9 de maio de 2012

Porto da Lage e o Vereador Faustino


1912 -22 de Abril- por proposta do vogal Faustino, o condutor de trabalhos foi mandado fazer o orçamento para a obra de reparação da ponte pública sobre a Ribeira da Beselga, no lugar de Porto da Lage.

1912- 18 de Novembro - sob proposta do vereador Faustino foi aprovado que reconhecendo a necessidade de se proceder á reparação da ponte sobre a ribeira de Porto da Lage, na freguesia da Madalena, se execute a obra procurando-se primeiro obter dos proprietários limítrofes quaisquer donativos com o fim de nela serem empregados. Declarou ainda que na inspecção que a ela fizera, fora acompanhado pelo empregado Técnico da Camara.

1916- 20 de Novembro- ponte sobre a ribeira de Porto da Lage- o vereador Manuel Mendes Godinho Júnior pediu a sua reconstrução, ao que o vereador Faustino disse que se ia fazer.

Infelizmente não foi possível apurar quem fosse o vereador Faustino. 
Vê-se assim Porto da Lage impossibilitado de colocar aqui alguma biografia que atestaria, estamos certos, a dedicação do ilustre autarca à causa pública. Seria a nossa forma de nos mostrarmos gratos pela sua visita e pela boa vontade demonstrada. É certo que a ponte ainda não teria seria reconstruída por aqueles tempos (só o foi em 1933) mas, mais uma vez, estamos certos, não foi por falta de empenho de Sua Excelência!
Não queremos, porém, deixar de prestar uma homenagem, singela homenagem, àquele edil.
Em sua memória aqui se deixa a beleza de imagens de obras de arte, que têm como tema a razão de ser do seu pelouro. Ei-las ao longo dos tempos e das várias escolas e correntes artísticas

                                          Hans Lautensack, Landscape with a Portrait of Albrecht
                                                        Dürer, 1553



                                             Canaleto, A velha Ponte de Walton, 1754


                                                    Walter Greaves, Ponte de Hammersmith  em dia de corrida
                                                        de barcos, c. 1862
                

                                         Vincent van Gogh, A Ponte de Trinquetaille, 1888



                                           Childe Hassam, Dia de Inverno na Ponte de Brooklin, 1892


Paul Cezanne, Ponte sobre o Marne em Creteil c.1894

Edvard Munch, Quatro raparigas na ponte, 1902

Andre Derain, Ponte de Londres, 1906


                                                 Andre Derain, Charing Cross Bridge, 1906



                                            L.S.Lawry, Canalbridge, principio do sec.XX


Picasso, Paisagem com ponte, 1909
                                   


                                         Martin Lewis, Trabalhadores nas docas de Brooklin, 1916


                                                 Joseph Stella, A ponte de Brooklin, 1917




                                                      Claude Monet, Ponte japonesa, 1922




                                          Frances Hodgkins The weir, 1925



                                            Iackov Chernicov, Fantasias da Arquitectura, 1925-1933



Hiroshi Yoshima, Kameido Bridge, 1927



                                                       Rolf Nesh, Elb Bridge, 1932

   

                                                 Gino Scipione, A ponte dos Anjos, 1935


                                                    Milton Avery, Ponte para o mar, 1937


                                             Andreias Feininger, Ponte de Brooklin, 1940


                                              Dali, O buraco do sonho, 1945



                                          Johann Berthelsen, Brooklyn Bridge with New York skyline



                                                 Anthony Derret Johnson, Berwick Bridges, 2006

                                            Luc Tuymans,  Bridge, 2009



Fonte:A.M.T. 1901-1925
, pags.296, 314, 414

3 comentários:

  1. Qual ponte seria, a "de pedra", na actual estrada Tomar-Torres Novas ou a de "cimento" na saída para
    o Paço da Comenda, S.Silvestre etc?

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    1. Só poderia ser a de saída para o Paço (a da antiga estrada real)pois a outra, suponho, fazia parte da "estrada de Paialvo" e naquela época teria que estar operacional.
      Aliás esta ponte para o Paço, na memória das pessoas mais antigas é relativamente recente, segundo me disseram foi inaugurada em 1933. Até aí passava-se a vau ou vinha-se pela estrada dos Olivais, quando tal não era possível.
      Mas na realidade a ponte, ou melhor, o lugar dela, é muito mais antiga que a outra. Seria mesmo medieval, a sua importância declinou com o fim da estrada real e terá acabado por cair, durante o século XIX assiste-se a diversos pedidos para que seja reerguida.

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  2. Parabéns a quem administra este blogue pelo rigor e dedicação com que está a fazê-lo. Ele já é, e será ainda mais no futuro, uma mais valia para Porto da Lage. É preciso não perder tempo, porque há ainda testemunhos prováveis que poderão enriquecer este espólio.

    Uma pequena nota: é pena não se optar por maiores formatos nas imagens. A resolução deve poder permiti-lo sem prejuizo da qualidade.

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