Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

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9 de março de 2016

9 de Março - Grande Guerra -100 Anos


A 9 de Março de 1916 Alemanha declara oficialmente  guerra a Portugal depois do Estado Português, a pedido da Grâ-Bretanha, ter dado ordens de apresamento de todos os navios alemães e austro-húngaros que estavam ancorados na costa portuguesa.
Nesta sequência o Corpo Expedicionário Português será enviado para a  2ª fase da 1ª Guerra Mundial em 1917. Responde assim afirmativamente à nossa velha aliada Britânica e à necessidade de Afonso Costa afirmar o seu poder político tanto em relação à oposição interna republicana como às forças monárquicas no exílio. O pretexto foi defender as colónias de uma possível penetração militar alemã, embora ali o conflito já durasse desde 1914, tendo sido já para lá enviados reforços militares. Um exercito de homens mal equipados, mal preparados e pouco motivados é então lançado na fase mais mortífera da guerra e um terço fica para sempre nos Campos da Flandres; registaram-se cerca de 10 000 baixas e um número elevadíssimo de feridos e doentes (mutilados, gaseados e tuberculosos). 



 "em 2 de Fevereiro de 1920 foi recebida da 5.º repartição da Direcção Geral dos Serviços Administrativos do Exercito uma relação dos soldados deste concelho mortos durante a Grande Guerra". (in Anais do Municipio de Tomar  1901-1925)


Lançamento da primeira pedra para a construção do
 Monumento ao Soldado Desconhecido, em Tomar.




Monumento aos Mortos da Grande Guerra, Inaugurado em 11 de Novembro
de 1931 da autoria do 
 escultor Henrique Moreira.


Primeira fotografia não datada de origem desconhecida, outras imagens retiradas daqui


7 de março de 2016

Vieira Guimarães e Porto da Lage



   
Vieira Guimarães, já aqui falado numa iniciativa sua, terá vivido na gare da Estação de Paialvo um dos dias, melhor, uma das noites mais significativas da sua vida.
Termina em 23 de Julho de 1897  o  curso de Medicina, defendendo a tese intitulada  Dispepsia sarcínica, acontecimento que terá deixado grande parte dos tomarenses eufóricos e capazes de fazerem subir ao ar algumas girândolas de foguetes, coisa para a qualcomo já vimos, não era preciso muito para acontecer, bastava estarem contentes, o que não deixava de ser inocente e comovedor, seria  bonito de se ver, não trazia mal ao mundo e punha felizes os povos. Ainda bem.
Mas toda aquela alegria não foi dito que cresceu exponencialmente no dia do retorno à terra mãe do novel doutor porque à época a expressão não se usava, ou porque se sabia muito matemática ou porque só se falaria do que se sabia, mas a verdade é que, afirmou quem viu, aquele meu conterrâneo foi alvo de uma manifestação de  simpatia e regozijo das mais imponentes e entusiásticas a que a testemunha do ocorrido presenciou. Pois numa madrugada de um domingo de Julho, a banda Nabantina, na Estação de Paialvo, cá está ela, ao avistar-se a locomotiva [que transportava o doutor] rompeu com o hino nacional  no meio do estalejar dos foguetes. Seguiram-se ali mesmo, na gare, os abraços de parabéns dos amigos e o, muito especial e emocionado, do pai.
Mais tarde, ao cimo da Rua da Graça, a filarmónica Tomarense junta-se à primeira e forma-se então a bendita marche aux flambaux, que leva, como já vimos que era costume, as gentes ao delírio! Imaginemos o cortejo, flamejante nas suas velas (também me falaram em archotes, mas teimaram mais nas velas) transbordante de vivas ao homenageado e a Tomar, a musica das bandas a competir como trovejar dos foguetes, as flores lançadas das janelas sobre o novo médico pelas mãos poéticas das damas! É de uma pessoa desejar uma máquina do tempo (com garantia de regresso rápido que, no que me diz respeito, só lá me leva a marche aux flambaux, o resto são tempos que dispenso)!!! (MFM)


18.07.1897
                                            
25.07.1897
                                             
25.07.1897
                                       





José Vieira da Silva Guimarães, nasceu em 1864 em Tomar, local onde viria a  falecer em 1939. Foi médico, professor do Liceu Camões em Lisboa, historiador, sócio da Academia das Ciências de Lisboa. Mas  foi, sobretudo, um grande amante da sua terra. Toda a sua vida divulgou Tomar e os seus monumentos, com a mesma insistência com que pugnou pelo seu desenvolvimento, sendo um insistente defensor de melhorias nas industrias e nas vias de comunicação locais. Os seus estudos enquanto historiador versaram principalmente os Templários,  a Ordem de Cristo e os respetivos monumentos, sendo algumas das suas mais reconhecidas obras, as seguintes:

O poema de pedra de João Castilho em Tomar;
- Thomar – Notícia Histórico – Archeológica e Artística do Monumento de Christo e das Egrejas de Santa Maria dos Olivais, de Santa Iria e de S. João;
- A cruz da ordem de Cristo nos navios dos descobrimentos Portugueses;
- O monumento de Cristo, em Tomar, e as missões religiosas;
- Thomar e o além-mar;
- Marrocos e três mestres da ordem de Cristo;
- O Século XII e a Fundação do Castelo de Thomar;
- A trilogia monumental de Alcobaça, Batalha, Thomar e o caminho de ferro;
- A Ordem de Cristo;
- O claustro de D. João III em Thomar.


Recortes de imprensa retirados de Memória Digital de Tomar. A fotografia  é uma montagem da capa de um dos livros publicada no "O Occidente".

3 de março de 2016

Quintanistas de Medicina em Porto da Lage

Os dezoito alunos do quinto ano da Escola Médica Cirúrgica de Lisboa decidiram, em Abril de 1897, vir realizar o seu jantar de despedida a Tomar. Aí, foram recebidos ao cimo da Rua da Graça pela Banda Filarmónica que tocou o hino da Carta enquanto no ar iam subindo girândolas de foguetes! Acto contínuo formou-se uma marche aux flambaux (alguém me explique, por favor, o que é isto para eu não morrer completamente ignorante destes hábitos oitocentistas) que acompanhou os jovens ao hotel.
Mas atenção! Toda esta alegre movimentação se passava pela bonita hora primeira do aprazível dia que ora nascia! Porque antes, e é isso que nos faz trazer aqui a rapaziada fina do quinto de medicina, esta tinha-se apeado proveniente da capital  na gare da estação de Paialvo, claro!
Ora leiam e admirem como se passaram dois dias que eram só para ser um, ou três noites que eram duas,se não contarmos com o baile, enfim, leiam ....








"...sendo aguardados ao cimo da Rua da Graça...











... formou-se uma marche aux flambaux que os acompanhou seguindo pela Rua da Graça, Everard e Serpa Pinto ...


Rua Everard (levada)


Rua Serpa Pinto (Corredoura)

No dia seguinte visitaram os monumentos, fábricas, museu Silva Magalhães .....

Museu Silva Magalhães.

De tarde passearam de barco no rio Nabão.




Na quinta-feira, antes de retirarem foram aos Paços do Concelho procurar o sr. João Torres Pinheiro, presidente da câmara,....






















....às três horas da tarde retiraram desta cidade ....





FIM


Recorte de imprensa e fotografias  provenientes de Memória Digital de Thomar.

1 de março de 2016

Porto da Lage - Palco de Manifestação

Desde o seu inicio, em Maio de 1864, até Setembro de 1928, data em que começou a operar a estação de caminhos de ferro na cidade de Tomar, a estação de Paialvo foi o entreposto das entradas e saídas na cidade, de e para os grandes centros. Num país sem estradas em que o caminho de ferro era a grande via de circulação, durante mais de 64 anos pisaram a  gare da Estação, como então se dizia, os moradores de Tomar que pretendiam deslocar-se a Lisboa, ao norte ou até ao estrangeiro e, em sentido contrário, desembarcavam em Paialvo todos aqueles que, provenientes de fora, pretendiam ir a Tomar em negócios ou em visita, o turismo interno começava com a iniciativa dos grupos excursionistas.
Mas não eram só os habitantes de Tomar a usufruir da estação de Paialvo, parte da região hoje chamada do "Pinhal Interior", que incluía as vilas de Ferreira do Zêzere, Sertã, Vila de Rei, Oleiros, Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos, estava ligada através de trens e carroças de aluguer ao caminho de ferro localizado precisamente em Porto da Lage, onde se situava, como é sabido, a estação de Paialvo.
Mas relativamente a Tomar, a estação funcionava como a porta de entrada. Ali se deslocavam as figuras gradas da cidade,acompanhados muitas vezes das bandas de música e de foguetes, para receberem o rei , a  rainha , marqueses e todos os que justificavam uma recepção especial, até notáveis filhos da terra. Nos próximos posts vamos dar conta, com base em notícias que foram saindo na imprensa, de situações em que a gare da estação de Paialvo esteve em destaque devido a personagens que por lá foram passando.


Em 16 de Dezembro de 1894, a gare da Estação de Paialvo encheu-se literalmente de gente que dava vivas à Pátria, à Liberdade e à Comissão. A Philarmónica Nabantina tocou a Portugueza e muitas dezenas de foguetes foram lançados ao ar. Um verdadeiro delírio!


23.12.1894
                                                       

A Comissão dirigia-se ao Porto onde, naquele mesmo dia, no comício de protesto presidido pelo conde de Samodães, no teatro do Príncipe Real, José de Alpoim pede que se hasteie para todos uma única bandeira, a bandeira da Democracia, bandeira que não se confunda com o estandarte real, que seja a bandeira da pátria. 
Tratava-se de um Comício de protesto contra o encerramento das Cortes, o qual ocorrera a 28 de Novembro e assim permaneceria até Janeiro de 1895. Era patrocinado por republicanos e progressistas que se uniam desencadeando importantes comícios anti-governamentais. Na semana anterior ocorrera o de Lisboa, no Campo Pequeno.  


Comício de 9 de Dezembro de 1894 no Campo Pequeno, croquis de Roque Gameiro, publicado no jornal "O Século. "
                           


24 de fevereiro de 2016

Diagnósticos Médicos e Mães Gordas




24.10.1897


O aluno de Medicina a que esta notícia alude, é o futuro Dr.Cândido Madureira que dá hoje nome a uma rua de Tomar, a antiga Rua da Graça que eu sempre conheci oficialmente com o nome novo mas à qual sempre chamei, e chamo, pelo nome antigo.


Lembro-me muito bem do filho, o sr. António Madureira, homem de cavalos como o meu pai, e de um dos filhos deste, de alva branca, durante a minha adolescência, a cantar lindamente na Igreja de S.João Baptista, e vejo muitas vezes, agora, um dos bisnetos a apresentar notícias num canal de  televisão. Família conhecida, portanto.
E o conhecimento vem de longe. Sendo o meu pai muito pequeno, ainda nos anos vinte do século passado, muito frágil e magro, a mãe, preocupada, levou-o ao médico. Dizia minha avó que, por essa época, seria muito gorda o que, não tendo fotografias para ilustrar, custava muito a crer - a minha avó Maria José gorda???, mas enfim, se ela o dizia... Pois lá foi a minha avó anafadinha acompanhada do filho magrinho à consulta do sr. Dr. Cândido Madureira. Exposta a questão, o médico, que se mantivera entrementes  de braços traçados, displicentemente a ouvir, mirou a mãe da criança de cima abaixo e murmurou sarcástico:
- Pois, coma eu! Se sobra para pôr no prato do pequeno pouco importa!
E assim, com estas palavras, aquele futuro distinto médico tomarense traçou a sua fama na pedra da memória da honesta família tomarense a que eu pertenço. Que aqui deixa, através de mim, o seu testemunho. (MFM)

22 de fevereiro de 2016

João de Deus - 120 Anos da sua Morte

19.01.1896

João de Deus de Nogueira Ramos (1830-1896), mais conhecido por João de Deus, um eminente poeta lírico, considerado à época o primeiro do seu tempo, foi uma das figuras mais populares do último quartel do século XIX português, autêntico fenómeno de culto, alvo das maiores homenagens ainda em vida. Na sua morte assistiu-se "à maior manifestação de dor dada por um país inteiro à memória do seu mais ilustre filho", como refere a notícia acima.
Poeta romântico, as suas poesias são de um lirismo encantador, cheias de ritmo e de musicalidade. Quem não acha maravilhoso, e não sente,  na sua simplicidade e no seu significado  este Sempre?

Nem te vejo por entre a gelosia
Nunca no teu olhar o meu repousa
Nunca te posso ver, e todavia
Eu não vejo outra cousa!

João de Deus escreveu também lírica satírica de intervenção social e política. Eu sabia de cor, nos tempos de liceu  ...com que então caiu na asneira/ de fazer na quinta-feira/ vinte e seis anos, que tolo/, ainda se os desfizesse/,mas fazê-los não parece/de quem tem muito miolo/ etc

Na mesma linha humorística, é o seguinte:

Mal de Pés

Certo patrício nosso brasileiro,
Depois de ter corrido o mundo inteiro
Ao voltar de Paris desenganado
Dos médicos, que tinha consultado,
Achou-se num wagon com um inglês,
O desgraçado tinha mal de pés.
E a última palavra da ciência
Era ir vivendo e tendo paciência!
Mostrou-se o bife incomodado,
Fungando para um e outro lado…
Como quem busca o foco de infecção;
Diz-lhe o nosso infeliz compatriota,
A apontar-lhe com o dedo a bota
E exalando um suspiro de paixão:
– Eis a causa, senhor, eis o motivo!…
O que eu não sei é como ainda vivo!


Tenho gasto rios de dinheiro,
E sempre, sempre, sempre o mesmo cheiro!
E isto por ora vá!… mas alto dia
Quando aperta o calor… Virgem Maria!…
“E diga-me: em lavando os pés refina,
Ou sente algum alívio?”
– “Isso não sei,
Sei que tenho exaurido a medicina;
mas lavar é que nunca experimentei.”

Às vezes dá-se ao médico o dinheiro

Que se devia dar ao aguadeiro.

19 de fevereiro de 2016

O Piropo e o Comandante de Infantaria 11




Jornal A Verdade 7.09.1879

Pois, se calhar o sr. Comandante de Infantaria 11 não tomou as providências necessárias,ou se tomou não chegaram, ou então o senhor não chegava para as encomendas que eram muitas e duraram muitos anos ou, prontos, se calhar o senhor morreu ou assim,e por isso foi dada uma nova redacção ao artigo 170.º do Código Penal.
A sério, a geração de mulheres que agora mais se indigna, com aquilo a que chama piropo, mostrando-se agastadas ao ponto de cair no ridículo (e é fácil meninas, eles andem aí, para nos respeitarem no mundo deles temos sempre que valer MUIIIITO mais), pois dizia eu, essas mulheres desconhecem o que já lá vai!!!
Milhares de filhas e netas das raparigas da notícia de 1879 foram obrigadas a continuar a ouvir as bestialidades dos insultos saídos das bocas dos descendentes dos desgraçados soldados de então. Chamávamos-lhes "feijões verdes", à chusma  de soldados que,como os seus avós,aproveitavam o intervalo da suas preparações para a guerra, para se pespegarem lado a lado, em filas imensas, na ponte e nas grades à beira rio, e fazerem-se ouvir pelas miúdas que passavam sem adultos (no fundo eram umas crianças, o medo que eles, todos eles, tinham de outras calças ou de uma mãe anafada que lhes arregalasse os olhos!). Mas o pior, tanto como me dizem as minhas memórias de adolescente numa terra de província,  nem era "a tropa", submetida ao poder disciplinar e receosa de queixas. Não contando com os "trolhas", os mestres de sempre nesta arte das "chufas", havia a tropa fandanga da hora de almoço, os estudantes internos do colégio, os mais velhos que tinham ordem para sair e os alunos da escola industrial. O jeito de ladear as ruas era igual ao dos outros, mas sobrava nestes o atrevimento que a boçalidade e a policia militar impedia nos primeiros. Não sei se haveria grande diferença entre o comportamento destes "estudantes" de 1960/70 e o dos soldados de cem anos antes. O que não havia, de certeza, era um comandante de infantaria que os pusesse na ordem!
Felizmente, hoje tudo se modificou, apesar das meninas, e muito bem, ainda quererem mais. Quarenta anos chegaram para alterar hábitos de centenas! 
Continua a espantar-me a  forma extraordinária como este país se transformou! 
Mas nem tudo era mau e, quando a chusma se desligava, isto é, quando deixava de o ser e o "macho lusitano" não tinha outro ao lado para o apoiar nos dislates, as relações entre os sexos podiam até ser como a natureza manda, a sedução imperar e aí, com autorização ou sem ela , era bem-vindo o piropo quando do estilo deste aqui abaixo (MFM) 




10 de fevereiro de 2016

Quarta - Feira de Cinzas




Padre António Vieira

Duas coisas prega hoje a Igreja a todos os mortais, ambas grandes, ambas tristes, ambas temerosas, ambas certas. Mas uma de tal maneira certa e evidente, que não é necessário entendimento para crer; outra de tal maneira certa e dificultosa, que nenhum entendimento basta para a alcançar. Uma é presente, outra futura, mas a futura vêem-na os olhos, a presente não a alcança o entendimento. E que duas coisas enigmáticas são estas? Pulvis es, tu in pulverem reverteris: Sois pó, e em pó vos haveis de converter. Sois pó, é a presente; em pó vos haveis de converter, é a futura. 
...
........Comecemos de hoje em diante a viver como quereremos ter vivido na hora da morte. Vive assim como quiseras ter vivido quando morras. Oh! que consolação tão grande será então a nossa, se o fizermos assim! E pelo contrário, que esconsolação tão irremediável e tão desesperada, se nos deixarmos levar da corrente, quando nos acharmos onde ela nos leva! É possível que me condenei por minha culpa e por minha vontade, e conhecendo muito bem o que agora experimento sem nenhum remédio? É possível que por uma cegueira de que me não quis apartar, por um apetite que passou em um momento, hei de arder no inferno enquanto Deus for Deus? Cuidemos nisto, cristãos, cuidemos nisto. Em que cuidamos, e em que não cuidamos? Homens mortais, homens imortais, se todos os dias podemos morrer, se cada dia nos imos chegando mais à morte, e ela a nós, não se acabe com este dia a memória da morte. Resolução, resolução uma vez, que sem resolução nada se faz. E para que esta resolução dure e não seja como outras, tomemos cada dia uma hora em que cuidemos bem naquela hora. De vinte e quatro horas que tem o dia, por que se não dará uma hora à triste alma?
Esta é a melhor devoção e mais útil penitência, e mais agradável a Deus, que podeis fazer nesta quaresma. Tomar uma hora cada dia, em que só por só com Deus e connosco cuidemos na nossa morte e na nossa vida. E porque espero da vossa piedade e do vosso juízo que aceitareis este bom conselho, quero acabar deixando-vos quatro pontos de consideração para os quatro quartos desta hora. Primeiro: quanto tenho vivido? Segundo: como vivi? Terceiro: quanto posso viver? Quarto: como é bem que viva? Torno a dizer para que vos fique na memória: Quanto tenho vivido? Como vivi? Quanto posso viver? Como é bem que viva? Memento hom

6 de fevereiro de 2016

O Eterno Carnaval

Coisas que nunca mudam.
Mais de um século passado e, helas! continua o divertido Carnaval e uns milhões de criaturas anónimas e esforçadas a puxarem (leia-se sustentarem) pelo/o Orçamento.



Desenho publicado no jornal A Paródia, de Rafael Bordalo, 18 de Fevereiro de 1903

4 de fevereiro de 2016

Há 120 anos - Chaimite


Imagem da gravura retirada daqui

Em Dezembro de 1895, os portugueses terminavam em sucesso a chamada  Campanha de África  com a prisão de Gungunhana em Chaimite, Gaza, Moçambique. Quando, em Janeiro, a notícia se soube em Portugal o povo exultou, as  festas sucederam-se e Mouzinho de Albuquerque foi aclamado como verdadeiro herói.
Eis como se passaram os acontecimentos em Tomar:
5.01.189


Francisco Henriques Duarte, natural dos Calvinos
- Casais,segundo a imprensa tomarense dos anos 40 do 
sec.XX, tinha sido um antigo soldado de Mouzinho
 nas campanhas de África.



2.02.1896


  

6 de janeiro de 2016

Dia de Reis



...Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá,
de modo nenhum és a menor entre
as principais cidades da Judeia;
porque de ti vai sair o Príncipe
que há-de apascentar o meu povo de Israel.»
Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.» Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino,parou. Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho. (Evangelho segundo São Mateus)



Adoração dos Reis Magos (1501-1506) Vasco Fernandes, Francisco Henriques





Adoração dos Magos, 1828, Domingos Sequeira
Nota: Os quadros acima, da autoria de pintores portugueses notáveis, têm a particularidade de poderem vir a dar que falar. O segundo, de certeza, por ser objecto da louvável iniciativa, pouco habitual em Portugal, de promoção de uma campanha de recolha de fundos para a sua aquisição a um particular a fim de passar a fazer parte de espólio do MNAA; o primeiro, o ter a originalidade de representar o  "Rei Baltazar" na figura de um índio. Desconfio que  Lula da Silva desconhece a pintura (estou-me a referir a esta!)  mas temo que tenhamos que nos preparar para a eventualidade de  alguém, por esconsos motivos anti-lusitanos, o prevenir. Só estou a avisar! (MFM)

4 de janeiro de 2016

Amadurecer em Dezembro



Veio de Lisboa, no vaso onde o pequeno caroço se fez árvore. Em Porto da Lage já ultrapassa em altura, ameaçando-lhe o espaço, a companheira cerejeira, ora despida, e dá frutos, comíveis, pela segunda vez (a primeira foi em Maio último) - em Dezembro.




Fotografia de JJM tirada em 27-12-2015.


Isto há de querer dizer alguma coisa. As causas, tirando as estafadas e os culpados do costume(aquecimento global, constrangimentos fascisto-neoliberais do governo póstumo, banco de Portugal, caturrices condizentes com as vestimentas egípcias do presidente cessante, leviandades demagógicas do  presidente  próximo previsto, etc, etc.), estão, no momento, ainda envoltas nas brumas da surpresa. Estou certa que, num dia do ano que se inicia, exclamaremos quais Arquimedes - Eis a razão dela ter amarelecido!! E, quem sabe, não andaremos, ao pescoço, com qualquer - Je suis .... relacionado com o caso? Deus sabe.
Entretanto, vivamos 2016 o melhor que podermos, quisermos e nos deixarem! (MFM)


22 de dezembro de 2015

Bom Natal

O Natal é sobretudo memória. A memória do que foi ou deveria ter sido (quem nunca inventou passados?), de tempos calorosamente aconchegantes em que nós éramos o centro da ternura e reinava o prazer da antecipação! As sensações e sentimentos daquela noite, uma vez, mesmo há muito, vividas, apoderaram-se de nós, moldaram-nos a alma e voltam ano após ano, a fazer-nos reviver a alegria e expectativa de então, mesmo que já não haja razões para isso. Por isso o Natal pode ter tanto de felicidade como de dor. Felizes aqueles de nós em quem a memória dos Natais de antanho tem eco no Natal presente. Não consigo imaginar nada mais triste do que o contrário.
 Como era (é) pagã a Consoada da nossa infância! São os sentidos que no la trazem de volta: o cheiro da malha do casaco da  avó quando nos esborrachava contra si, a abóbora doce a derreter-se na boca, proveniente do pastel da massa do coscorão, a macieza da toalha de mesa de ver a Deus! Apenas os olhos e os ouvidos retiveram pouca coisa, muitas vozes, a falarem ao mesmo tempo, envoltas em mais luz que o habitual. E como permanece ainda tão vivo aquele sentimento omnipresente em toda a época, especialmente naquela noite das noites: a ansiedade da espera, a impaciência pela lenta passagem das horas que impedia a chegada do grande momento.
Que a magia natalícia não seja só nostalgia, é o que eu desejo a todos os que fizeram o favor de me acompanhar durante este ano. Que o vosso Natal presente seja cheio de harmonia e esperança. (MFM)

E,até um dia destes....
Bom ano de 2016!

Noite de Natal










Esperando o Natal


Manhã de Natal

Imagens: Reproduções de aguarelas de Carl Larsson (1853 – 1919

1 de dezembro de 2015

Festejando o Primeiro de Dezembro (há cem anos)


Mais um exemplo de como os factos (aqui históricos) deixam de ser aquela coisa objectiva que supostamente são para estarem ao serviço de freguês do momento. Em baixo, o fervor da exaltação do "Aniversário da nossa independência" pela República Velha, a da carbonária e da formiga branca. Hoje, os intitulados herdeiros desta facção pouco ligam à data, senão desprezam, "estas práticas nacionalistas e patrioteiras" e são os sucessores dos que se  bandearam com a corte espanhola que, agora a comemoram. Assim correm os tempos. Mas eu, pobre inocente que venho e sou do povo, ainda vou acreditando que este "torrão querido" é para preservar e que, mesmo tendo perdido (se é que alguma vez a tivemos) a pureza da nossa alma heróica, há-de continuar a ser uma Pátria, a minha Pátria. (MFM)


1-12-1915

2 de novembro de 2015

Reflexão em Dia dos Fiéis Defuntos - O Contrato

.....

Trinco da porta caindo
Sobre a partida de alguém...
Oh, quantos vão e não voltam?!
São os que a morte lá tem!

António Sardinha (1888-1925)


Constantin Brancusi, O beijo, 1909
Eu, que só entendo que as coisas se alterem se for para melhor, e que por isso me dizem ser conservadora (o que em Portugal não é bem visto e faz com que os meus próximos temam pela minha reputação), tenho-me interrogado sobre recentes hábitos dos meus contemporâneos. 
Um deles, assunto muito sério e melindroso, é a crescente cavalgada para a cremação dos corpos. O que leva cada vez mais pessoas a tomarem essa decisão? Conheci uma jovem mãe de família que, prestes a deixar-nos, escolheu ser cremada e não ter funeral – porque sabia que o marido e os miúdos não iam aguentar todo aquele cerimonial e, mais, seria um peso para eles saberem que tinham uma campa para cuidar. E assim foi, o corpo foi entregue à agência funerária mal o hospital o libertou e nunca mais houve rastos dele. A presença física da morte foi afastada, desconheço, acho que ninguém saberá dizer, de que forma esta circunstância alterou, ou não, a dor da ausência. 
Penso que a resposta, pelo menos uma delas, para a minha interrogação, estará na decisão desta minha querida amiga: afastar o sofrimento, o sacrifício, o que incomoda, daqueles que amamos. Na única situação da nossa existência em que é impossível intervirmos, expulsamos os vestígios da dor, na tentativa de fingirmos que a partida definitiva não aconteceu. Não nos confrontarmos com o cadáver e depois, com os restos mortais que sabemos enterrados num local determinado, traduz, quanto a mim, o medo imenso que a gente dos nossos dias tem, e que os nossos antepassados desconheciam, de nos depararmos com o inevitável: a nossa condição de mortais.
Os nossos avós, que sofriam e se sacrificavam muitíssimo mais do que nós pois a vida era mais dura em todos os aspectos, aceitavam a dor como parte dela, e, dentro daquela, a dor maior - a da morte. Não acredito que sofressem menos ao perder alguém, a diferença consistia em não repudiarem esse sofrimento.Conheciam também, e esta será outra resposta à minha pergunta inicial,o seu papel no ciclo da vida, certamente por estavam mais próximos da natureza. Tinham verdadeira consciência da sua dependência da terra, o que hoje é impensável e ignorado. Esquecemos que a terra é a nossa dimensão, que a pisamos todos os dias, que nela nos transportamos, nela respiramos, dela nos alimentamos.  Estes antigos versos das planícies alentejanas, nascidos da terra prenhe do pão que matava a fome, mostram a inter-dependência dos nossos antepassados  com a terra-mãe que nos alimenta em vida e à qual alimentamos em morrendo.

Eu sou devedor à terra
A terra me está devendo
A terra paga-me em vida
Eu pago à terra em morrendo

Um testemunho belíssimo da consciencialização do contrato entre o Homem e a Natureza. Que eu consigo entender, o resto não. (MFM)




24 de outubro de 2015

Quero Um Cavalo de Várias Cores

Para o meu P., elegante e garboso do alto da sua montada exibindo, com o belo sorriso desdentado dos sete anos que completa hoje, que não precisa de se agarrar a uma "estrelinha no céu",como recomendava o seu bisavô Z.M., para se manter firme e solto no seu galope, pois já é um grande cavaleiro. Que Deus permita, meu querido, que o teu caminho seja aquele que a tua fantasia e o teu coração bondoso prevêem. (MFM)


Esboço de Leonardo da Vinci
Quero um cavalo de várias cores,
Quero-o depressa, que vou partir.
Esperam-me prados com tantas flores,
Que só cavalos de várias cores
Podem servir.

Quero uma sela feita de restos
Dalguma nuvem que ande no céu.
Quero-a evasiva - nimbos e cerros -
Sobre os valados, sobre os aterros,
Que o mundo é meu.

Quero que as rédeas façam prodígios:
Voa, cavalo, galopa mais,
Trepa às camadas do céu sem fundo,
Rumo àquele ponto, exterior ao mundo,
Para onde tendem as catedrais.

Deixem que eu parta, agora, já,
Antes que murchem todas as flores.
Tenho a loucura, sei o caminho,
Mas como posso partir sozinho
Sem um cavalo de várias cores? 
  Reinaldo Ferreira (1922,1959)

19 de outubro de 2015

Feira de Santa Iria


Começou por estes dias a Feira de Santa Iria em Tomar*. Velhinha de muitos anos, se calhar muitos mais que os oficiais pois estas feiras são, geralmente, de origem medieval e imagino que, com este ou outro nome, haveria feira em Tomar desde a sua existência como burgo. As feiras anuais,  locais de encontro e de troca de mercadorias, associadas quase sempre a festas religiosas, tiveram  importância económica inquestionável como espaço de livre comércio de mercadores de terras distantes (quase sempre itinerantes que percorriam distâncias difíceis de imaginar por caminhos ainda mais inimagináveis nos dias de hoje) e de escoamento de produtos agrícolas excedentes, dos termos das vilas. O caso de Tomar é exemplar desta situação, precisamente pela época do ano em que se realiza  pois "na feira" se vendiam os produtos agrícolas típicos da região acabados de colher e de preparar, os frutos secos, noz, amêndoa e figos, ao mesmo tempo que se compravam os utensílios em uso na agricultura mas produzidos pela industria,  as enxadas e outras alfaias, as longas varas de "varejar" as oliveiras, vindas de locais longínquos, e as mantas "da azeitona", tudo destinado a preparar a grande safra da região que se seguia imediatamente à feira - a produção de azeite. 
E como sempre na vida, à responsabilidade das obrigações se associa "a das devoções", também na feira, para além do negócio, se verificaria a alegria e a folia.  Embora na nossa fantasia persistam os malabarismos e acrobacias dos saltimbancos medievais como os eternos entretenimentos das feiras, estes terão variado de acordo com o uso das épocas, pelo que, nos finais de XIX, se podia apreciar o circo gymnastico, mais o artista japonez que fazia prodígios na corda suspensa e a sempre presente touradaentre outros. 
Na minha memória da feira que vem dos finais dos anos sessenta do século XX, dominam os divertimentos com maior ou menor tecnologia e sofisticação, desde os simples carroceis às arrepiantes montanhas russas, sempre com os "carrinhos de choque" presentes, as farturas e as intragáveis bolas de açúcar cor-de-rosa que eu tinha anualmente de recordar que detestava, recebendo anualmente a resposta, absolutamente infundada - mas o ano passado adoraste! Digamos que as minhas lembranças da feira são ... sufocantes. Associo sempre "a feira" a muito calor e uma necessidade indescritível de sombra e de beber muita água! Há bem mais de quarenta anos arrastávamos-nos, eu e a minha irmã, pelos passeios infindáveis com mãe, tias e primas "pelas barracas", de belos casacos compridos assertoados com luminosos botões, debaixo de um sol radioso que os reflectia e de um calor de Agosto que nos fazia estufar debaixo de tanta lã, pois estreava-se invariavelmente uma roupita nova pela feira, sempre própria para o Inverno que aí vinha, pois então!?, não importando nada se o Verão se tinha ou não já recolhido.
Nos documentos que, como vem sendo hábito, vamos buscar à Memória Digital de Tomar, para nos ajudarem a entender como em épocas atrás se viam acontecimentos que ainda hoje vivemos, podemos observar como, desde a morte anunciada do "orgulho dos nossos avós" em  1937 até à "fénix temporariamente a ressurgir" vinte anos depois, era "a feira" nos finais de XIX, nas noticias da qual se denota uma imensa preocupação, como se diria agora, seguritária. Veja-se as referências "às ocorrências dignas de menção" ou "criminais de importância" que incluem sempre os meliantes, até com os respectivos nomes,  habitualmente postos "à sombra" nestes dias. Seria ainda uma herança medieval de quando se interrompiam guerras para que as feiras decorressem em segurança e os mercadores se deslocassem em paz? (MFM)









24-10-86
28.09.1890

19-10-90












20.09.1891

23.10.1892

30.09.1894



25.10.1896



24.10.1897

18.10.1937


16-10-1955





20.10.1957


Algo que não havia no meu tempo - a evocação do martírio da Santa com o lançamento de pétalas ao rio.
É bonito e tocante. Mas é novo ou foi recreado de acontecimentos já esquecidos pelos nossos avós?


* Há pelo menos mais uma Feira de Santa Iria a decorrer agora em Faro.