1 de outubro de 2018

Charles Aznavour




A partir de certa idade a gente morre aos bocadinhos. Cada vez que desaparecem pedaços destes, lá vai mais um pouco. (MFM)

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Hoje.escreve-se "estação de Paialvo" no google, e aparece logo, na Wikipédia: "Esta interface faz parte do troço entre Entroncamento e Soure, da Linha do Norte, que abriu à exploração em 22 de Maio de 1864".

Mas nem sempre foi assim. Quando, há mais de seis anos, começou a aventura deste blog, não havia nada, mas nada mesmo, onde alguém, do grande público, pudesse fazer uma consulta sobre a história do caminho de ferro em Portugal, quanto mais sobre a "Estação de Paialvo". Sabia-se que aquele tinha tido início em 1856 (tinham-se comemorado os 150 anos em 2006) e que a estação de Campanhã se inaugurara em 1875. Destas datas, tinha-se conhecimento das dificuldades de percurso e das grandes celebrações ocorridas. Do que ocorrera entretanto, desconhecimento total, será que se levara 19 anos a construí-lo e só depois arrancara? Pelo menos, a mim, era o que me parecia. Sabia que a construção da linha férrea em Porto da Lage estava em curso, consultando os Anais do Município de Tomar, mas começara a funcionar quando? E procurar onde? Quando, por acaso, li que o corpo de José Estêvão tinha sido transportado de comboio de Lisboa para Aveiro, em 1864, para ali se realizar o seu funeral, pensei - Espera, então já havia linha a funcionar, e tinha que passar por Porto da Lage! E foi assim, e a partir deste dado, que uma cidadã ignorante, que consulta os motores de busca digitais, é verdade, mas também enciclopédias e publicações genéricas, ficou a saber do processo e datas do funcionamento da linha do Norte nos primeiros anos, o que não estava ao alcance de toda a gente, como disse. Mesmo assim, depois de ter sabido da existência da "Gazeta dos Caminhos de Ferro" e de a ter procurado consultar, ainda não fui capaz de dizer aqui, a data exacta, não sabia, apenas mencionei o ano, só mais tarde falei nisso.





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Voltando à "estação de Paialvo"  na Wikipédia. Daqui, nas referências, retirei das  Efemérides da Gazeta dos Caminhos de Ferro de 1 de Abril de 1939, a notícia, abaixo, de 1915, sobre a "construção de casas para habitação de pessoal". Mais uma achega para a história de P.L. Seriam as casas que todos conhecemos e que foram derrubadas há perto de duas décadas? Sem fotos daquelas para aqui mostrar (alguém tem?) socorro-me de outras, de casas arruinadas ou reabilitadas, exemplo de edifícios construídos pela CP para habitação dos ferroviários (MFM).




1915









                                                    (fotografias retiradas daqui  e  daqui )