Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

28 de agosto de 2015

Casamento em tempo de guerra.






Livro de Assentos de Casamentos da Paróquia da Madalena, Tomar 1650-1713.


Quando o António Lopes, do Bregil e a Maria Dias, da Beselga, se recebem a 24 de Janeiro de 1655 na Ermida de Sta Margarida, não sei se tinham conhecimento que, um ano antes, a 26 de Janeiro de 1654, tinha sido assinada a capitulação holandesa no Brasil.


[O país estava em guerra desde 1640, procurando recuperar a independência perdida em 1580, a qual acabara por acontecer mercê dos alegados interesses que adviriam para Portugal da aproximação de portugueses e espanhóis. Mas, a partir de 1620, operara-se uma viragem na conjuntura económica e social. As classes populares, as únicas que tinham feito frente à união com Espanha desde sempre, açoitadas pela pobreza e pela fome nos campos, agravadas por constantes aumentos de impostos sobre os bens de primeira necessidade provocam agitação social no reino, sobretudo em Évora e no Algarve (1637-38). Esta agitação popular era acompanhada por uma insatisfação crescente por parte das elites. A crise comercial e militar no império português do oriente, com sucessivas perdas para os ingleses e holandeses, e a recessão e instabilidade no comércio do Atlântico (África e Brasil), afectava os seus rendimentos e esfumara-se o desejo, alimentado durante décadas, de transferir para Lisboa a capital da corte ibérica. A partir de 1621, o governo do conde-duque de Olivares, o ministro todo-poderoso de Filipe III, introduziu reformas de pendor centralista por toda a península, crescendo a vontade separatista em alguns círculos da aristocracia portuguesa, que acabaram por se unir em torno do duque de Bragança e promover o golpe palaciano de 1 de Dezembro de 1640 que restaurou formalmente a independência de Portugal e iniciou uma guerra que durou 28 anos.

Até 1659, a Espanha não deu grandes cuidados nas fronteiras terrestres, ocupada que estava na Europa Central com a chamada Guerra dos Trinta Anos e só a partir desta data a intensidade da luta armada aumentou consideravelmente, dando-se as grandes batalhas decisivas ainda hoje famosas e da qual se celebra este ano uma efeméride, a da Célebre Batalha de Montes Claros(1665).



Cerco holandês à cidade de Olinda- Atlas da América de John Olgiby, 1671

O mesmo não se passou com os territórios ultramarinos, os Holandeses que entretanto se tinham estabelecido em áreas que já tínhamos dominado permaneceram irredutíveis e hostis. Com a Holanda a guerra estender-se-á da América à Ásia. Em Africa conquistam Luanda, S. Tomé, territórios que recuperaremos em 1648.O mesmo acontecerá no Brasil de onde serão definitivamente expulsos em 1654. Para este facto muito contribuiu o apoio das populações locais. Sobretudo as brasileiras, que desde o inicio guardavam más recordações dos Holandeses seus competidores no comercio do tabaco e açúcar desde sempre vistos como os responsáveis pela quebra nos rendimentos. Mas, como compensação pelo reconhecimento da soberania portuguesa do Nordeste brasileiro, ex-Nova Holanda, Portugal aceitou as perdas na Ásia, comprometendo-se ainda a pagar oito milhões de Florins, equivalente a sessenta e três toneladas de ouro, valor pago em prestações, ao longo de quarenta anos (Segundo Tratado de Paz de Haia)].


Esperemos, no entanto, que António Lopes e Maria Dias, se não se mantiveram ignorantes das divergências dos grandes do seu mundo, pelo menos não tenham sido demasiado vitimas deles e tenham conseguido um pouco de sossego naqueles tempos conturbados. (MFM)