19 de abril de 2016

Uma questão de sapatos

A propósito de um programa de televisão que acabo de ver*, que pretendia, como sempre, concluir com a existência do racismo em Portugal, lembrei-me, como me lembro sempre mas parece que sou só eu, como é fácil justificar o pecado da menorização do próximo com o pormenor ridículo da pigmentação da pele. Espezinha, humilha, explora, no limite escraviza, quem tem poder para isso. Poder que as condições históricas do momento concedem e que, naturalmente vão variando com os tempos- a mó de cima vai alternando. Portugueses de meados de XX passavam fome e andavam descalços  em  Portugal, pelo que demandaram as franças onde eram porteiras e pedreiros e, por isso, eram vítimas de racismo por parte dos franceses,  enquanto outros portugueses exploravam  as colónias onde negros passavam fome e andavam descalços e, por isso, eram vítimas de racismo por parte dos portugueses. Outros portugueses, bem nascidos e bem pensantes, viajavam até Paris para arejar as cabeças oprimidas pelo obscurantismo da Pátria, envergonhando-se da bestialidade dos compatriotas que lavavam os vidros das montras e se empoleiravam nos andaimes dos "bâtiments", fugindo de falar português para não serem confundido e, por isso, tornavam vítimas de racismo duplamente outros portugueses (?). Hoje, os filhos daqueles também já rumam às franças por necessidade e os paisinhos deitam as mãos aos cabelos por os seus meninos, coitadinhos, serem obrigados a "ir para fora", enquanto hordas de angolanos escurinhos entram pelas lojas da Avenida da Liberdade e saem carregados de sacos a pernoitar no Ritz. A mó de cima é agora outra. Já não há portugueses rurais e de pé descalço, continua a haver africanos com fome e inúmeras doenças mas deixou de ser problema nosso, os subúrbios das grandes cidades  abarrotam de gente que trabalha nas mais desvairadas horas, se transporta de metro e deixa os filhos sozinhos o dia todo, o que faz com que o tuga bem comportado se recuse a enfiar "nos transportes públicos" por estes não terem "qualidade" e terem de chegar a horas aos empregos "superstressantes", pelo que precisam de comprar carro novo amiudamente,  e tenha que meter os filhos, quando os tem, no colégio tal, para não os misturar com os miúdos dos bairros sociais. Não, os portugueses não são racistas, seriam quanto muito castistas, de castas, se tivessem uma cultura que lhes permitisse permanecer numa casta algumas gerações ou para sempre como os hindus, mas não, os portugueses são "camadistas" vivem em camadas aspirando sempre a ascender à camada de cima. (MFM)

Eu sou a  que tem sapatos mas, lembro-me bem, muito contra a minha vontade.


* ontem dia 18/04

18 de abril de 2016

Mudam os tempos e as paisagens, apenas.


                                                  


À espera de alimentos na noite do Porto.

                                                   
15.02.1885






31.10.1886

























                                           10.02.1889


26.04.1896



11 de abril de 2016

Alfredo Keill



Alfredo Keill,o autor da nossa Portuguesa também, já aqui o dissemos,  deve ter entrado algumas vezes na estação de Paialvo, como desta vez, em que escolheu o local dos Valles, na Sertã, para veranear e trabalhar. Talvez fosse por aqui que encontrou este Telheiro do ferrador e decidiu passá-lo à tela.




20.09.1896

Telheiro do Ferrador, Alfredo Keill



1.12.1895





8 de abril de 2016

Adães Bermudes, mais excursionistas e sempre Paialvo


A tipologia geral das escolas Adães Bermudes.

Adães Bermudes  (1864-1948) foi um arquitecto neo-romântico, divulgador da arte nova em Portugal, vencedor do prémio Valmor, autor de muitos edifícios das chamada Avenidas Novas e de outros distribuídos por Lisboa e pelo país, co-autor do Monumento ao Marquês de Pombal em Lisboa, etc. Porém, é hoje em dia lembrado por o seu nome estar ligado à tipologia de escolas primárias projectadas nos finais de oitocentos. Em Tomar existiu uma destas escolas, a da Várzea-Grande, aquela onde durante décadas as crianças de todo o concelho iam fazer o velho exame da 4.ª classe. Foi demolida nos anos oitenta do sec.XX. Desconheço os motivos que levaram a edilidade tomarense a tomar esta decisão, hoje em dia estes edifícios são as meninas dos olhos das localidades que os possuem. Teria talvez, já um bocado fora de tempo, a “embirração” do escritor Fialho de Almeida que, quando morreu em 1911, deixou em testamento dinheiro para a construção de uma escola com a condição de não ser em "estilo Bermudes”.(MFM)


29.12.1895





14 08 1898


Fotografia da Várzea Grande de 1934 (parada de bombeiros) , onde se pode ver a antiga Escola Primária de tipologia Adães Bermudes. As fotografias abaixo são de autoria desconhecida e não se encontravam datadas.











O interior de uma sala de aula. Um festival de luz.
                                                           

6 de abril de 2016

Cipriano Martins



A Escola de Desenho Industrial Jacome Raton foi criada em Tomar em 1884 juntamente com mais outras sete em todo o país.



14.12.1884
19.10.1884
                                                   


26.07.1885


                       
9.11.1890

                                                     
                                                                                                 
Foi seu primeiro director outro pintor do Grupo do Leão José Joaquim Cipriano Martins (1841-1888) um paisagista, mas sobretudo retratista, que viveu em Tomar e se inspirou na paisagem tomarense para realizar algumas das suas obras.


Capela Real de S.João BaptistaJosé Joaquim Cipriano Martins, 1886
                                                           


13.12.1885





















4 de abril de 2016

Manuel Henrique Pinto

                                                       

Manuel Henrique Pinto (1853-1912) foi também um pintor naturalista, integrante do Grupo do Leão e grande amigo de Malhoa. A sua ligação a Tomar deve-se ao facto de, entre 1888 e 1911, ter sido director da Escola Industrial Jacome Raton. Alguns dos seus quadros retratam conhecidas paisagens urbanas da cidade.
Como sempre, especulamos quando dizemos que este pintor foi, como outros, e neste caso acompanhado pelos seus quadros, um passageiro da Estação de Paialvo. Mas este postal de aniversário ,que o seu amigo Malhoa lhe enviou, de certeza que passou por aqui. 


14.04.1895



















Desenho de pormenor da Janela da Sala do Capitulo, 1901







1 de abril de 2016

Malhoa

                         

A passagem do comboio, José Malhoa,1896 .
Teria sido em Porto da Lage, quando chegou para se dirigir a Figueiró dos Vinhos,ou quando de lá vinha e apanhou o comboio na estação de  Paialvo, para voltar para Lisboa,que o pintor se inspirou para esta obra?

José Malhoa (1855-1933) é pintor residente deste blog, ele e mais outros pintores naturalistas portugueses seus contemporâneos ou mesmo alunos. As suas cenas de género e de costumes, o país rural de fins de oitocentos e do princípio do SEC.XX (que não terá diferido muito do Portugal que conhecemos há cinquenta anos), que tão bem retrata, ilustram bem, acho eu, os textos que por aqui temos mostrado. As suas figuras de gente simples cheia de sentimento e humanidade, sempre envolvida na cor e na luz de Portugal, sensibilizam-me muito.
Mas, além da paisagem e do quotidiano do homem do campo, Malhoa pintou retratos da aristocracia, nus e aventurou-se no bas- fond urbano, retratando, em cores mais fortes e sem sol, os Bêbados e o famosíssimo Fado. "o mais português dos quadros a óleo" como lhe chama a letra do fado propriamente dito que o imortalizou e ao autor. Sobre aquele vale a pena, pelo pitoresco, conhecer os modelos Amâncio e Adelaide da Facada e a forma como foram protagonizando o retrato final.
Ainda em vida, Malhoa conheceu a glorificação do seu trabalho, foi homenageado pelo poder, considerado pela crítica em 1907 como o «mais nacional de todos os pintores portugueses», sendo, simultaneamente admirado pelo público em geral e extremamente popular. Conta-se que, depois do 5 de Outubro, quando republicanos empedernidos se preparavam para esfaquear a tela com o príncipe Luís Filipe exposta na Liga Naval, um popular se atravessou – Aqui ninguém toca, é um quadro do Malhoa!
O seu caminho estético não acompanhou o dos seus contemporâneos internacionais, dizem uns que por não ter podido estudar em Paris, para onde, por duas vezes, lhe foi negada uma bolsa. Mas a maioria da critica considera que pintava assim porque queria, numa época apaixonada por valores abstratos, ele foi, serenamente, um concreto valorizador*, diz dele José- Augusto França. Uma vez tentou aproximar-se dos Impressionistas com o Outono, mas parece que foi só para mostrar que o sabia fazer, não continuou. Não deixou, no entanto, de ser ele próprio um percursor nos anos 1880, integrando o Grupo do Leão, tornando mais agressivo o naturalismo, afastando-o do romantismo, mas sempre à sua maneira sem classificações, apesar de ser considerado o "pintor das gentes portuguesas" nunca lhe chamaram pintor "nacionalista", nenhuma ideologia se sobrepôs à criação de Malhoa: ele amava a sua terra e a sua gente, e pintava-a por isso mesmo*, conclui José- Augusto França.
Na década de 80 do SEC.XIX adquire uma casa em Figueiró dos Vinhos, virá, talvez, daí a sua ligação a Tomar e, de passagem, a obrigatoriedade de conhecer a Estação de Paialvo. Entendamos, portanto, que o grande Malhoa se apeou e subiu, durante mais de trinta anos, na nossa gare e calcorreou, igual número de vezes, de chars –à-bancs ou de carruagem a velhinha estrada, esburacada e desconfortável, Paialvo -Tomar seguindo ainda, depois, para o seu Casulo. (MFM)



8.10.1893
                                                                 

15.07.1928

Outono, José Malhoa 1918
*FRANÇA, José-Augusto, 1990, A Arte em Portugal no Século XIX, vol. II, pag.297, Lisboa, Bertrand Editora