Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

19 de outubro de 2015

Feira de Santa Iria


Começou por estes dias a Feira de Santa Iria em Tomar*. Velhinha de muitos anos, se calhar muitos mais que os oficiais pois estas feiras são, geralmente, de origem medieval e imagino que, com este ou outro nome, haveria feira em Tomar desde a sua existência como burgo. As feiras anuais,  locais de encontro e de troca de mercadorias, associadas quase sempre a festas religiosas, tiveram  importância económica inquestionável como espaço de livre comércio de mercadores de terras distantes (quase sempre itinerantes que percorriam distâncias difíceis de imaginar por caminhos ainda mais inimagináveis nos dias de hoje) e de escoamento de produtos agrícolas excedentes, dos termos das vilas. O caso de Tomar é exemplar desta situação, precisamente pela época do ano em que se realiza  pois "na feira" se vendiam os produtos agrícolas típicos da região acabados de colher e de preparar, os frutos secos, noz, amêndoa e figos, ao mesmo tempo que se compravam os utensílios em uso na agricultura mas produzidos pela industria,  as enxadas e outras alfaias, as longas varas de "varejar" as oliveiras, vindas de locais longínquos, e as mantas "da azeitona", tudo destinado a preparar a grande safra da região que se seguia imediatamente à feira - a produção de azeite. 
E como sempre na vida, à responsabilidade das obrigações se associa "a das devoções", também na feira, para além do negócio, se verificaria a alegria e a folia.  Embora na nossa fantasia persistam os malabarismos e acrobacias dos saltimbancos medievais como os eternos entretenimentos das feiras, estes terão variado de acordo com o uso das épocas, pelo que, nos finais de XIX, se podia apreciar o circo gymnastico, mais o artista japonez que fazia prodígios na corda suspensa e a sempre presente touradaentre outros. 
Na minha memória da feira que vem dos finais dos anos sessenta do século XX, dominam os divertimentos com maior ou menor tecnologia e sofisticação, desde os simples carroceis às arrepiantes montanhas russas, sempre com os "carrinhos de choque" presentes, as farturas e as intragáveis bolas de açúcar cor-de-rosa que eu tinha anualmente de recordar que detestava, recebendo anualmente a resposta, absolutamente infundada - mas o ano passado adoraste! Digamos que as minhas lembranças da feira são ... sufocantes. Associo sempre "a feira" a muito calor e uma necessidade indescritível de sombra e de beber muita água! Há bem mais de quarenta anos arrastávamos-nos, eu e a minha irmã, pelos passeios infindáveis com mãe, tias e primas "pelas barracas", de belos casacos compridos assertoados com luminosos botões, debaixo de um sol radioso que os reflectia e de um calor de Agosto que nos fazia estufar debaixo de tanta lã, pois estreava-se invariavelmente uma roupita nova pela feira, sempre própria para o Inverno que aí vinha, pois então!?, não importando nada se o Verão se tinha ou não já recolhido.
Nos documentos que, como vem sendo hábito, vamos buscar à Memória Digital de Tomar, para nos ajudarem a entender como em épocas atrás se viam acontecimentos que ainda hoje vivemos, podemos observar como, desde a morte anunciada do "orgulho dos nossos avós" em  1937 até à "fénix temporariamente a ressurgir" vinte anos depois, era "a feira" nos finais de XIX, nas noticias da qual se denota uma imensa preocupação, como se diria agora, seguritária. Veja-se as referências "às ocorrências dignas de menção" ou "criminais de importância" que incluem sempre os meliantes, até com os respectivos nomes,  habitualmente postos "à sombra" nestes dias. Seria ainda uma herança medieval de quando se interrompiam guerras para que as feiras decorressem em segurança e os mercadores se deslocassem em paz? (MFM)









24-10-86
28.09.1890

19-10-90












20.09.1891

23.10.1892

30.09.1894



25.10.1896



24.10.1897

18.10.1937


16-10-1955





20.10.1957


Algo que não havia no meu tempo - a evocação do martírio da Santa com o lançamento de pétalas ao rio.
É bonito e tocante. Mas é novo ou foi recreado de acontecimentos já esquecidos pelos nossos avós?


* Há pelo menos mais uma Feira de Santa Iria a decorrer agora em Faro.