poente, anunciava algum triste acontecimento ou convidava alguns crentes para as orações no período da quaresma

A pobre Margarida, mártire do sec. III d.c., degolada em Antioquia por se afirmar cristã, não terá abençoado os “bota a baixo o que é velho e bota a cima mamarracho que é coisa nova, moderna”.(Ilídio Mota Teixeira)