Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

23 de outubro de 2016

I Paço da Comenda

 I- Paço da Comenda





Pequena aldeia da freguesia da Madalena no Concelho de Tomar, a oito quilómetros desta cidade e dezoito de Torres Novas.

É servida por uma Estrada nacional e pela estação de   caminho-de-ferro da linha do Norte de Paialvo que em  tempo recuado servia a cidade de Tomar. Pela  povoação passa uma estrada muito antiga, agora     denominada de Estrada Real, que conduz à povoação de Fungalvaz e às cidades de Vila Nova de Ourém e  Leiria.    
As suas habitações mais antigas, de cércea muito baixa e espaços úteis de pequenas dimensões, foram os lares dos jornaleiros e suas famílias.


revisor de material
maquinista e fogueiro


Outras, mais recentes, já de cércea mais elevada são já propriedade de ferroviários que trabalhavam na via-férrea ou prestavam serviços na estação ou de modestos agricultores proprietários. 
O topónimo desta povoação está interligado com a Ordem de Cristo de Tomar. Ordem militar muito antiga, do séc. XIV que sucedeu à Ordem dos Templários,  implantada em Portugal pelo cavaleiro templário Gualdim Pais, no reinada de D. Afonso Henriques.
Esta ordem militar era senhora de numerosas e imensas comendas, entre as quais a Comenda da Beselga que, segundo informações do médico Dr. José Maria Sousa na sua obra “Thomar” editada em 1903, se estendia por toda a margem esquerda da ribeira da Beselga. Não informa os limites.

  Por esta informação a Povoação de Paço da Comenda está implantada na área da comenda da Beselga e o seu nome advém de paço (residência de pessoa nobre, casa senhorial) da Comenda, porque pertencia à Comenda da Beselga




Há uma casa de habitação numa área próxima do leito da ribeira que, pela qualidade de construção e arquitectura, local de edificação e terreno hortícola e que se destaca entre todas as que lhe estão próximas. Foi, como tudo indica, o paço da Comenda e, possivelmente, a residência de algum comendador.
Em data recente a Câmara Municipal de Tomar e Junta de Freguesia da Madalena deram nome, Largo do Comendador, ao pequeno espaço defronte deste edifício.(IMT)

N.A.- Comenda: porção de terras com que oficialmente se recompensavam serviços prestados por nobres, cavaleiros de ordens militares e eclesiásticos)

Fotografias de operários da CP retiradas daqui  (MFM)