Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

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8 de abril de 2016

Adães Bermudes, mais excursionistas e sempre Paialvo


A tipologia geral das escolas Adães Bermudes.

Adães Bermudes  (1864-1948) foi um arquitecto neo-romântico, divulgador da arte nova em Portugal, vencedor do prémio Valmor, autor de muitos edifícios das chamada Avenidas Novas e de outros distribuídos por Lisboa e pelo país, co-autor do Monumento ao Marquês de Pombal em Lisboa, etc. Porém, é hoje em dia lembrado por o seu nome estar ligado à tipologia de escolas primárias projectadas nos finais de oitocentos. Em Tomar existiu uma destas escolas, a da Várzea-Grande, aquela onde durante décadas as crianças de todo o concelho iam fazer o velho exame da 4.ª classe. Foi demolida nos anos oitenta do sec.XX. Desconheço os motivos que levaram a edilidade tomarense a tomar esta decisão, hoje em dia estes edifícios são as meninas dos olhos das localidades que os possuem. Teria talvez, já um bocado fora de tempo, a “embirração” do escritor Fialho de Almeida que, quando morreu em 1911, deixou em testamento dinheiro para a construção de uma escola com a condição de não ser em "estilo Bermudes”.(MFM)


29.12.1895





14 08 1898


Fotografia da Várzea Grande de 1934 (parada de bombeiros) , onde se pode ver a antiga Escola Primária de tipologia Adães Bermudes. As fotografias abaixo são de autoria desconhecida e não se encontravam datadas.











O interior de uma sala de aula. Um festival de luz.
                                                           

6 de abril de 2016

Cipriano Martins



A Escola de Desenho Industrial Jacome Raton foi criada em Tomar em 1884 juntamente com mais outras sete em todo o país.



14.12.1884
19.10.1884
                                                   


26.07.1885


                       
9.11.1890

                                                     
                                                                                                 
Foi seu primeiro director outro pintor do Grupo do Leão José Joaquim Cipriano Martins (1841-1888) um paisagista, mas sobretudo retratista, que viveu em Tomar e se inspirou na paisagem tomarense para realizar algumas das suas obras.


Capela Real de S.João BaptistaJosé Joaquim Cipriano Martins, 1886
                                                           


13.12.1885





















4 de abril de 2016

Manuel Henrique Pinto

                                                       

Manuel Henrique Pinto (1853-1912) foi também um pintor naturalista, integrante do Grupo do Leão e grande amigo de Malhoa. A sua ligação a Tomar deve-se ao facto de, entre 1888 e 1911, ter sido director da Escola Industrial Jacome Raton. Alguns dos seus quadros retratam conhecidas paisagens urbanas da cidade.
Como sempre, especulamos quando dizemos que este pintor foi, como outros, e neste caso acompanhado pelos seus quadros, um passageiro da Estação de Paialvo. Mas este postal de aniversário ,que o seu amigo Malhoa lhe enviou, de certeza que passou por aqui. 


14.04.1895



















Desenho de pormenor da Janela da Sala do Capitulo, 1901







1 de abril de 2016

Malhoa

                         

A passagem do comboio, José Malhoa,1896 .
Teria sido em Porto da Lage, quando chegou para se dirigir a Figueiró dos Vinhos,ou quando de lá vinha e apanhou o comboio na estação de  Paialvo, para voltar para Lisboa,que o pintor se inspirou para esta obra?

José Malhoa (1855-1933) é pintor residente deste blog, ele e mais outros pintores naturalistas portugueses seus contemporâneos ou mesmo alunos. As suas cenas de género e de costumes, o país rural de fins de oitocentos e do princípio do SEC.XX (que não terá diferido muito do Portugal que conhecemos há cinquenta anos), que tão bem retrata, ilustram bem, acho eu, os textos que por aqui temos mostrado. As suas figuras de gente simples cheia de sentimento e humanidade, sempre envolvida na cor e na luz de Portugal, sensibilizam-me muito.
Mas, além da paisagem e do quotidiano do homem do campo, Malhoa pintou retratos da aristocracia, nus e aventurou-se no bas- fond urbano, retratando, em cores mais fortes e sem sol, os Bêbados e o famosíssimo Fado. "o mais português dos quadros a óleo" como lhe chama a letra do fado propriamente dito que o imortalizou e ao autor. Sobre aquele vale a pena, pelo pitoresco, conhecer os modelos Amâncio e Adelaide da Facada e a forma como foram protagonizando o retrato final.
Ainda em vida, Malhoa conheceu a glorificação do seu trabalho, foi homenageado pelo poder, considerado pela crítica em 1907 como o «mais nacional de todos os pintores portugueses», sendo, simultaneamente admirado pelo público em geral e extremamente popular. Conta-se que, depois do 5 de Outubro, quando republicanos empedernidos se preparavam para esfaquear a tela com o príncipe Luís Filipe exposta na Liga Naval, um popular se atravessou – Aqui ninguém toca, é um quadro do Malhoa!
O seu caminho estético não acompanhou o dos seus contemporâneos internacionais, dizem uns que por não ter podido estudar em Paris, para onde, por duas vezes, lhe foi negada uma bolsa. Mas a maioria da critica considera que pintava assim porque queria, numa época apaixonada por valores abstratos, ele foi, serenamente, um concreto valorizador*, diz dele José- Augusto França. Uma vez tentou aproximar-se dos Impressionistas com o Outono, mas parece que foi só para mostrar que o sabia fazer, não continuou. Não deixou, no entanto, de ser ele próprio um percursor nos anos 1880, integrando o Grupo do Leão, tornando mais agressivo o naturalismo, afastando-o do romantismo, mas sempre à sua maneira sem classificações, apesar de ser considerado o "pintor das gentes portuguesas" nunca lhe chamaram pintor "nacionalista", nenhuma ideologia se sobrepôs à criação de Malhoa: ele amava a sua terra e a sua gente, e pintava-a por isso mesmo*, conclui José- Augusto França.
Na década de 80 do SEC.XIX adquire uma casa em Figueiró dos Vinhos, virá, talvez, daí a sua ligação a Tomar e, de passagem, a obrigatoriedade de conhecer a Estação de Paialvo. Entendamos, portanto, que o grande Malhoa se apeou e subiu, durante mais de trinta anos, na nossa gare e calcorreou, igual número de vezes, de chars –à-bancs ou de carruagem a velhinha estrada, esburacada e desconfortável, Paialvo -Tomar seguindo ainda, depois, para o seu Casulo. (MFM)



8.10.1893
                                                                 

15.07.1928

Outono, José Malhoa 1918
*FRANÇA, José-Augusto, 1990, A Arte em Portugal no Século XIX, vol. II, pag.297, Lisboa, Bertrand Editora

29 de março de 2016

Ilídio Mota Teixeira (1930-2016)


Eu tenho a fantasia de imaginar os homens como as árvores e por isso acreditar que a inteireza e a verticalidade dependem da estrutura do tronco, sim, mas que este, por si, rebenta com a ajuda do carácter das raízes. Tenho assim a tendência para arrumar as gentes (ia a dizer classificar mas pode confundir-se com ordenar e não é essa a minha intenção) de acordo com a importância que dá às origens. Há quem não lhes ligue nenhuma, quem viva tão ávido de “folhas, flores e frutos” que nem chega a ter raízes superficiais, está tão ao sabor do vento que corre o risco não de viver desenraizado mas desenterrado. Também existe o oposto, quem só viva à custa e pelas raízes, mas esses são grandes tubérculos, batatonas imensas cheias de vaidade, condenadas a vaguear sem a claridade que presenteia as árvores desta vida. E há outros, que vivem fazendo gosto em carregar consigo o berço, seja ele de que matéria for tecido, e transmiti-lo, à família e até a outros, sem que nada a isso os obrigue, só porque sim, porque são árvores altas e frondosas e a sua sombra todos acolhe. É o caso de Ilídio. Ele teve a generosidade de partilhar o que a sua memória trouxe de menino mais o que outros antes dele lhe contaram, e que a sua sensibilidade e inteligência souberam reproduzir. Tive a sorte de beneficiar dessa nobreza de alma.  A minha eterna gratidão. Graças a ele conheci alguma história e reflexões sobre a história de Porto da Lage, aquilo a que chamou lembranças e conjecturas a "pequena história" desta localidade na primeira metade do sec. XX, os seus tipos   trágicos e cómicos que mais do que uma geração conheceu, os dramas  locais e os  grandes acontecimentos, os pontos de encontro diversão, com o grémio à cabeça, e a grande marca da terra, a família,  as características especiais  dos tios , de primos e de primas. De tudo nos falou Ilídio Mota Teixeira, nos posts publicados com a colaboração de sua filha  no ano de 2013, com graça, talento e um  amor visível pela terra que o viu nascer. Guarda desta forma, este blog, as marcas de alguém que passou por nós cumprindo a missão de perseverar e transmitir heranças. Saibamos nós honrar a sua confiança legando-as a outros. (MFM)



Ilídio Mota Teixeira com a idade de 22 anos na colina da Ermida de Sta. Margarida

Ilídio Mota Teixeira nasceu em Porto da Lage em 8 de Novembro de 1930, sexto e penúltimo filho do casal  Luís Pereira Teixeira e Ana Rosa Mota. A irmã Doce recorda-o como uma criança alegre, grande caçador de grilos que trazia para casa em quantidades apreciáveis, dentro do boné. Era também um cavaleiro apaixonado, tendo chegado a ir até Ferreira do Zêzere montado numa égua propriedade da sua casa. Depois da  primária em Porto da Lage, na escola sua vizinha de rua, fez o Liceu na cidade do Porto, localidade onde exerceu toda a sua actividade profissional na empresa familiar da qual era sócio, onde viveu o resto da sua vida, tendo-se apenas afastado para cumprir o serviço militar em Tavira e Tomar. Faleceu, igualmente no Porto, no passado dia 23 de Março.Deixa duas filhas e uma neta.

Nota: Fotografia e dados biográficos fornecidos pela irmã, Dulcinda Mota Teixeira.

23 de março de 2016

Volta de Novo à Terra



Pablo Picasso -1930



A Jesus Crucificado


Volta de novo à Terra,
Alvo e manso Cordeiro,
Vem resgatar os homens
De pecados sem fim.

O preço do resgate
Só o teu corpo e o teu sangue
O poderão pagar.

Nesta hora de fé,
Eu te prometo e juro
Que hás-de tornar a ser
Por nós crucificado.

Ao cimo do Calvário,
Maria nossa Mãe,
A açucena da Terra
E o arco-íris do Céu,
Há-de estar a teu lado.

E o azul do seu manto,
Ao pé de ti, será
O luar reflectido
Sobre o esplendor do Sol.

Américo Durão (1893 -1969)

20 de março de 2016

Primavera





Primavera ,Veloso Salgado (1864-1945)


Provincianas

Olá! Bons dias! Em Março,
Que mocetona e que jovem
A terra! Que amor esparso
Corre os trigos, que se movem
Às vagas dum verde garço!

Como amanhece! Que meigas
As horas antes de almoço!
Fartam-se as vacas nas veigas
E um pasto orvalhado e moço
Produz as novas manteigas.

Toda a paisagem se doura;
Tímida ainda, que fresca!
Bela mulher, sim senhora,
Nesta manhã pitoresca,
Primaveril, criadora!

Bom sol! As sebes de encosto
Dão madressilvas cheirosas
Que entontecem como um mosto.
Floridas, às espinhosas
Subiu-lhes o sangue ao rosto.

Cresce o relevo dos montes,
Como seios ofegantes;
Murmuram como umas fontes
Os rios que dias antes
Bramiam galgando pontes.

E os campos, milhas e milhas,
Com povos de espaço a espaço,
Fazem-se às mil maravilhas;
Dir-se-ia o mar de sargaço
Glauco, ondulante, com ilhas!

Pois bem. O Inverno deixou-nos.
É certo. E os grãos e as sementes
Que ficam doutros Outonos
Acordam hoje frementes
Depois duns poucos de sonos.

....................................


Cesário Verde





18 de março de 2016

Excursionistas de Passagem por Paialvo

Em 2 de Abril de 1897 o Periódico Branco e Negro dedicava na sua secção Viagens no Paiz sete páginas a Tomar que começavam assim:


                                           

 e terminavam desta maneira:


                                            


A viagem em comboio expresso à pitoresca e histórica cidade de Tomar seria, pouco mais ou menos,como o descrito abaixo na imprensa tomarense.


O Coreto onde a Banda do Regimento de Infantaria 11 tocou e alguns dos monumentos que os excursionistas terão visitado, em baixo (página do  Branco e Negro )












11.04.1897


18.04.1897

16 de março de 2016

Cardeal e Governador Civil em Paialvo - Festa em Santa Maria dos Olivais


A igreja de Santa Maria dos Olivais nos finais do sec. XIX

Já aqui tínhamos visto que a Igreja de Santa Maria dos Olivais ameaçava ruína quando em 1895  fora visitada por uma  Comissão dos Monumentos Nacionais, composta por  Gabriel Pereira, Ramalho Ortigão e Júlio Mardel, a qual se comprometera a diligenciar os seus arranjos. 
E assim aconteceu, como as notícias abaixo revelam.
Nesta conformidade,  numa madrugada (que desconchavo de horários de comboios, santo Deus) de um domingo de Maio, lá se encontraram na nossa Estação de Paialvo sua Eminência o sr. Cardeal Patriarca e o sr. Governador Civil (note-se que, na notícia, nem a ordem de apresentação das duas individualidades é esta, sendo a contrária,  nem se prima pelo uso de maiúsculas - o que significa que até a redacção e a grafia variam conforme a importância que se vai dando, no tempo, aos personagens; na época o clero era coisa de somenos face ao poder civil, situação que teve altos e baixos,como sabemos, ao longo destes cem anos decorridos. Actualmente, atendendo ao lugar ocupado pelos políticos na graduação social, tudo lhes passa à frente,coitados!).
Pois lá foram estes dois dignatarios, que vinham a Tomar proceder à inauguração da igreja renovadarecebidos na gare pela câmara municipal, administrador do concelho, alguns eclesiásticos e muitos cavalheiros, enquanto a filarmónica de Paialvo os saudava com o Hino da Carta e subiam ao ar muitos foguetes. Nada de novo até aqui.
Também pressentimos o costume quando lemos que a Filarmónica Tomarense os recebe à entrada da cidade. Confere. Porém, a coisa começa a descondizer  quando vemos que aquela acompanha o sr. Cardeal Patriarca até à residência do sr. Padre José Martins da Silva Conceição, onde ficou hospedado. Sem mais. Só!? Então e o resto, e a minha marche aux flambaux? A padralhada, como então se dizia, não tinha direito a um cortejosinho "todo iluminado"? E não é que não tinha mesmo!! Então não querem saber que depois de arrumarem o pobre do cardeal e mais o padre seu anfitrião, em casa deste,  desatinam no tal "delírio" de que já temos conhecimento, pelas ruas habituais, até ao hotel onde a outra filarmónica, a Nabantina, toca o  hino e se seguem as girândolas e tal e tal!?
Mas estou quase esclarecida. Aqui há dias eu pedia ajuda para compreender esta intrigante e radiante marcha nocturna. Apesar das achegas, que agradeço, não cheguei lá. Parece-me, agora, que a alegre marcha assentava em muito cozinhado  com avental onde não costumava caber o clero, pelo menos o institucional. O que, pensando bem, até se compreende em terra de Templários. A propósito, tenho também que agradecer ao meu irmão J.J., quando me dizia que isto era um exemplo de como os tomarenses mantinham o gosto por marchar à luz de archotes. Pois fazem bem, até talvez representem a pureza original do que quer que seja. Mas sem Filarmónicas, nem vivas, nem damas à janela? Com todo o respeito, uma sensaboria! Prefiro as minhas, "as legítimas" de finais de oitocentos, quero lá saber se andavam ou não a desfilar com esquadros e compassos debaixo do braço.  (MFM)

4.04.1897



23.05.1897

14 de março de 2016

5.º Congresso Internacional da Imprensa, Porto da Lage e Discurso em Francês



Em Setembro de 1898 realizou-se em Lisboa o 5.º Congresso Internacional da Imprensa.  Acontecimento importante descrito, durante os dias do ocorrido no   Diário Ilustrado e,  no mês seguinte, no periódico O Occidente  

Dentro do programa das festas que esperava os congressistas constava uma excursão a Tomar, conseguida graças aos bons ofícios de Vieira Guimarães,  que incluía um almoço no Claustro dos Filipes no Convento de Cristo e uma visita à Fábrica de Fiação.
E assim, de acordo com o previsto, no dia 30 de Setembro lá chegaram os distintos convidados à estação de Paialvo, onde a Câmara Municipal de Tomar, na pessoa do seu presidente J.Torres Pinheiro, lhes deu as boas vindas, pronunciando em francês, as seguintes palavras (1):


Mesdames, Messieurs:
- La municipalité de Thomar vient, au nom des habitants de ce departement, 

vous souhaiter la bienvenue et vous exprimer sa gratitude pour la distinction 
dont vous l'honorez par vôtre visite.
- Thomar, la gracieuse riveraine du Nabão, ne peut pas vous offrir la brillante

et solennelle reception que vous meritez, ni les raffinements de luxe aux quels
vous êtes habitués; mais dans le modeste accueil qu'elle vous fait, elle désire 
et s'éfforcera  de vous montrer les sentiments hospitaliers, qui sont le blason 
de  cette ville si visitée dans ces derniers temps et que sont également la 
gloire de tout le peuple portugais, peuple chevalier et genereux par tradition
 et par tempérament.
- Vous admirerez ici des monuments anciens et modernes, qui sont des 
merveilles d'art et de travail. Dans les premiers, réliques d'un glorieux passé,
 dans leurs admirables scultures, dans les dentelles de pierre noircie par une 
existence séculaire, vous retrouverez écrits quelques uns des événements les
 plus importants de l'histoire du Portugal; dans les derniers, oeuvres du 
progrés et de la civilisation moderne, vous aprecierez tous les 
perfectionnements de l'industrie nationale: et à côté de ces monuments, 
que Thomar est fiére de posséder, vous admirerez combien la Nature a été 
prodigue pour ce doux coin de paysage nabantin, qui enchante tous ceux 
qui le contemplent. 
- Mesdames, Messieurs, vous étes les personifications lumineuses de la 
science, de la civilisation et du progrés ; vous représentez la presse du 
monde entier; allez donc dire à vos compatriotes, que vous avez trouvé 
dans cette petite ville de l'Extremadure portugaise, des personnes qui savent 
admirer, aimer et respecter ceux qui étudient et qui travaillent. Et si vous le 
faites et certainement vous le ferez, Thomar sera satisfaite, comme elle 
espere que vous le serez de la visite dont vous l'honorez.



O distinto presidente da Câmara Municipal
autor e leitor do discurso - João Torres Pinheiro



A Fábrica de Fiação (ilustração da época) que os congressistas tiveram ocasião de visitar, assim como ao Convento de 
Cristo, abaixo em gravura também da época.





Anteriormente, a imprensa tomarense anunciara  a forma como a notícia do futuro acontecimento fora celebrada (leiam, apesar de já não ser uma surpresa para nós, testemunhas presenciais que nos estamos a tornar com a experiência) e intimara, isso mesmo intimara veementemente, os politiqueiros tomarenses a esquecerem dissenções internas e questiúnculas ridículas, primeiro para não irritarem o S.Pedro (um dia com chuva não deixaria, com certeza, de ofuscar os festejos preparados) e depois porque, prontos, era feio portarem-se mal, brigarem, dizerem mal uns dos outros à frente de estranhos. Aquela gente era inqualificável, uns selvagens, não tinham maneiras, vejam como eram capazes de aproveitar a presença de terceiros para expor as guerras intestinas, enfim, coisas de antigamente, agora não se vê nada assim!! Nos nossos dias imperam, entre quem nos representa, os valores democráticos, as forças antagónicas respeitam-se e cumprimentam quem ganha, não há ressentimentos nem quem faça "ridículas cenas de opereta" muito estúpidas e malcriadas face a actos institucionais fundadores da democracia, como a tomada de posse de um presidente eleito pelos portugueses, só para mostrar que existe. Pois, volto a dizer, coisas de antigamente!
 Infelizmente a Memória Digital não tem publicações a partir desta data, de modo que ficamos sem saber os detalhes da honrosa visita e se, no fim, os tomarenses se portaram bem ou mal.(MFM)



28.08.1898





28.08.1898


4.09.1898



4.09.1898

(1) J. Torres Pinheiro, Quatorze anos da Administração Municipal, pgs. 65 a 67, 1920, Typografia Castro Irmão, Lisboa

10 de março de 2016

Regozijo - Fim da Revolta no Brasil -10 de Março




18.03.1894

Não fora eu andar entretida a escarafunchar quem entrava e saía pela Estação de Paialvo no período áureo desta, e nunca saberia da existência do sr. José Pereira Prista Sobrinho e seu estimado irmão os quais, devido à extremada amizade de ambos e ao regosijo do primeiro por via do segundo, me deram a conhecer, a mim e a alguns leitores do blog (outros sabem tudo), uma dissensão ocorrida nos finais de XIX entre os nossos irmãos brasileiros. Tratou-se da Revolta da Armada que, felizmente para a família do sr. José Pereira Prista Sobrinho, para os oficiais sublevados não tanto, levou à rendição destes últimos em 10 de Março de 1894.
Ora esta ocorrência, embora importante, não aparece aqui porque a boa nova tenha aparecido em Tomar através do Caminho de Ferro (embora depois, penso eu, os jornais com a descrição de todos os pormenores, tenham chegado, através do comboio correio a Porto da Lage) pois, como vemos, a notícia chegou por telegrama. O telégrafo é, em Portugal, anterior ao comboio e a estação de Tomar foi das primeiras do país, ficando localizada numa elevação que se passou precisamente a chamar o Telégrafo, perto das actuais Algarvias. Voltando ao que estava a dizer, o que me impressionou nesta notícia foi a facilidade com que qualquer cidadão (embora eu suspeite que o sr. José Pereira Prista Sobrinho não fosse um cidadão qualquer), para festejar um acontecimento pessoal, pusesse a banda (a mandasse saír) a tocar e os foguetes a troar para gáudio da população em geral (rimou mas ficou bem, veio a propósito). O que me parece é que a burguesia endinheirada do sec. XIX era mais amiga de partilhar as suas alegrias com a populaça do que a actual! Nascia o herdeiro, formava-se o sobrinho, acabava a escaramuça lá na terra do mano, banda na rua, girândolas no ar, festa para todos.
Olha se agora fosse assim? Como não conheço os tomarenses ricos, façamos o exercício com os nacionais. Nasce um neto ao sr. Américo Amorim. Quem o sabe? As revistas cor-de-rosa que dão conta dos festejos do baptizado na igreja tal, no restaurante não-sei-quantos já o caso está requentado. Ora assim muito obrigada, mandou ele desfilar a Madonna e a Lady Gaga e afins pela Avenida da Liberdade, cantando a celebrar o evento para regosijo das gentes? Não mandou! E o Cristiano que até já foi povo e tudo? Por acaso oferece concertos do Tony Carreira quando festeja o emagrecimento de manas e mãe? E a sôdona Isabel dos Santos, comemorou a vitória do papá sobre o golpe de estado daqueles rapazes em que um ficou cheio de fastio durante algum tempo o que até o ajudou porque ficou um top model, dando um mega-concerto na cidade do Porto, que é casa da família, com os óculos do sr. Abrunhosa que andam por aí a chamar pela mãe, coisa que deixa o povo comovido? Ah pois não! 
O quê, a populaça esclarecida não ia reagir bem?! Pois, é capaz, o povo, ingrato, quando pensa só se prejudica. 
O que lhe vale é que o poder, o legítimo, o instituído, lhe continua a fornecer a música que gosta. 
E agora até temos um presidente que, além do mais, nos oferece cantorias para todos os gostos (acho que se diz transversais), viram ontem - que indomável inquietação? tão querido! (sem ironia, eu gosto dele, Deus Nosso Senhor lhe conserve aquele jeito,e a nós também, Amen) (MFM)



A Revolta da Armada foi uma rebelião iniciada por algumas unidades da
  Marinha do Brasil contra o governo do presidente da república marechal
Floriano Peixoto (1839 - 1895) (na foto)




9 de março de 2016

9 de Março - Grande Guerra -100 Anos


A 9 de Março de 1916 Alemanha declara oficialmente  guerra a Portugal depois do Estado Português, a pedido da Grâ-Bretanha, ter dado ordens de apresamento de todos os navios alemães e austro-húngaros que estavam ancorados na costa portuguesa.
Nesta sequência o Corpo Expedicionário Português será enviado para a  2ª fase da 1ª Guerra Mundial em 1917. Responde assim afirmativamente à nossa velha aliada Britânica e à necessidade de Afonso Costa afirmar o seu poder político tanto em relação à oposição interna republicana como às forças monárquicas no exílio. O pretexto foi defender as colónias de uma possível penetração militar alemã, embora ali o conflito já durasse desde 1914, tendo sido já para lá enviados reforços militares. Um exercito de homens mal equipados, mal preparados e pouco motivados é então lançado na fase mais mortífera da guerra e um terço fica para sempre nos Campos da Flandres; registaram-se cerca de 10 000 baixas e um número elevadíssimo de feridos e doentes (mutilados, gaseados e tuberculosos). 



 "em 2 de Fevereiro de 1920 foi recebida da 5.º repartição da Direcção Geral dos Serviços Administrativos do Exercito uma relação dos soldados deste concelho mortos durante a Grande Guerra". (in Anais do Municipio de Tomar  1901-1925)


Lançamento da primeira pedra para a construção do
 Monumento ao Soldado Desconhecido, em Tomar.




Monumento aos Mortos da Grande Guerra, Inaugurado em 11 de Novembro
de 1931 da autoria do 
 escultor Henrique Moreira.


Primeira fotografia não datada de origem desconhecida, outras imagens retiradas daqui