A Fonte, símbolo orgulhoso deste blog, remoçou! Estamos felizes com a sua nova juventude, que a conserve por muitos e bons!
Pois estava ela pouco mais ou menos (talvez mais para menos) como a nossa ilustre "capa" indica quando a alma caritativa, não sei se da Junta se da Câmara, resolveu pô-la bonita. Fez bem quem o decidiu, ora digam lá:
(Desculpem, mas a habilidade mais o imenso parqueamento automóvel à volta não permitiu melhor que isto.) |
Eu confesso que aquele friso azul ribatejano é too much typicall cá para o meu gosto, e, talvez não reproduza exactamente o que era a fonte (ver foto abaixo dos anos 80 e outra mais recente)
mas enfim, ninguém é perfeito e o saldo é positivo! Veja-se a extraordinária melhoria do lado interior (abaixo como era antes): foram arranjadas as lajes e recolocado algures (talvez no chão) o inestético contador da água,
deixando finalmente visível a quadra que é, também, nosso apanágio:
E tudo em redor devidamente limpo, o pitoresco jardinzinho com os seus banquinhos caiados e o acesso à ribeira transitável. Gostei!
Só um reparo, sr. Presidente (da Junta ou da Câmara, não sei qual o responsável pela obra) a História não se apaga, o passado permanece, prova é a existência da fonte. E depois, dar realce à data e às letras das placas posteriores e fazer por ignorar esta - Ao governo de Carmona Porto da Lage agradece - , não dará demasiado nas vistas e suscitará curiosidade? A demagogia tem o seu reverso, é prova de inteligência lembrarmos-nos disso. (MFM)