Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

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18 de março de 2012

Porto da Lage em 1763

Para fazer face às despesas da Guerra da Restauração D. João IV cria um imposto sobre 10%  dos  rendimentos da propriedade e do trabalho de cada português – a chamada décima.
Os Livros da Décima, os que ainda restam após a devastação ocorrida com o Terramoto e estão à guarda do Tribunal de Contas, constituem uma fonte preciosa de informação sobre as localidades, quem as habitava, incluindo mulheres e pobres, e que tipos de rendimentos usufruíam.
Eis o que nos dizem aqueles livros sobre  os "contribuintes" de  Porto da Lage em 1763:

Manuel Pereira de Sousa é o maior proprietário possue um prazo ou quinta composta de terra de pão e vinho e azeite que rendem um ano por outro 60300 reis”.  Além desta possui várias outras propriedades e casas, algumas arrendadas, que lhe engrossam os rendimentos e o fazem pagar de imposto  8730 reis.
Segue-se o Doutor Raimundo José de Sousa neste ano Juiz de Fora da Golegã, posteriormente será Desembargador, com “uma quinta com terras de pão, vinhas e olivais” que rende   36600 reis. Possui “mais vários olivais fora dos muros da quinta que rendem um ano por outro cinquenta alqueires de azeite mais 2 000 reis”.Paga de Imposto 2770 reis.
O Estalajadeiro João Rodrigues possui, além do rendimento obtido pelos serviços prestados na sua estalagem, de cujo edifício paga renda ao Doutor Raimundo, uma vinha à Ramalheira, de q paga renda ao Doutor Raimundo Sousa três alqueires de trigo q lhe rende um ano por outro além do dito foro oitocentos e vinte réis. Paga de imposto 254 reis.
Por último João Pereira, Moleiro, além do moinho de que também é foreiro, possue um bocado de terra na ramalheira, um bocado de vinha, uma terra junto as caias dallém e desta paga renda ao Doutor Raimundo. Paga de imposto 171 reis.

Natural de Porto da Lage num desígnio nacional

O Prof. Henrique Carmona da Mota e o Decréscimo da Mortalidade Infantil em Portugal.


                                            

entrevista  aqui

17 de março de 2012

Disturbios em Porto da Lage (continuação)

Continuam os abusos na estação de Paialvo com bulhas entre os cocheiros, que dizem obscenidades e disputam, à força, os passageiro.
Jornal “A Emancipação” 13 de Abril 1879

Disturbios em Porto da Lage

“ Nesta sessão  compareceu o Dr. José de Melo, Administrador deste concelho que declarou que sendo um facto público o mau serviço praticado na Estação de Payalvo pelos  cocheiros e condutores auxiliares dos veículos que para ali fazem carreira, pertencentes a Francisco Pereira da Silva Sardo e António Pereira Campeão Sobrinho, desta cidade, o que tem dado lugar a diferentes queixas por parte do público, principalmente em virtude das violências praticadas pelos referidos cocheiros e condutores para com os passageiros a quem têm chegado a rasgar o fato, na ocasião de os puxarem para entrarem nos seus respectivos veículos, para lucrarem o preço do transporte, tendo essas ocorrências motivado tais desinteligências entre os sobreditos cocheiros e condutores que os têm levado à desordem.
Que são tão lastimosos estes acontecimentos e tão reconhecidos pela câmara a necessidade de os fazer cessar, que já para esse fim tem mandado à estação o seu zelador, mas como nada conseguisse, oficiou a mesma Câmara à Administração do Concelho pedindo-lhe o seu auxilio para o serviço de policia na mesma estação. Em vista dessa requisição e no cumprimento dos seus deveres, remeteu um exemplar das Posturas ao Regedor da Madalena, recomendando nessa ocasião que se apresentasse na Estação de Paialvo  à chegada dos comboios o maior número de vezes possível, e que fizesse cumprir rigorosamente as Posturas Municipais.
Sentia que todas as medidas até hoje adoptadas não tivessem produzido um resultado satisfatório parecendo até que era crescente o mau serviço na Estação, pelo que lhe parecia que a frequência dos abusos ali praticados só poderia evitar-se indo os dois oficiais de diligências alternadamente cada um deles, encarregados de fazer o serviço de policia na aludida Estação à chegada de todos os comboios".
in sessão da CMT de 17 de Março de 1879.

O Rei D.Carlos em Porto da Lage, 1901

 “Em direcção aos Vales para tomar parte nalgumas caçadas promovidas por António Peres, aos javalis, que por aqueles sítios abundam, passou por esta cidade 5.ªfeira El-rei D. Carlos. Na estação de Paialvo foram esperá-lo: a Câmara Municipal; capitão Freitas, Administrador do Concelho; Conselheiro João Tamagnini Barbosa e Corpo Judicial. Quando chegou o comboio, a Filarmónica de Paialvo executou o Hino da Carta”.

in jornal «A Verdade», 5 de Maio de 1901

O Rei D.Carlos numa caçada, nos Vales, Ferreira do Zêzere.
"De regresso dos Vales, onde foi tomar parte numa caçada aos javalís, em que foi morto um destes animais e feridos dois ....à estação de Paialvo, foram de Tomar acompanhar El-Rei, numerosos cavalheiros. Consta-nos que El-Rei ficou muito satisfeito da maneira como foi recebido".

in jornal «A Verdade», 12 de Maio de 1901

A Rainha em Porto da Lage em 1900

A Rainha D.Amélia e os doisfilhos Luís Filipe
 e Manuel em 1893, foto retiradade um album
 de fotos da família real (nada tem a ver com a citada vizita)
«No dia 6 de abril de 1900 veiu de visita a Thomar, inesperadamente, a rainha Senhora D.Amelia de Orleans, acompanhada pelos seus dois filhos D. Luiz Filippe e D. Manuel, e pelos dignitários de serviço. Foi recebida pela Camara que a foi esperar ao principio da estrada de Payalvo, onde os trens se encontraram, sendo o Municipio representado por mim e pelos vereadores Lima, Silverio e Ernesto Campeão. Visitou os Paços do Concelho, o convento de Christo, e as egrejas da Senhora da Conceição, de S. João, de Santa Iria e de Santa Maria dos Olivaes e as fabricas do Algodão e do Prado. A Camara, que sempre a acompanhou n'estas visitas, acompanhou-a tambem ate a estacão de Payalvo, onde entrou no comboio expresso em que viera e em que regressou a Lisboa, mostrando - se satisfeita peIa maneira como foi recebida. Em sessao de 19 do referido mez a Camara deIiberou congratuIar-se com esta visita.
A rainha deixou ao presidente da Camara, que eu era, a quantia de 100$000, sendo 60$000 rs. para os pobres e 40$000 rs para as duas phiIarmonicas que tocaram durante as poucas horas que sua Magestade foi visitante da nossa cidade; assim foram distribuídos.»
In “J.Torres Pinheiro, Quatorze annos de Administração Municipal e Alguns subsídios para a história de Thomar edição do autor, 2.ª edição, Lisboa 1920 (pgs.76,77)

16 de março de 2012

Capela de S.João em Porto da Lage


Capela construída no inicio dos
anos 70 do sec. XX
  Sem o saber, o dr. Henrique Pereira da Motta, que erigiu esta ermida, seguiu um "arquétipo" fenício. A começar pela escolha do sítio, nos Vales ou junto aos Vales. Este topónimo não tem a ver com a orografia (se o tivesse seria um contra-senso porque fica num alto) mas com a antiga cultura e religião dominante: a fenícia. Vales é uma deformação de Baal (Senhor) a divindade suprema da Fenícia. O facto de ter sido erigida num cabeço também está de acordo com as religiões semitas que se sentem atraídas pelas alturas. Esta acrofilia também se verifica ao nível da religião popular portuguesa.
A capela é dedicada a S. João. Ora S. João, no entender de Moisés Espírito Santo "encontra-se associado a uma divindade popular fenícia que é o Sol, ao messianismo hebraico...Antes de mais, S. João é deus solar...Baalseiman (Deus Sol)...A sua parceira era a Lua (Ishtar)..." A festa de S. João representa a cristianização de um antigo culto solar.
A forma hexagonal da capela..."corresponde ao perímetro do emblema solar formado por dois triângulos cruzados (o signo de seimão), um emblema do Sol, por referência à divindade Baal Seiman, Senhor Sol. O perímetro hexagonal sob o qual assenta a capela (de Gulpilhares) seria a "casa do Sol" (V. Moisés E.S. "Origens Orientais da Religião Popular Portuguesa")
As formas mais antigas dos cultos fenícios tinham lugar em sítios altos, ao ar livre, recorrendo a pedras como meio de sinalizar o local sagrado. As Pedras, conhecidas por bétilos representavam não a divindade, mas "Beth El", a casa de Deus. O local onde foi construída a capela era um local pedregoso, de tal modo que um poema que o dr. Motta escreveu para a inauguração começava com estas palavras: "Entre as pedras foi erguida..."



Porto da Lage e os transportes no ínicio do sec.XX

carro- tipo referido no texto.

Quando não havia ramal de Tomar, os passageiros saíam do comboio em Porto da Lage onde havia carros de mulas para os levar à cidade. Havia três classes como nos comboios; os preços eram diferentes mas os lugares eram semelhantes. Aos que reclamavam, o tio Manuel Augusto replicava que mais tarde perceberiam a razão.
No início das subidas mais suaves, apeavam-se os da terceira classe; depois os da segunda e, por vezes, os da primeira.Nas ladeiras mais íngremes os da terceira eram chamados a empurrar e assim sucessivamente até que, perto do cume, até os da primeira, contrariados, ajudavam. Era em Cem Soldos.

(texto publicado  aqui por H.C.M em 25.3.07)

Baptismo de Josepha, natural de Porto da Lage



 Cópia do livro de Assentos de Baptismo
1691-1713 da Paróquia da Madalena - Tomar, ANTT

"Ao primeiro dia do mês de setembro de mil seiscentos e noventa e sete anos baptisei e pus os santos óleos a Josepha filha de Joseph Lopes e de sua mulher Maria Lopes moradores no porto da lagem. Padrinho Joseph Godinho Ribeiro por procuração de Luísa Reis da Ribeira de ...... Bispado de Leiria e por ser verdade fiz este termo que assinei dia e mês dra ut sup
Frei António Amador "

A mãe e a Criança- Jon Steen (1625-1679)

15 de março de 2012

Porto da Lage e a Estação de Paialvo


Porto da Lage, tal como a conhecemos, nasceu com a chegada do comboio em 1864.
              A Linha do Norte, no seu traçado entre o Entrocamento e Coimbra tinha, duas paragens à frente daquele, uma pequena estação de 4.ª categoria, chamada de Payalvo, localizada precisamente em Porto da Lage.



Mas Porto da Lage, ou Porto da Lagem, já existia. Localização de um Moinho na Ribeira da Beselga, de uma estalagem à beira da velha Estrada Real que durou até finais do sec.XVIII ou nome de Quinta, Porto da Lage sempre esteve ali- varzea à beira da Ribeira da Beselga,

14 de março de 2012

O Que viu Lady Jackson?



                                    
                                                 Imagens de Portugal rural da época, retratadas pelo percursor
                                                 do Naturalismo em Portugal - Silva Porto

As uvas de Porto da Lage que Lady Jackson admirou

Chegamos a Payalvo (Paialvo) estação da interessantissima cidadesinha de Thomar. Os arrabaldes são bonitos, com graciosas estradas enverdecidas, e toda a campina em redor ás ondulações graciosas. O arvoredo é magnifico. Como os olhos se refrigeram n'aquellas copas de folhagens! A terra faz muita differença do que é lá para Santarem. Aqui não ha aquelle faiscar cauzado pelas scintillações do saibro branco tão incommodas para a vista. Feracissima vegetação, flores e fructos por toda a parte em abundância. Desejava que visse os esplendidos cachos de uvas que comprei n'esta estação, a uma rapariga rozada, de ollios ardentes e chapéu desabado e empennachado de murtha e cravos. O cacho estava mais perto de pesar dous arráteis que um. Os bagos todos perfeitos e grandes, verdes e levemente tintos de azul. «Quanto é?» perguntei eu quando ella m'o chegou a portinhola da carruagem, «é uma pataca, minha senhora». Uma pataca é quarenta reis.

Eu poderia obte-lo por trinta, se regateasse, mas apenas encolhi os hombros, a la portugaise, e respondi: «Caro, muito caro».                                    Ao que ella redarguiu com razão:« Porém, é tão boa». Estufa nenhuma ainda produziu mais perfeita pintura, nem mais delicioso sabor. Tencionara eu, n'esta direcção, estender a minha viagem a Thomar, que contém diversos edifícios antigos, e outras relíquias do passado.
Trecho de «A Formosa Lusitânia» por Lady Jachson,  tradução de Camilo Castelo Branco1878

Lady Jackson em Porto da Lage em 1873

Em 1873, de Junho a Outubro, Catherine Charlotte Jackson viaja por Portugal.
Das suas impressões sobre o nosso país resulta um livro "Fair Lusitânia" que será traduzido para português por Camilo Castelo Branco.
Também Porto da Lage faz parte deste "livro digno e honrado", como lhe chamou aquele escritor, embora o considere cheio de "inexactidões" e "excentricidades".

Gervásio Lobato em Porto da Lage em 1885


"Finalmente, como tudo passa n'este mundo, passaram-se os vinte minutos d'espera do Entroncamento e d'alli a coisa d'um quarto d'hora chegavamos a antiga estação de Payalvo, agora tão abreviada por Thomar que ate Ihe tirou o seu velho nome, e apeavamo-nos a correr.
A estação é pobre e modestissima.
A porta, - do outro lado - estacionam tres char-a-bancs medonhos, cremos que ainda da epocha dos templarios, e onde uns conductores mal vestidos accomodavam os passageiros com o mesmo carinho como que em Nantes se accomodavam sardinhas em latas.



char-a-banc
Com menos ainda, porque os fabricantes das conservas fazem certo capricho em que as suas sardinhas fiquem bem acariciadinhas e os homens do char-abancs importavam-se pouco com isso.
Gragas a Deus, e a um barbeiro da travessa da Victoria nós tinhamos mandado prevenir o Prista, o dono do melhor hotel de Thomar, para que enviasse à estação umas carruagens.
Essas carruagens são boas, commodas, tem bom

gado e fazem excellente serviços

A estrada da estação de Payalvo a Thomar é uma bella estrada real, cheia de excellentes pontos de vista, mas parece que não tem fim.
E comprida como o demónio, o caminho da estação à cidade, e ao cabo de boa meia hora de andar a bom andar, chegamos à cidade
".[extracto do artigo "Três dias em Thomar" publicado na revista "O Occidente"-1885] 

A Fonte 2

Hoje, já não somos, nem nos julgamos, obrigados a agradecer ...só desrespeitamos...

A Fonte 1

Num tempo  em que, apesar do esforço ser nosso, ainda se agradecia respeitosamente (a quem de direito?) ....

A Fonte

A fonte foi construída por iniciativa da população, para prover às suas necessidades.