Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

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26 de abril de 2012

Estrada de Paialvo


Em 1864/65 é construída a estrada que liga a estação de Payalvo a Tomar. É uma construção   da responsabilidade da Real Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, para compensar a cidade por os caminhos de ferro não a contemplarem , como estava inicialmente previsto. Devido ao desaterro feito à entrada de Tomar é destruída a calçada da Senhora dos Anjos por “onde tanto peregrino de pé e de joelhos passou em penitência e oração à então idolatrada Sr.ª dos Anjos”, como refere Amorim Rosa.
                                            Vista de Tomar a partir da Estrada de Paialvo, 1870


Mas a coisa não foi pacífica. Vejamos a sucessão dos acontecimentos, retirados dos A.M.T:

2/01/1864 –  "compareceu na sessão da câmara o chefe da secção das obras publicas de TOMAR, Luis Pereira Mouzo Governo, o qual disse que, por exigência do Governo, pretendia saber se a câmara consentia que as obras da estrada que há-de ligar esta cidade com a estação da linha férrea de Porto da Lage, podiam ser começadas na cerca do extinto Convento de S. Francisco sem a prévia expropriação, ou se mesmo a câmara queria tratar dela, pois que  ele se achava autorizado, conjuntamente com o engenheiro da empresa construtora da Linha do Norte, Ismael Boenaga, a determinar o preço da referida expropriação. A Camara convencionou com o dito engenheiro receber 100$000 reis de estimativa pelo corte feito na cerca, e além desta quantia mais 20 reis por cada um metro quadrado do terreno que ocupar a estrada, incluindo nesta as rampas e taludes e mais terreno q for ocupado com movimentos de terra por efeito das obras ou desdobramento dos terrenos


23/05/1864 –  Sebastião de Arriaga, encarregado pela empresa construtora do caminho de ferro, da direcção da construção da estrada que há-de ligar esta cidade com a estação de Paialvo, pede a câmara para remover a pedra da calçada da Sr.ª dos Anjos, caso a não queira vender. A câmara deliberou q se removesse, visto ser precisa para as obras do município.

30/05/1864 – a Câmara tendo conhecimento que a construção da estrada que há-de ligar esta cidade com a estação de caminho de ferro de Paialvo, a qual se acha em obras até ao principio da rua da Graça; e considerando que a natureza daquela estrada é tal que termina no ponto em que confina com a entrada da dita rua; considerando que a referida construção já se prolonga até dentro desta cidade contra o preceito que deve regular a estrada que se está construindo; e considerando finalmente que uma obra que vai causar graves prejuízos com o aterro que está em projecto e obsta por isso ao nivelamento do resto da mesma rua da Graça que se pretende calçar e arranjar; deliberou por isso que se empregassem os meios para que a construção da dita estrada ou ramal terminasse no começo daquela rua e se não prolongasse ao centro da mesma, requerendo por isso embargo da obra nova, e se promovessem os mais termos para que ela não continuasse além do começo da mencionada rua.


                                           Rua da Graça, poente - 1894
                                       




                                            Rua da Graça, primeiras décadas do sec.XX



Estrada de Paialvo, em frente. Fotografia da época da construção dos muros e portões da cerca (Mata Nacional dos Sete Montes) e do parqueamento em frente dos mesmos, c.1950. À direita vê-se o pinhal de Santa Bárbara, hoje assim chamado, antes «Monte de Nossa Senhora dos Anjos» onde, ate ao sec. XVII se encontrava a forca, sendo em 1699 lá construída uma Ermida, com Jesus Cristo Crucificado, que depois se chamou «Capela de Santa Bárbara».



                                              
                                          Rua da Graça, nascente -anos 50 sec.XX

                                          
                                          Rua da Graça, poente -anos 50 sec.XX


Rua da Graça, nos nossos dias.







                                        
30/05/1864 – a Câmara tendo conhecimento que a construção da estrada que há-de ligar esta cidade com a estação de caminho de ferro de Paialvo, a qual se acha em obras até ao principio da rua da Graça; e considerando que a natureza daquela estrada é tal que termina no ponto em que confina com a entrada da dita rua; considerando que a referida construção já se prolonga até dentro desta cidade contra o preceito que deve regular a estrada que se está construindo; e considerando finalmente que uma obra que vai causar graves prejuízos com o aterro que está em projecto e obsta por isso ao nivelamento do resto da mesma rua da Graça que se pretende calçar e arranjar; deliberou por isso que se empregassem os meios para que a construção da dita estrada ou ramal terminasse no começo daquela rua e se não prolongasse ao centro da mesma, requerendo por isso embargo da obra nova, e se promovessem os mais termos para que ela não continuasse além do começo da mencionada rua.

19/06/1864 – Representação ao Rei :

« em virtude da concessão feita à Real Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses para o fim de Tomar ficar deixando de ser ponto obrigatório, e poder a mesma Companhia adoptar outra directriz, tocando em Paialvo, entrou como condição para essa concessão o ficar a cargo da referida Companhia o construir uma estrada de 2.ª ordem que ligasse a cidade de Tomar com a via férrea. Esta obrigação, que pesava sobre a Companhia, já hoje devia estar cumprida, o que não acontece; e se isto é um mal para os habitantes da cidade de Tomar, não o é menor a maneira como se pretende construir a dita estrada, prolongando-a por entre a mesma cidade com prejuízo dos seus habitantes, não sendo jamais ouvida a Câmara Municipal, a qual hoje, como suplicante, vem pedir a V.M. para que lhe assegure e faça respeitar ao seus direitos, como representante deste município.

Uma das melhores ruas que existe nesta cidade é denominada Rua da Graça, a qual se estende de nascente para poente, e é nesta última parte onde vem terminar a estrada em construção, que até aqui se prolonga desde a estação de Paialvo. Esta rua é dotada dum plano inclinado, elevando-se de nascente a poente, pelo que é de primeira intuição , que, para o seu nivelamento, jamais possa suportar aterro na extremidade que fica ao poente, por ser a mais elevada……..

…… acontece, com assombro da Câmara, que a legislação citada seja desprezada pela Companhia construtora dos caminhos de ferro encarregada da estrada-ramal, por isso que a prolonga pelo centro da dita rua da Graça, formando-se dentro dela um aterro, e no mesmo sitio onde ela se acha mais elevada, prejudicando-se por esta forma o seu nivelamento, o que unicamente acontece por não se querer desaterrar a estrada desde o sitio onde passa proximamente ao antigo telegrafo até à entrada em Tomar, para assim se evitarem despesas à empresa ….

…..é mister que se forme a estrada desaterrando-a desde o ponto em que passa junto ao antigo telégrafo, onde se encontra a primeira inclinação descendente para a parte do poente, e assim se tornará desnecessário o aterro dentro da rua da Graça …»


Rei D.Luís (1838-1889)

12/08/1864 – o Presidente disse que reconhecendo que uma das obras de que havia mais necessidade era o arranjo da rua da Graça, propôs ao engenheiro da Companhia dos Caminhos de Ferro, Sebastião de Arriaga Brum da Silveira, encarregado da construção da estrada de Paialvo, que a companhia se prontificasse ao arranjo da dita rua até ao sitio da rua Direita, recebendo unicamente para isso a pedra da calçada da Senhora dos Anjos. Como o referido engenheiro fosse a isso autorizado pela Companhia, o Presidente pergunta à câmara se lhe convinha ou não este contrato, o qual foi aprovado.



1 comentário:

  1. Na terceira foto, notar o traje (à mazantino);todos os machos usavam chapéu.
    Tomar escrevia-se Thomar; os postais são da Havaneza (do nome da agência de notícias Havas).
    Nos fins de Maio de 1871 havia grande alvoroço na Casa Havanesa, ao Chiado, em Lisboa [...], onde numa tabuleta suspensa se colocavam os telegrama da Agência Havas.
    Eça. O Crime do Padre Amaro, 1876
    Na quarta foto, já "de risco ao meio", notar a altura uniforme dos prédios até à Escola Comercial e Industrial Jácome Ratton com uma enorme antena(?) e uma bomba de gasolina mas nem um automóvel.

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