Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

26 de setembro de 2018

Almofariz da Belida


O almofariz abaixo veio da quinta da Belida. Na posse actual de Dulcinda Teixeira, diz ela que, sempre que se matava o porco na casa de alguém da família, em Porto da Lage, lá circulava o almofariz para o obrigatório pisar dos alhos.






Da Quinta da Belida vieram todos os Sousa Rosa, alguns já lá nascidos, que deram origem a muita gente que, sei, acompanha este blog. Além dos abaixo retratados, houve mais quatro, dois Antónios, um das Sobreiras que tem muita descendência no Paço, o outro, casado com a tia Florência; Manuel, ascendente do dr. Manuel Rosa, da Luciana e Isaura Rosa e dos Tomás; e Ana, com descendentes Escudeiro em Porto da Lage. A todos apelo que me facultem fotos dos antepassados. Fiquem descansados! não quero originais, até prescindo de papel, uma digitalização basta! Deixem recado aqui nos comentários e a gente combina a forma de me fazerem chegar, até, como se dizia nos anúncios antigos, vou a casa, se for preciso!
Acharia interessantíssimo e de grande valor para a história familiar e local, reunir as fotografias dos sete filhos de um homem  hoje anónimo, mas com valor no seu tempo, possuidor de um património que deu origem ao nascimento de uma localidade. E depois, seria curioso saber se são todos assim: de sobrolho carregado, olho claro, lábios finos e, bem sei que não é feição por isso não desfeia, nariz que sobeja! (MFM)

     

Soledade Sousa Rosa (Assentis1861- PL 1947)



Maria José Sousa Rosa (Assentis 1864- PL1937)



João de Sousa Rosa (Quinta da Belida,1867- Cem Soldos,1958).
Recorte de uma fotografia de grupo da família Mendes Godinho,
de 1947,  em Cem Soldos,  gentilmente cedida por Manuel Mourão.