Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

20 de agosto de 2015

Porto da Lage -nascimento de uma povoação


A primeira imagem abaixo é um extracto da planta de localização da linha do caminho de ferro do Norte, elaborada cerca de 1860, no local correspondente à "Quinta de Porto da Lage", isto é, do lado direito da Ribeira da Beselga, num território mais ou menos contínuo (interrompido por "fazendas" de outros dois proprietários)  sensivelmente entre as duas pontes existentes sobre aquela ribeira, hoje, em Porto da Lage.


Figura 1


A Figura 2 é uma imagem mais aproximada da anterior, agora com o local exacto onde surgiu a povoação de Porto da Lage. Repare-se como a Estrada de Coimbra, que  ultrapassa a linha do caminho de ferro, proveniente de Paialvo, se vai rodear de casas até ao final do primeiro quartel do século XX, a maioria das quais se mantêm, mantendo-se igualmente o traçado da estrada, hoje em dia chamada de Rua Dr. Henrique Pereira da Mota (Figura 3).


Figura 2




Figura 3
Fig. 1- Parte da Planta de localização da Linha do Norte Km 119-121, fornecida pela REFER (actual Infraestruturas de Portugal) em Setembro de 2013.
Fig 3 - Imagem retirada  daqui.