Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

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10 de junho de 2012

Luís de Camões





                                                            Cantiga

      a este moto alheio:
                                                                                     
-Verdes são os campos, 
De cor de limão:
 Assim são os olhos
Do meu coração.

                                                       

                                                        Campo, que te estendes
                                                        Com verdura bela;
                                                        Ovelhas, que nela
                                                        Vosso pasto tendes,
                                                        D'ervas vos mantendes
                                                        Que traz o Verão,
                                                        E eu das lembranças
                                                        Do meu coração.

                                                        Gado, que paceis
                                                        Co contentamento,
                                                        Vosso mantimento
                                                        Não o entendeis;
                                                        Isso que comeis
                                                        Não são ervas, não:
                                                        São graças dos olhos
                                                        Do meu coração.

                                                           Luís de Camões
(Poesia Lírica, selecção  e introdução de Isabel Pascoal,
 Biblioteca Ulisseia de Autores Portugueses)


7 de junho de 2012

S(elec)(alva)ção Nacional




Imagem da mão pintada de Mario Mariotti (1936-1997)

Parece que é patriótico a gente desejar que os rapazes se saiam bem. Parece que isso fará com que a imagem de Portugal melhore, lá fora, e os portugueses se sintam melhor, cá dentro. Então eu desejo, sinceramente!

Mas, será que pedir que joguem apenas (JUST PLAY), é pedir muito? Que utilizem as pernas e que abram a boca só para cantar o hino? Que, de resto, permaneçam calados, por favor!? Pela imagem de Portugal, e da maravilhosa língua portuguesa!

Evitem, por amor de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal pérolas destas e que Ela os ampare, para bem de todos nós, já que tem de ser, ámen.



Que as batalhas travadas sejam vencedoras. (Pintor desconhecido)
                             

Há Festa, à festa!





*porque é que Porto da Lage não entra nestes acontecimentos?

4 de junho de 2012

Porto da Lage by night






A fotografia, que consta na net, não faz justiça à fulgência portalegense quando o sol se põe. Depois dos candeeiros públicos ligados, não imaginam o esplendoroso brilho que raia sobre toda a várzea da ribeira! O verde das canas e dos favais refulge exibindo prados prateados donde aqui e ali emergem os braços doirados dos altos candeeiros eléctricos.


A sorte de Las Vegas mudará quando, graças a este blog, Porto da Lage assumir o seu justo lugar no podium das localidades famosas e, mais ainda, neste caso, o seu merecidissimo posto no ranking dos sítios mais iluminados do planeta!

A C.M.T e a REFER andam em gloriosa competição (como grandes accionistas da chinesa EDP, que só podem ser, não vejo outra razão) para que, alfinete que caia das mãos de costureira portalegense, no meio da rua, pela meia-noite, não seja alfinete perdido (que me perdoem as costureiras portalegenses, se as há, eu pô-las a passear pela tresnoite de alfinetes em punho, mas não me ocorre outro exemplo, a imaginação transtornou-se-me depois de noite perdida, com tanta luz).

É claro que, montado este lindo serviço, não ocorre àquelas duas virtuosas instituições, saber dos seus efeitos, para além dos causados na algibeira própria, a qual, não sendo exactamente própria, mas comum a milhões, lhes faz pouca mossa, como é costume nestas ocasiões.

Se lhes chegasse aos ouvidos a existência deste clarão permanente sobre tudo o que respira durante o período em que os restantes mortais dormem (pelo menos neste fuso horário), ficariam felicíssimos, como grandes defensores que se consideram da segurança dos cidadãos, ao serviço dos quais colocam milhões de quilowatts. E eu, aqui vergo-me, acho que têm razão. Cidadão amigo da coisa alheia, que entre em casa de terceiros, o que em PL é fácil, com tanta casa com dono ausente, não corre o risco de tropeçar, ou pôr a mão em algo que não queira. A abundância de luz será um precioso auxiliar na consecução do seu intento.

Criaturas habitualmente atentas aos constrangimentos (e a constranger) a vida da nossa querida Terra (refiro-me ao astro) são os ecologistas. Que é feito deles que não os ouço nesta luminosa perturbação? Ocupados a choramingar a pésada ferida de um sáurio qualquer ou a reivindicar o caminho perdido dos ratinhos que impede a construção da estrada imprescindível para levar miseráveis humanos ao médico? Ainda não repararam que os pássaros não sossegam, que os gatos ficam aparvalhados a verem ratos a passarem-lhes desavergonhados pela frente, nos telhados (Isto eu vi! Já vos disse que não dormi) e não se mexem, de pasmados! que os galos cantam ao meio-dia e as rãs pararam de coaxar! Já para não falar nas plantas que, sem distinguirem noite do dia, não podem andar lá muito saudáveis!


Eu bem sei que Porto da Lage não é propriamente uma aldeia, é um subúrbio limpinho e ajardinado (honra a quem lá vive!) a quem as casas arruinadas e a linha do comboio dão um certo charme.

Mas caramba! Será caso para tanto? Terá, lá por isso,  que se tornar visível aos satélites que se passeiam por esse espaço fora?

Quem lá mora não gostaria, antes, de repousar, ignorada, sem concorrer com a Torre Eiffel? De ter candeeiros públicos à escala humana, sem ser confundido, lá dos céus, com porta-aviões; e de ter ruas e não pistas de aeroportos?




Eu, por mim, toda a noite me lembrei das noites negras da minha cidade, para onde voltei saudosa, e cheia de sono.
E consegui dormir, enfim, ao sentir a escuridão na vidraça, e ao lobrigar as estrelas no céu azul escuro de Lisboa, longe do casino portalegense.
E sonhei, sonhei com Cesário e o seu mundo certinho (e tradicional!?), em que a cidade era doentia, cinzenta, suja, ociosa (à luz do gás)  em contraste com o campo (da noite estrelada),  pleno de vida saudável, alegria e beleza.

Tudo muda, neste mundo redondo.



«Foi quando em dois verões, seguidamente, a Febre
E a Cólera também andaram na cidade,
Que esta população, com um terror de lebre,
Fugiu da capital como da tempestade.

Ora, meu pai, depois das nossas vidas salvas
(Até então nós só tivéramos sarampo).
Tanto nos viu crescer entre uns montões de malvas
Que ele ganhou por isso um grande amor ao campo!

Se acaso o conta, ainda a fronte se lhe enruga:
O que se ouvia sempre era o dobrar dos sinos;
Mesmo no nosso prédio, os outros inquilinos
Morreram todos. Nós salvámo-nos na fuga.

Na parte mercantil, foco da epidemia,
Um pânico! Nem um navio entrava a barra,
A alfândega parou, nenhuma loja abria,
E os turbulentos cais cessaram a algazarra.

Pela manhã, em vez dos trens dos baptizados,
Rodavam sem cessar as seges dos enterros.
Que triste a sucessão dos armazéns fechados!
Como um domingo inglês na city, que desterros!

Sem canalização, em muitos burgos ermos
Secavam dejecções cobertas de mosqueiros.
E os médicos, ao pé dos padres e coveiros,
Os últimos fiéis, tremiam dos enfermos!

Uma iluminação a azeite de purgueira,
De noite amarelava os prédios macilentos.
Barricas de alcatrão ardiam; de maneira
Que tinham tons de inferno outros armamentos.

Porém, lá fora, à solta, exageradamente
Enquanto acontecia essa calamidade,
Toda a vegetação, pletórica, potente,
Ganhava imenso com a enorme mortandade!


II


Num ímpeto de seiva os arvoredos fartos,
Numa opulenta fúria as novidades todas,
Como uma universal celebração de bodas,
Amaram-se! E depois houve soberbos partos.

Por isso, o chefe antigo e bom da nossa casa,
Triste de ouvir falar em órfãos e em viúvas,
E em permanência olhando o horizonte em brasa,
Não quis voltar senão depois das grandes chuvas.

Ele, dum lado, via os filhos achacados,
Um lívido flagelo e uma moléstia horrenda!
E via, do outro lado, eiras, lezírias, prados,
E um salutar refúgio e um lucro na vivenda!

E o campo, desde então, segundo o que me lembro,
É todo o meu amor de todos estes anos!
Nós vamos para lá; somos provincianos,
Desde o calor de Maio aos frios de Novembro!»


Cesário Verde, Nós (1884)







2 de junho de 2012

Manuel Augusto Motta


"O Tio Manuel Augusto confidenciou-nos que no seu tempo o que lhe dava mais gozo, era ver as Senhoras a subir para os coches e levantavam a saia deixando ver os tornozelos! Era o máximo."





"Anos mais tarde vi o nosso Tio Manuel Augusto Mota zangado com o seu ajudante de sempre. Foi bonito de ver! Ambos velhos, de cajado e com a sua pinguita, nunca acertaram um no outro..."


(citações de A.L.C.M.a propósito do seu tio Manuel Augusto [n.Paço da Comenda, 2.07.1884], morador em Porto da Lage, que no inicio do sec.XX se dedicava ao transporte de mercadorias e pessoas a partir da Estação de Paialvo).

.....há muitas ...


A Diana Spencer do sec.XIX:
A Rainha Dona Amélia. Era a mais bonita e a mais alta monarca da Europa
 (um metro e oitenta descalça). Francesa, filha dos Condes de Paris,
 casou em 1886 com o príncipe D. Carlos, primogénito do rei Dom Luiz e
tornou-se rainha de Portugal após a morte deste nos finais de 1889. Ver
ESTE BLOG interessantissimo.




«Para nós rapazes, que andámos na Escola Primária de Porto da Lage, a nossa Rainha D. Amélia era a Professora Primária, que veio parar à "Estação" sem saber se tinha chegado a Porto da Lage. »
A.L.C.M.

1 de junho de 2012

Mais eleições





Figuras no Adro da Igreja, José Júlio de Sousa Pinto (1856-1939)



« [...]
Assim, pois, todas as probabilidades eram a favor do candidato do Governo, homem desconhecido deste povo, o qual também era desconhecido para ele, um empregado de secretaria, que nunca saíra de Lisboa e que era o primeiro a rir-se do campanário obscuro de que se propunha a ser representante ; criatura dos ministros, que o desejavam eleger a todo o custo, por terem nele um voto complacente e um parlamentar de boa feição.

Logo pela manhã do domingo, marcado para a grande solenidade civil, o adro da igreja paroquial apresentava uma animação fora do costume. Grupos formados aqui e ali conferenciavam, entreolhando-se com desconfiança, ou correspondendo-se por sinais de inteligência, conforme pertenciam à mesma ou a oposta parcialidade. Os agentes eleitorais, os influentes dos dois campos, acercavam-se deste, apertavam a mão àquele, segredavam com um, batiam no ombro a outro, discutiam com um terceiro, e, sempre que era possível, distribuíam listas ao maior número.
O brasileiro era a alma do partido governamental. O Tapadas capitaneava a falange do conselheiro. Pertunhas falava com todos, esfregando as mãos e sorrindo. O regedor passeava com importância por entre os grupos, recomendava ordem e respeito às autoridades, e dava de olho aos cabos, seus subordinados, para que se não esquecessem de cumprir as instruções recebidas, votando no candidato ministerial.
Aproximava-se a hora, e principiavam os trabalhos para a constituição da mesa. O pároco, o administrador e o regedor foram ocupar o seu lugar. Ficou presidente o brasileiro, e o resto da mesa formou-se de entre as duas parcialidades.
Enquanto se organizavam assim os trabalhos, eram discutidas no adro as probabilidades da vitória. A mesa eleitoral, instituída no meio da igreja, com grande escândalo do beaterío, que pela voz dos padres chamava àquilo artes do Demónio, ia principiar a funcionar. O conselheiro, que viera mais tarde, de propósito para não formar parte da mesa, requereu, com o relógio na mão, que se abrisse a urna aos eleitores, visto ser a hora marcada no edital.
Este requerimento, simples e justo como era, suscitou discussão.
O brasileiro alegou que, sendo os de Pinchões os primeiros a votar, em virtude do artigo 62.° do decreto eleitoral, que manda votar primeiro a freguesia mais distante, e não estando na assembleia ninguém daquela freguesia, convinha esperar.
O conselheiro insistiu, dizendo que a lei não mandava esperar por os eleitores, mas apenas indicava a ordem da chamada, e que portanto votassem os presentes, e que na segunda chamada, ou nas duas horas de espera, votariam os ausentes que depois viessem.
Esta questão não se resolveu de pronto. Trocados alguns alvitres, lida a lei, discutidos os artigos dela, consultados os recenseamentos e mapas, pedidos esclarecimentos ao regedor, ao administrador, e ao pároco, é que se aprovou a proposta do conselheiro e principiou a chamada.
A freguesia de Pinchões faltou em peso.
O brasileiro estava perturbado; olhava para a porta, olhava para os primeiros votos recolhidos mal os pôde introduzir na urna, de trémulo e sobressaltado que estava.
O homem supunha que lhe tinha sido roubada à última hora uma freguesia inteira. Não estava muito longe de acreditar que os agentes do conselheiro a haviam arrasado completamente.
A freguesia que se seguia na votação era uma das que se conservavam fiéis ao conselheiro, circunstância que aumentava a indisposição do Seabra.
A votação ia, porém, correndo, interrompida apenas por algumas questiúnculas sobre a identidade de um ou de outro eleitor e sobre a regularidade desta ou daquela lista, graças aos fúteis pretextos de que os contendores lançavam mão para disputarem, voto a voto, o sufrágio popular.
Ia adiantada a votação, quando correu na igreja uma voz, que veio infundir alento no ânimo desfalecido do brasileiro.
— Vêm aí os de Pinchões!... Aí estão os de Pinchões... Ai vem o Sr. Joãozinho e toda a sua gente ! — dizia-se de toda a parte.
Esta nova passou de boca em boca, a ponto de produzir um sussurro na assembleia.
Muitos saíram para ir receber ao adro os anunciados. Chegara de facto ali o Sr. Joãozinho das Perdizes, à frente da sua freguesia.


Entre o Milheiral Henrique Pinto (1853-1912)


Leitor, se tens, como eu, esperança e sincera fé no sistema representativo, perdoa-me o obrigar-te a assistir a uma cena que faz subir a cor ao rosto de quem, como nós, abençoa os sacrifícios por cujo preço nossos pais nos compraram a nobre regalia de intervir, como povo, na governação do Estado, as franquias que nos emanciparam da caprichosa tutela de um homem, revestido de direitos impiamente chamados divinos, contra os quais o instinto e a razão igualmente se revoltam. A cena, porém, humilhante como é, não envolve a mínima censura à excelência do sistema; mas apenas aos que nos quarenta anos que ele quase tem de vida entre nós, não souberam ou não quiseram ainda fazer compreender ao povo toda a grandeza da augusta missão que lhe cabe executar.
Depois das nossas lutas civis, já muitas crianças se fizeram homens; se a escola fosse entre nós o que devia ser, já haveria sobra de eleitores com perfeita consciência dos seus direitos civis.
O atraso e ignorância deles, contristando, somente devem impelir os homens de intenções sinceras e puras a aplicar os esforços de inteligência e de acção para ministrar com a educação a moralidade, e para acordar a consciência desta entidade social.
Era o Sr. Joãozinho das Perdizes à frente da sua freguesia, disse eu.


Festa na Aldeia, Leonel Marques Pereira (1828-1892)


E é justamente este o espectáculo humilhante de que falava. Tendes visto um guardador de cabras à frente do seu rebanho, conduzindo com acenos e assobios todas as barbudas cabeças daquele regimento quadrúpede? Pois vistes o mais perfeito simile da cena que se presenciava agora no adro da igreja matriz.
O povo, o povo soberano, que naquele dia tinha nas mãos o ceptro da sua soberania, não era menos dócil do que os irracionais que recordamos.
O dia em que devia mostrar-se orgulhoso, era quando mais se humilhava ; quando podia dispor dos destinos doa seus senhores, era quando mais vergava a cabeça sob o peso que estes lhe assentavam.
Não é semelhante esta força inconsciente do povo à do boi robusto e válido, que uma criança dirige e subjuga? Forte come ele, como ele dócil, como ele laborioso, como ele útil, não vê que a mesma força que emprega no trabalho lhe poderia servir para repelir o jugo. Ou quando o vê, é quando o desespero e a fúria o cegam e o impelem a revoltas tremendas.


Desfolhada no Minho, Alfredo Morais, 1873-1972

Mas o povo de Pinchões, o povo do Sr. Joãozinho, estava muito longe desses excessos.
O morgado vinha, como já disse, à frente. A barba por fazer, as melenas despenteadas, o lenço do pescoço solto, sem botões o colarinho da camisa, com as mãos metidas no cós das ceroulas, o chicote no bolso da jaqueta de peles, as botas enlameadas até ao joelho, a ponta do cigarro ao canto da boca, o palito atrás da orelha, o chapéu sobre o occipício, dois galgos adiante de si, e o inseparável Cosme quase a latere. Entrou no adro com ares triunfantes, sorrindo e piscando os olhos para os seus amigos e partidários, como para lhes fazer notar a numerosa procissão que o seguia e a docilidade dos membros dela.
Atrás vinham os eleitores de Pinchões, velhos e moços, ricos e pobres, mas todos com o olhar tímido e estúpido, todos com movimentos enleados, todos com os olhos no caudilho, para saber o que deviam fazer. Se ele parava a cumprimentar um amigo, paravam todos comele ; a direcção que tomava, tomavam-na todos a um tempo ; apressavam ou demoravam o passo, segundo a velocidade que ele dava aos seus ; se ria, sorriam ; se praguejava, tudo ficava sério. O cortejo parou à porta da igreja.
O morgado passou revista à sua tropa, à qual deu instruções.
Os homens, com os cabelos para diante dos olhos, os braços estendidos e a cabeça baixa, não ousavam fazer um movimento, e conservavam-se enfileirados até nova ordem do Sr.Joãozinho.




Pareciam envergonhados de serem precisos a alguém.
No bolso de cada um destes homens havia um oitavo de papel almaço dobrado, no qual estava escrito um nome; o nome de um homem que eles nem sabiam se existia no mundo. No momento devido, cada um deles, chamado pela voz do escrutinador eleitoral, responderia: «presente» ; aproximar-se-ia da urna, entregaria ao presidente da mesa aquele papel, e retirar-se-ia satisfeito, como se descarregado de um peso que o oprimia.
Se lhes perguntassem o que tinham feito, qual o alcance daquele acto que acabavam de executar, não saberiam dizê-lo ; se lhes perguntassem o nome do eleito para advogado dos seus interesses e defensor das suas liberdades, a mesma ignorância; se lhes propusessem a resignação do direito de votar, aceitariam com júbilo ; se, finalmente, lhes dissessem que naquele dia estavam nas suas mãos e dos seus pares os destinos do País, abririam os olhos de espantados, ou sorririam com a desconfiança própria dos ignorantes.
Inocente povo!
Querem-te assim os ambiciosos, a quem serves de cómodo degrau.



Depois da Trovoada, Carlos Reis, (1863-1940)

Quando disseram ao Sr. Joãozinho que já tinha passado a sua vez de votar, o homem rompeu pela igreja dentro, berrando, bracejando, ameaçando Céus e Terra, sem atender a quantos lhe clamavam que tinha de se proceder a nova chamada, e que portanto sossegasse, o Cosme seguia-o, pronto a ser executor das suas justiças. Custou a serenar o morgado, e não o fez senão depois de duas pragas contra as pessoas dos senhores da mesa, pragas que razões políticas fizeram engolir ao brasileiro, sem nem sequer lhe tirarem dos lábios o sorriso com que saudara a vinda do morgado.
Caindo em si, o Sr. Joãozinho deu ordem à sua gente para que entrasse para a igreja, e aí a enfileirou a um dos lados dela, prontos à primeira voz.
A chamada prosseguia, e a votação não ia já muito favorável ao conselheiro, a julgar pelos indícios, que não escapam aos olhos amestrados dos mirones.
O brasileiro exultava consigo mesmo, principalmente quando, por sobre as cabeças dos que se agrupavam em volta da urna, divisava as falanges do morgado, compactas e decididas.
O conselheiro ainda tentou uma investida com o Sr. Joãozinho, indo cumprimentá-lo afavelmente; este, porém, grunhiu-lhe um monossílabo seco, e voltou-lhe as costas, envolvido numa nuvem de parciais do brasileiro.
Era caso desesperado.
Passara já a votar a última freguesia, que era justamente aquela onde estava constituída a única assembleia de que se compunha o círculo eleitoral, e onde o leitor tem passado comigo todo o tempo que dura a nossa narração.
Foi então que votou o conselheiro e os outros conhecidos nossos, entre os quais o Zé-Pereira, com este deu-se um episódio cómico, que merece menção.
O brasileiro, ao receber a lista que ele lhe oferecia, sabendo-o parcial do conselheiro, recusou-a, alegando que estava marcada, o que era contra a expressa determinação do artigo 61.°, § único, da lei eleitoral.
Sabidas as contas, a suposta marca era de natureza de que seria quase impossível isentar papel ou objecto qualquer saído das mãos do Zé-Pereira. Era uma nódoa de vinho.
Discutiu-se, ainda assim, se a nódoa era marca ou não era marca, e se lhe deviam ser aplicadas as disposições do § único do artigo 61.°
A discussão intrincada foi cortada por o Zé-Pereira, que disse com a maior candura:
— Se essa está suja, Sr. Tapadas, eu tenho aqui mais daquelas que vossemecê me deu.
O próprio conselheiro desatou a rir.
O brasileiro resmungou:
— Então há suborno aos eleitores? Como se entende isso?
— Ora, não bula na chaga, senão temos muito que ouvir — disse o Tapadas, e acrescentou: — ande para diante; deite a sua lista, Sr. Zé.
Os governamentais, que iam de cima, mostraram-se tolerantes, e a lista caiu na urna.
Estava a findar a primeira chamada. Já se liam os últimos nomes, segundo a ordem alfabética.
A gente de Pinchões, à voz do Sr. Joãozinho, aprontava-se para breve entrar em acção na segunda chamada, que ia principiar.
[...]     »
A Morgadinha dos Canaviais, 1868, Júlio Diniz
,

....e mais observações sobre o povo.




                           

«Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas;
Um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai;
Um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta

[...] Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.
Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar.'»

Guerra Junqueiro, 1896



30 de maio de 2012

Eleições na Madalena e outras mais.

Na sessão  de 21 de Janeiro  de 1876, a Vereação, tendo o Governo Civil informado que fora anulada a eleição da Junta da Paróquia da Madalena, resolveu marcar novas eleições para 23 do corrente, nomeando para presidente  da Assembleia Henrique Maria de Sousa, do Porto da Lage.

A.M.T. 1870-1900, pag. 101



O nosso Hino entre 1826 e 1910*(com algumas interrupções)


«….estava pois o mestre escola , de parceria com o boticário, a castigar a perversidade dos imperadores romanos, por amor do mártir S.Sebastião, que, segunda vez, acabava de ser frechado no panegírio. Neste comenos, abeirou-se deles Calisto Elói, e para logo se calarem as duas capacidades, em deferência ao Salomão da terra.
- Que dizem vossemecês?- perguntou Calisto benignamente – Continuem … Parece que falavam do santo.
- É verdade, Sr. Morgado – acudiu o boticário, ajustando os colarinhos percucientes do verniz da goma – Falávamos na malvadez dos imperadores pagãos.
- Sim! – disse Calisto, com proeminência declamatória – sim! Horrorosos tempos  aqueles foram! Mas os tempos actuais não se diferençam tanto dos antigos que possamos, em consciência e ciência, esclarecer o presente e praguejar o passado. Diocleciano era pagão, cego à luz da graça: os crimes dele hão-de ser contrapesados e descontados na balança divina, com a ignorância do delinquente. Ai porém, dos que prevaricaram fechando os olhos à luz da notória verdade, a fim de se fingirem cegos! Ai dos ímpios, cujas entranhas estão afistuladas de herpes! No grande dia, funestíssima há-de ser a sentença deles, novos Calígulas, novos Tibérios, e Dioclecianos Novos!
Relanceou o farmacêutico uma olhadela esguelhada ao professor, o qual, abanando três vezes e de compasso a cabeça, dava assim a perceber que abundava na admiração do seu amigo e consócio erudito de história romana.
Obrigado às orelhas do auditório atento, Calisto, em toada de Ezequiel, continuou:
- Portugal está alagado pela onda da corrupção, que subverteu a Roma imperial! Os costumes dos nossos maiores são metidos a riso! As leis antigas, que eram o baluarte das antigas virtudes, dizem os sicofantes moderno que já não servem à humanidade, a qual, em consequência de ter mais sete séculos, se emancipou da tutela das leis …..



S.Bento: Câmara dos deputados, meados sec.XIX




....
Ficaram o boticário e o professor de primeiras letras, e mais os lavradores, ruminando as palavras do fidalgo, e glosando-as de notas ilustrativas, ao alcance das capacidades.
Um dos mais graves e anciãos lavradores, regedor, ensaiador e ponto nos entremezes do Entrudo, exclamou:
- Aquilo é que dava um deputado às direitas! Um homem assim, se fosse a Lisboa falar ao rei, as contribuições haviam de acabar!
- Isso não, perdoará vossemecê, tio José do Cruzeiro – observou o mestre-escola – os impostos é necessário pagá-los. Sem impostos não haveria rei, nem professores de instrução primária (observem a modéstia da gradação), nem tropa, nem anatomia nacional.
O mestre-escola havia lido repetidas vezes, no Periódico dos Pobres, as palavras autonomia nacional. Falhou-lhe desta feita a memória, lapso que não destoou em nenhumas orelhas, exceptuadas as do boticário, que resmungou:
-Anatomia nacional!
- Que é?!- perguntou ao farmacêutico um estudante de clérigo.
- Parece-me que é asneira! – Respondeu o outro com certa indecisão.
Prosseguiu, concluindo, o mestre-escola:
-E portanto, os tributos, tio José do Cruzeiro, são necessários ao Estado como a água aos milhos – Ora agora, que há muito quem bebe o suor do povo, isso há: e aqueles que deviam ser bem pagos são os que menos comem da Fazenda Nacional. Aqui estou eu que sou um funcionário indispensável à Pátria, e receberia cento e noventa mil réis por dia, se não trouxesse rebatidos seis recibos a trinta e seis por cento, de modo que venho a receber seis e cinco! Que país!… O sr. Morgado disse bem: estamos chegados aos tempos dos Dioclecianos e Calígulas!
O auditório já vacilava em decidir qual dos dois era mais talhado para ir falar ao rei a Lisboa, se Calisto, se o mestre-escola.
.....

 
Gravura: Les elections municipales au Pas-de-Calais, 1884


Fermentou na mente dos principais lavradores e párocos das freguesias do círculo eleitoral a ideia de levar ao Parlamento o morgado de Agra de Freitas.
Os deputados eleitos até àquele ano, no círculo de Calisto Elói, eram coisas que os constituintes realmente não tinham enviado ao congresso legislativo. Pela maior parte, os representantes dos Mirandeses tinham sido uns rapazes bem falantes, aeropagitas do Café Marrare, gente conhecida pela figura desde o botequim até ao S.Carlos, e afeita a beber na Castália, quando, para encher a veia, não preferia antes beber da garrafeira da Mata, ou outro que tal ecónomo dos apolíneos dons.
Em geral, aquela mocidade esperançosa, eleita por Miranda e outros sertões lusitanos, não sabia topograficamente em que parte demoravam os povos seus comitentes, nem entendia que os aborígenes das serranias tivessem mais necessidades que fazerem-se representar, obrigados pelo regime da Constituição. Se algum influente eleitoral, prelibando as delícias do hábito de Cristo, obrigara a urna e o senso comum a gemer nos apertos do doloroso parto do peralta lisboeta, o tal influente considerava-se idóneo para escrever ao deputado, incumbindo-lhe trabalhar na nomeação dum vigário chamorro, ou outra coisa, que foi denominação de bando político, em tempo que a política não sabia sequer dar-se nomes decentes. Pois o deputado não respondia à carta do influente,  nem o requerente sabia onde procurá-lo fora do Marrare.


Theatro de S. Carlos.Gravura, Pastor/R. Cristino, 1884



 


Por muitos factos desta natureza conspiraram os influentes do círculo de Miranda contra os delegados do Governo; e a ideia de eleger o morgado foi recebida entusiasticamente por todos aqueles que o ouviram falar no adro da igreja e por quantos houveram notícias da sua parlenda.

O partido, que o mestre-escola ganhara de eloquente assalto, cedeu ao império das razoávei conveniências, e centralizou-se na maioria. A verbosidade, porém, do professor não ficou despremiada, sendo nomeado secretário da junta da paróquia.

Resistiu Calisto de Barbuda tenazmente às solicitações dos lavradores, que o procuraram com o mestre-escola à frente, facto que muito honra este desinteresseiro e reportado funcionário. Neste encontro, o professor excedeu o juízo avantajado que ele propriamente fazia de sua vocação oratória. Mostrou as fauces do abismo escancaradas para tragarem Portugal, se os sábios e virtuosos não acudissem a salvar a Pátria moribunda. Calisto Elói, enternecido até às lágrimas pela sorte da terra de D. João I, voltou-se para a esposa e disse, como o agricultor Cincinato:

- Aceito o jugo! Assaz receio, mulher, que os nossos campos sejam mal cultivados este ano …

António Maria, Janeiro 1880


Estavam próximas as eleições, a autoridade, assim que soube da resolução do morgado da Agra, preveniu o Governo da inutilidade da luta. Não obstante, o ministro do Reino redobrou instâncias e promessas, no intuito de vingar a candidatura de um poeta de Lisboa, mancebo de muitas promessas ao futuro, que tinha escrito revistas de espectáculos, e recitava versos dele ao piano, cuja falta ou demasia de sílabas a bulha dos sonoros martelos disfarçava. Redarguiu o administrador do concelho ao governador civil que pedia a sua demissão para não sofrer a inevitável e desairosa derrota.

Quis assim mesmo o Governo aliciar no circulo algum proprietário, que contraminasse a influência do candidato legitimista, fazendo-se eleger. Alguns lavradores, menos aferrados à candidatura de Calisto, lembraram à autoridade o professor de instrução primária, estropeando frases dos discursos dele, proferidos na botica. O administrador riu-se, e mandou-os bugiar, como parvajolas que eram.

Por derradeiro, o governador civil fez saber ao Ministério que os povos de Vimioso, Alcanissas e Miranda se haviam levantado com selvagem independência e tinham fugido com a urna para os desfiladeiros das suas serras.

Pelo conseguinte, não pôde ser proposto o poeta, que, beliscado na sua vaidade, assanhou-se contra o governo, escrevendo umas feras objuratórias, as quais, se tivessem gramática à proporção do fel, o Governo havia de pôr as mãos na cabeça e demitir-se.

À excepção de uma lista, o morgado de Agra de Freimas teve-as todas. A que não tinha o nome simpático aos eleitores votava em Brás Lobato, professor de instrução primária, secretário da paróquia e ex-sargento das milícias de Mirandela. Afinal, maculou a alvura do nobilíssimo desprendimento com que perorara em pró da eleição de Calisto. Fragilidade humana!»


A Queda de Um Anjo (1866), Camilo Castelo Branco





* AQUI para quem quiser ver e ouvir letra e música.

































28 de maio de 2012

Casamento em Porto da Lage e outras cenas

                                           


Por volta de 1780, Raimundo José de Sousa Henriques, desembargador, proprietário em Porto da Lage, indo já pelos seus cinquenta anos,casa com a jovem Anna Theresa Dorotheia de Sequeira e Silva natural da vila de Paialvo. O casal terá uma dúzia de filhos, pouco mais ou menos, durante os vinte anos do casamento que terminará com a morte do cônjuge no inicio do sec.XIX. Ela ainda permanecerá nesta vida até depois de 1830.
Da felicidade da dupla nada se sabe, pelo menos a autora destas linhas não sabe, mas como tem essa liberdade imagina que se terão aturado na saúde e na doença, na alegria e na tristeza e na riqueza (a pobreza prevista no latinório não se aplicaria neste caso),no sossego e na Graça de Deus, ela mais do que ele, naturalmente. Naturalmente, porque é da natureza das mulheres a propensão para "aturar" e, no caso de marido velho e daquele tempo, devia mesmo de ter que se "aturar muito", a gota, o catarro, a surdez, a capacidade para fazer filhos anualmente e a incapacidade de compreender os trabalhos acrescidos pelo facto, tudo acrescentado com a embirrice, a caturrice da rotina, a prisão a hábitos velhos e as correntes de ar, ah pois, importantíssimo, as correntes de ar! A pobre devia estar tão farta de janelas rachadas, portas empenadas, tectos gotejantes e de andar sempre enrolada em mantas que ainda o defunto não tinha arrefecido já ela tinha mudado de casa. Sim, que não há como um homem para se agarrar a quatro paredes nem que estas ameacem desabar há quatro gerações, só para não ter que fazer mudanças! Mas enfim, o saldo acabou por ser positivo. Ela teve, pelo menos, o último terço da sua vida para recuperar!

Mas, não foi este o único  casamento exemplar que vos trouxe, outros o foram senão tão felizes, pelo menos mais, muito mais, emotivos. Quiçá, mesmo capazes das mais extremas paixões.

É o caso daquele, está bem, é estrangeiro, mas cá também os terá havido (não desesperemos com a nostalgia do "lá fora" que neste aspecto não ficamos a dever nada a povo nenhum), daquele, dizia, retratado pelo pintor e gravador inglês William Hogarth (1697-1764).

William Hogarth que se celebrizou (postumamente) por fazer das suas pinturas uma crítica social à sua época, satiriza em vários quadros um casamento por interesse celebrado na upper class britânica.

        Le Marriage à la mode.

Em 1743 o pintor fez seis quadros,  cujo conjunto intitulou  Le Marriage à la mode  (anos depois passado a gravura), que retratam a tragédia (o drama, o horror, acrescentaria um conhecido comentador dos nossos dias se isto se passasse em vídeo) de um casamento combinado entre os pais dos noivos. A sequência dos quadros conta-nos a história da vida de um casal da alta sociedade, desde o dia em que foi efectuado o contrato de casamento até à sua revogação, no caso, pela morte de ambos. Pelo meio é-nos revelada a vida depravada dos noivos, que quando não se ignoram ou agridem, se divertem com os respectivos amantes. 


1- No primeiro quadro o Conde de Squanderfield, aristocrata arruinado, e um  comerciante abastado, pai de uma bela e casadoira menina, combinam o casamento dos dois filhos. De reparar que estes, já aqui, se encontram de costas voltadas um para o outro, enquanto ela é confortada pelo advogado, o qual responde pelo sugestivo nome de Silvertongue e virá a  desempenhar papel principal no desenrolar, e no finalizar, de toda a novela.
Ajuste de casamento

2- Dias depois do casamento, realça o entusiasmo conjugal e a arrumação do lar, no segundo quadro.


Poucos dias depois



3- A relação entre os dois é de tal qualidade, que o visconde, a dada altura, acompanhado de uma jovem prostituta, procura a cura para a sífilis junto de um pseudo-médico que lhe prescreve as pílulas que tem na mão.



A visita ao charlatão

4- O velho conde morre, o título passa para o jovem casal, que vive como compete à sua estirpe e é moda ao tempo. Logo ao acordar a condessa recebe visitas corteses nos seus aposentos, entre elas o que se adivinha seu amante, o tal advogado Silvertongue.


Pela manhã

5- À dissoluta vida segue-se o moralizante castigo: O conde encontra a condessa com o tal da "língua de prata", que acaba por o matar e fugir (lá vai ele pela janela fora em belos trajes) enquanto a condessa pede perdão ao marido esvaído em sangue...


Morte do conde

6- ...e se suicida depois.

Suicídio da condessa

E digam lá se, apesar de tudo se passar na fleumática Inglaterra,  isto não pede letra de fado?

[Ai credo, até a criancinha agarrada à mãe, minha rica filha!]

Para quem quiser saber mais, ver este blog e  este

25 de maio de 2012

Antepassados


 Eu, que faço parte daquele grupo de homens e mulheres que, segundo ele “ experimenta o fascínio pelo passado que carrega no seu próprio corpo e pela memória simbólica que também vive”, presto, ao  professor José Mattoso, a minha homenagem e apresento-lhe a minha grande admiração
Apodero-me das suas palavras, porque ainda não encontrei outras que definam melhor o que penso e o que procuro fazer:
«Outrora praticava-se a genealogia principalmente para demonstrar glórias familiares. Fazia parte dos processos de preservação do património simbólico e da defesa do status alcançado. Exaltavam-se os grandes e ocultavam-se as “ovelhas ranhosas”, cantavam-se os feitos gloriosos e escondiam-se as bastardias e opróbios, acentuavam-se os cargos e honrarias e omitiam-se os ofícios subalternos. Ainda há quem, ingenuamente, continue a praticá-la assim. Mas a opinião pública não perdoa. Não acusa a ingenuidade mas o ridículo. Hoje não se pode ocultar nada. Sabe-se que nem a honra nem a vergonha se herdam, e que só o mérito próprio tem algum valor no mercado social. E para quem pensa um pouco e não está obcecado pelo sucesso, depressa descobre que a luta pela vida, mesmo quando reprovada pela sociedade, tem sempre alguma coisa de admirável. Demonstra sempre o mistério do seu indomável recomeço. Demonstra também que, se a transmissão da posse e do poder é ilusória, não o é de todo a transmissão do ser. Devemos sempre alguma coisa aos nossos antepassados. Devemos o que começámos a ser, por muito que seja nosso aquilo que nos tornámos.
Reconstituir a cadeia dos antepassados é, portanto, ao mesmo tempo, fazer o reconhecimento ou tomar consciência da nossa herança genética e cultural, e prestar homenagem àqueles a quem a devemos. É uma forma de reconhecer a vida que os mortos não deixaram nunca de semear à sua maneira. É o modo moderno de venerar os mortos, na esperança de que eles nos tragam a prosperidade, como faziam, com os seus milenários rituais, as sociedades antigas».

In prefácio de “Dos Leais de Sintra a Colares aos da Região Oeste” de Luís Filipe Marques da Gama, edição da Câmara Municipal de Óbidos.












24 de maio de 2012

Manuel da Silva




* "Na sessão de 6 de Março de 1747 foi dada licença a Manuel da Silva, de Porto da Laje, para usar da sua estalagem no forma do seu Regimento, e poder vender cevada a 240 réis o alqueire, e palha a 20 réis a joeira".








As Ordenações Filipinas de 1603, baseadas nas anteriores, Manuelinas, foram mandadas fazer pelo primeiro Filipe mas apenas proclamadas pelo segundo; embora muito alteradas, constituíram a base do direito português até à entrada em vigor dos primeiros códigos liberais do século XIX. Mantiveram-se, porém, muitas das suas disposições no Brasil até ao advento do código Civil naquele país em 1916.
Em 22 de Setembro de 1607, sustentadas naquelas ordenações, foram aprovadas as Posturas Camarárias, pela Câmara de Tomar, Nobreza, Homens de Governança e «Os doze dos Misteres» que fixam as normas juridicas aplicadas em Tomar e seu termo, isto é, a agora cidade mais sensivelmente as freguesias rurais actuais do concelho de Tomar. O livro das Posturas foi destruído pelos franceses em 1810 e depois refeito, conforme certifica, no final da cópia que redige, o escrivão da Câmara João E. de Almeida Xavier em 10 de Novembro de 1811«e dou de tudo fé de ter lido o referido naquele livro, e achar na fuga do inimigo a falta dele e de outros da Câmara; e para que conste para o futuro passei o presente que assino.»
Tomar no sec.XVII
As Ordenações aplicam-se a um tempo em que a vida de cada um era  regulamentada até ao ínfimo pormenor. Deus seja louvado, parecia que tudo estava previsto e nada era deixado ao acaso. Não era esquecido mandar cortar uma asa aos perus "por se ter experiência que voam e comem a fruta das árvores", de proibir a lavagem de tripas no rio da Vila do Açude para cima ou da Levada, sob pena de pagar cem réis, de não se permitir que ninguém" dê ou alugue jogo de bola" ao domingo ou dia santo antes de se dizerem as missas em todas as igrejas e conventos, etc.

Jean-Baptiste Chardin , O jogo de Bilhar, 1725
Fácil seria, ao ler as Posturas, saber como corria a vida de todos os cristãos daquele tempo, quando acordavam, iam dormir e com quem, o que comiam, vestiam, em que ocasiões podiam usar chapéu ou manto,"e de modo nenhum haverá manto com chapéu, salvo as parteiras que andarem de mula" quando saiam à rua, com quem e quando conversavam as mulheres e com que intensidade "toda a mulher que for achada a descompor outra pagará 500 reis", quanto custavam os géneros e quem exactamente vendia o quê, que não havia lá grandes superfícies com tudo ao molho, não senhor, todos tinham a sua função e cada função os seus usos, mais regras e juízes. Tudo estava parametrizada a régua e esquadro.

                                                 Fragonard, As lavadeiras, 1777-1779

E digo seria pois não me esqueço que falo dos nossos antepassados, aqueles onde corria o sangue que ainda nos trespassa as veias, e duvido. Duvido porque acredito na ciência, considero que não descendemos das tristes ervas e que não é por acaso que somos como somos no presente.  Há que respeitar as determinações da genética e assim considerar os nossos antepassados nossos iguais. Onde se vê agora um português não procurar um interstício da lei para dela fugir? Quem tem leis mais bem feitas, precursoras, e, agora, fracturantes, do que os actuais tugas, que só servem para decorar os bonitos códigos? Tenho para mim que teria sido sempre assim desde que D.Diniz teve a inédita ideia de promover uma língua nativa, um crioulo do latim, falado por autóctones mais arabisados do que romanizados, como língua oficial. Em poucas palavras: custa-me a acreditar que toda aquela "normalogia" fosse cumprida.

                                               Johannes Vermeer, A Leiteira, 1658-1660
                                                        


                                            Diego Velasquez, As Tecedeiras, 1657



                                                Quiringh van Brekelenk, O Alfaiate, 1663


                                                 Nicolas Maes, A Guarda-Livros, 1656 


                                                Jan Steen (1626-1679), O médico e a paciente, data  desconhecida. 



                                                     Francisco Goya (1746 - 1828),  A Forja, data desconhecida.

Mas voltando aquilo a que hoje chamamos profissões, todas eram normalisadissimas (de norma), desde a autorização pelo rei para cada um "exercer o mister", o que passava muitas vezes pela feitura de exames (caso dos meio-cirurgião - podiam curar de cirurgião nos casos de feridas e simples chagas, dos barbeiros sangradores e parteiras examinados por dois cirurgiões que os deveriam considerar aprovados, nestes termos - o Dr cirurgião mor destes reinos deu licença a Sebastião António da Mota, filho de Francisco Antunes do termo de Tomar, para poder sangrar, sarrafar, deitar ventosas e sanguessugas e arrancar dentes, em todo o tempo e lugares do reino, porquanto foi examinado e ficou aprovado), até à licença camarária para ter ofício e até para deixar de o ter, pois mesmo para se desistir de trabalhar era necessária ordem superior!
   
Jean Baptiste Greuze,  Ovos Partidos, 1756
                                       
Também os estalajadeiros, incluídos nas classes mecânicas, tinham um regulamento e elegiam entre os seus,  um juiz dos ofícios.
Eis algumas normas a que estavam obrigados:
-Pessoa alguma não será vendedeiro nem estalajadeiro sem fiança da Câmara, sob pena de 1$000 reis e venderão todas as coisas necessárias à estalagem; e terão camas e estarão sempre providos de tudo, sob a dita pena.,
- Quem tiver vinho para vender e tirar o ramo e denegar a venda dele a qualquer pessoa da Vila ou de fora dela, pagará 200 reis, e esta Postura se entenderá com os vendeiros e taberneiros;
- E se for vendeiro ou estalajadeiro ou taberneiro, será privado do dito mister, além da pena;
- Os estalajadeiros que tiverem agasalho para cavalgaduras terão boas manjedoiras e bem vedadas, com suas argolas, e não haverá nelas rotura nem quebradura; nas ditas estrebarias não terão animal solto seu nem alheio e as manjedoiras que não tiverem bem vedadas como dito é, por cada vez que lhe forem achadas mal reparadas, pagarão 200 reis; e não tendo aonde se possam prender as cavalgaduras, 100 réis, e achando-se besta solta ou outro animal pagará o vendeiro 500 reis, posto que a besta não seja sua,
- e os almotacés e rendeiros os visitarão, e se alguma pessoa denegar a vista, pagará 1$000 reis, constando que foi malícia; a metade para o Concelho e a outra metade para o acusador.
- terão o vinho e cevada na casa dianteira com as medidas dela e tudo medirão perante os compradores e na mesma casa medirão na dita forma a palha, sob pena de 500 reis.

Seriam estas, entre outras, as normas a que esteve sujeito Manuel da Silva?  Será que as cumpria e faria cumprir?
 Seria muito visitado pelos almotacés e seriam estes «asae's» de l'ancien regime íntegros ou corrompíveis/corruptores?


     


                                             
       



Theobald Michau, A caminho da Feira, c.1745



Fontes:Posturas Camarárias :Livro dos Acórdãos Camarários, in A.M.T 1581-1700, pags-49 a 102.

* Manuel da Silva : Anais do Município de Tomar (A.M.T.), 1700-1770, pag. 117  

Figuras 12 e 13: Jean Baptiste Chardin: Mulher Descascando Legumes e Mulher pondo água numa vazilha, 1737