Desde o seu inicio, em Maio de 1864, até Setembro de 1928, data em que começou a operar a estação de caminhos de ferro na cidade de Tomar, a estação de Paialvo foi o entreposto das entradas e saídas na cidade, de e para os grandes centros. Num país sem estradas em que o caminho de ferro era a grande via de circulação, durante mais de 64 anos pisaram a gare da Estação, como então se dizia, os moradores de Tomar que pretendiam deslocar-se a Lisboa, ao norte ou até ao estrangeiro e, em sentido contrário, desembarcavam em Paialvo todos aqueles que, provenientes de fora, pretendiam ir a Tomar em negócios ou em visita, o turismo interno começava com a iniciativa dos grupos excursionistas.
Mas não eram só os habitantes de Tomar a usufruir da estação de Paialvo, parte da região hoje chamada do "Pinhal Interior", que incluía as vilas de Ferreira do Zêzere, Sertã, Vila de Rei, Oleiros, Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos, estava ligada através de trens e carroças de aluguer ao caminho de ferro localizado precisamente em Porto da Lage, onde se situava, como é sabido, a estação de Paialvo.
Mas relativamente a Tomar, a estação funcionava como a porta de entrada. Ali se deslocavam as figuras gradas da cidade,acompanhados muitas vezes das bandas de música e de foguetes, para receberem o rei , a rainha , marqueses e todos os que justificavam uma recepção especial, até notáveis filhos da terra. Nos próximos posts vamos dar conta, com base em notícias que foram saindo na imprensa, de situações em que a gare da estação de Paialvo esteve em destaque devido a personagens que por lá foram passando.
Em 16 de Dezembro de 1894, a gare da Estação de Paialvo encheu-se literalmente de gente que dava vivas à Pátria, à Liberdade e à Comissão. A Philarmónica Nabantina tocou a Portugueza e muitas dezenas de foguetes foram lançados ao ar. Um verdadeiro delírio!
Mas não eram só os habitantes de Tomar a usufruir da estação de Paialvo, parte da região hoje chamada do "Pinhal Interior", que incluía as vilas de Ferreira do Zêzere, Sertã, Vila de Rei, Oleiros, Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos, estava ligada através de trens e carroças de aluguer ao caminho de ferro localizado precisamente em Porto da Lage, onde se situava, como é sabido, a estação de Paialvo.
Mas relativamente a Tomar, a estação funcionava como a porta de entrada. Ali se deslocavam as figuras gradas da cidade,acompanhados muitas vezes das bandas de música e de foguetes, para receberem o rei , a rainha , marqueses e todos os que justificavam uma recepção especial, até notáveis filhos da terra. Nos próximos posts vamos dar conta, com base em notícias que foram saindo na imprensa, de situações em que a gare da estação de Paialvo esteve em destaque devido a personagens que por lá foram passando.
Em 16 de Dezembro de 1894, a gare da Estação de Paialvo encheu-se literalmente de gente que dava vivas à Pátria, à Liberdade e à Comissão. A Philarmónica Nabantina tocou a Portugueza e muitas dezenas de foguetes foram lançados ao ar. Um verdadeiro delírio!
23.12.1894 |
A Comissão dirigia-se ao Porto onde, naquele mesmo dia, no comício de protesto presidido pelo conde de Samodães, no teatro do Príncipe Real, José de Alpoim pede que se hasteie para todos uma única bandeira, a bandeira da Democracia, bandeira que não se confunda com o estandarte real, que seja a bandeira da pátria.
Tratava-se de um Comício de protesto contra o encerramento das Cortes, o qual ocorrera a 28 de Novembro e assim permaneceria até Janeiro de 1895. Era patrocinado por republicanos e progressistas que se uniam desencadeando importantes comícios anti-governamentais. Na semana anterior ocorrera o de Lisboa, no Campo Pequeno.
Comício de 9 de Dezembro de 1894 no Campo Pequeno, croquis de Roque Gameiro, publicado no jornal "O Século. " |