Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

26 de agosto de 2013

Recordar é Matar Saudades 1

                                                                 O Padre Nicolau


O nosso saudoso Reverendo padre António Joaquim Nicolau chegou às freguesias da Madalena e Beselga no ano de 1933. Eu tinha nascido há poucos meses por tal razão só quando atingi os meus sete anos é que comecei a ter a imagem deste sacerdote. Quando fiz a minha primeira comunhão já tinha feito sete anos e meio. A igreja de Cem Soldos era engalanada com colchas e verduras. Geralmente o dia escolhido era o de Corpo de Deus, em maio ou junho. Com aquela idade já via na sua figura um homem forte, alto e considerava-o muito bem-parecido.
Era originário do concelho de Torres Novas, de uma povoação que se chama Ribeira Branca.
Este padre, ao contrário do que se passava na época, entrou para o seminário já depois de ser maior de idade. O pai era contra a vocação do filho e para a contrariar mandou-o para Lisboa empregado numa mercearia – marçano – como se designavam estes rapazolas que entregavam as encomendas nas moradas dos fregueses.
Era um padre pobre, não tinha transporte próprio. Deslocava-se nas duas freguesias montado num cavalito que o médico Dr. Henrique Gonçalves, morador e proprietário da sua quinta em Cem Soldos, pôs à sua disposição quando da chegada à freguesia.
Nunca passava pelo mais humilde e pobre paroquiano sem lhe dar a salvação.
O Padre Nicolau era uma pessoa que não pedia nada de material aos paroquianos. Ele tinha direito a receber daqueles modestas quantias (estipêndio) para se manter economicamente, mas só pedia a cada família por ano o equivalente à jorna de um trabalhador rural. Quando era a visita pascal o Patriarcado de Lisboa não o dispensava de calcorrear as povoações e casalejos das duas freguesias. Mas acontecia por vezes receber numa família cinco escudos e na porta a seguir, em vez de receber, deixar a moeda que tinha recebido.
Era uma pessoa culta que ansiava recolher-se a uma comunidade onde pudesse dedicar-se aos estudos.
Paroquiou quase quarenta anos estas duas freguesias, deixou saudades a muitos, mas as pessoas que não estavam ao alcance das suas homilias não o recordam como ele merecia.
Até ao Concílio Vaticano II as celebrações eram todas em latim, grande parte do povo rural que frequentava a igreja saía da missa sem saber o que o celebrante falara.
O Padre Nicolau quando começava a homilia falava qualquer coisa do Evangelho mas havia sempre qualquer facto passado que o tirava do Evangelho do dia. Enervava-se, gesticulava e por vezes excedia-se em assuntos que o povo não gostava.
Ora o resto das povoações das duas freguesias não tinham paroquianos com quem o reverendo Prior cavaqueasse ao seu nível. Quando ele passava por Porto da Lage detinha-se alguns minutos com o Dr. Henrique Mota, médico, ou na farmácia.
A farmácia de Porto da Lage era um ponto de encontro. Uma ocasião nos anos 50 e pouco chega lá o Prior Nicolau e o dono da farmácia sr. Oliveira estava muito constipado. O Prior comenta:
- Parece impossível, o dono da farmácia estar assim tão constipado.
- Pois é, sr. Prior, parece impossível como é que também vão padres para o inferno.
Em Cem Soldos havia casas de Senhores com quem se dava, o professor, o advogado, todos parentes. O Dr. Libério Mourão tinha um filho engenheiro, o professor Mário Mourão era viúvo pai de três senhoras e um rapaz que frequentou o seminário quase até ao fim do curso. Deixou o seminário e casou com uma senhora que era professora do ensino primário. O Dr. Henrique Gonçalves era o médico dos pobres, natural das Moreiras Grandes casou com uma senhora de Cem Soldos. Foram pais de oito filhos. Dois médicos, um engenheiro, o qual nasceu quando da chegada do padre Nicolau em 1933 e foi afilhado do prior. As senhoras estudaram em Coimbra e penso que se formaram em assistentes sociais.
Não convivia o dia-a-dia em Cem Soldos mas as poucas vezes que passei umas horas a ouvir as conversas do Prior Nicolau todas as pessoas estavam animadas. Crentes ou não crentes, todos o respeitavam.
Hoje quando passo à porta da residência paroquial sinto sempre a falta daquela pessoa com a sua batina preta, ar sisudo, a olhar por cima dos óculos bifocais, careca com um resto de cabelo mais branco que preto, não era magro, antes senhor de uma grande barriga. Gostava muito q o visitassem, tinha sempre a porta da entrada para o escritório aberta para quem quisesse entrar.(Dulcinda Mota Teixeira)                                                           
                                                                                                         (continua)