Esta água foi nascer/Naquela encosta do monte/Para vir dar de beber/A quem passar pela fonte
Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
2 de julho de 2012
Quando
Quando o meu corpo apodrecer e
eu for morta
Continuará o jardim, o céu e o mar,
E como hoje igualmente hão-de
bailar
As quatro estações à minha porta.
Outros em Abril passarão no pomar
Em que eu tantas vezes passei,
Haverá longos poentes sobre o mar,
Outros amarão as coisas que eu amei.
Será o mesmo brilho a mesma festa,
Será o mesmo jardim à minha porta,
E os cabelos doirados da floresta,
Como se eu não estivesse morta.
Sofia de Melo Breyner (1919,2004)
Tinha uma pedra
Antes |
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra
Agora |
28 de junho de 2012
São Pedro
Não é poema simpático, não senhor, mas é com boa vontade, no dia do santo, e é de Poeta.
S.Pedro
Tu, que Diabo?, és velho.
És o único dos trez que traz velhice
Ás festas. Tuas barbas brancas
Têm contudo um ar terno
A que o teu duro olhar não dá razão.
Parece que com essas barbas brancas
Por um phenomeno de imitação
Pretendes ter um ar de Padre Eterno.
Carcereiro do céu, isso é o que és.
Basta ver o tamanho d'essas chaves —
As que Roma cruzou no seu brasão.
Segundo aquelle passo do Evangelho
Do "Tu és Pedro" etcetera (tu sabes),
Que é, afinal uma fraude
Meu velho, uma interpolação.
Carcereiro do céu, que chaves essas!
Nem dão vontade de ser bom na terra,
Se, segundo evangélicas promessas
Vamos parar, ao fim, a um céu claustral.
Isso — fecharem-me — não quero eu,
Nem com Deus e o que é seu
Que o estar fechado faz-me mal
Até na beatitude do teu céu,
Entre os santos do paraíso,
(A liberdade — Deus dá a Deus —
Um Deus que não sei se é o teu),
O estar fechado, aqui ou alli, dizia eu
Faz-me terríveis cócegas no juizo.
Enfim, que direi eu de ti,amigo
Que não seja uma coisa morta,
Anti-popular, gongorica,
Por fruste deselegante,
Como de quem. sem saber nada. exhausto,
Começo por duvidar bastante,
Desculpa-me chaveiro antigo,
De que tivesses existência histórica.
Mas isso, é claro, não importa
Se nos trazes
A alegria da singeleza
Ou a bondade que não sabe ter tristeza.
O peor é que nada d'isso fazes.
O teu semblante é duro e cru
E as barbas que roubaste ao Deus que tens
Só arrancam aos dandies teus loquazes
Ditos de dandies cinicos desdens.
Que diabo, és uma série de ninguens.
O Santo são as chaves,e não tu.
Para uns és S. Pedro, o grão porteiro,
S.Pedro
Tu, que Diabo?, és velho.
És o único dos trez que traz velhice
Ás festas. Tuas barbas brancas
Têm contudo um ar terno
A que o teu duro olhar não dá razão.
Parece que com essas barbas brancas
Por um phenomeno de imitação
Pretendes ter um ar de Padre Eterno.
Carcereiro do céu, isso é o que és.
Basta ver o tamanho d'essas chaves —
As que Roma cruzou no seu brasão.
Segundo aquelle passo do Evangelho
Do "Tu és Pedro" etcetera (tu sabes),
Que é, afinal uma fraude
Meu velho, uma interpolação.
Carcereiro do céu, que chaves essas!
Nem dão vontade de ser bom na terra,
Se, segundo evangélicas promessas
Vamos parar, ao fim, a um céu claustral.
Isso — fecharem-me — não quero eu,
Nem com Deus e o que é seu
Que o estar fechado faz-me mal
Até na beatitude do teu céu,
Entre os santos do paraíso,
(A liberdade — Deus dá a Deus —
Um Deus que não sei se é o teu),
O estar fechado, aqui ou alli, dizia eu
Faz-me terríveis cócegas no juizo.
Grão Vasco (1475,1542) São Pedro |
Enfim, que direi eu de ti,amigo
Que não seja uma coisa morta,
Anti-popular, gongorica,
Por fruste deselegante,
Como de quem. sem saber nada. exhausto,
Começo por duvidar bastante,
Desculpa-me chaveiro antigo,
De que tivesses existência histórica.
Mas isso, é claro, não importa
Se nos trazes
A alegria da singeleza
Ou a bondade que não sabe ter tristeza.
O peor é que nada d'isso fazes.
O teu semblante é duro e cru
E as barbas que roubaste ao Deus que tens
Só arrancam aos dandies teus loquazes
Ditos de dandies cinicos desdens.
Que diabo, és uma série de ninguens.
O Santo são as chaves,e não tu.
Para uns és S. Pedro, o grão porteiro,
Para outros as barbas já citadas,
Para uns o tal fatidico chaveiro
Que fecha à chave as almas sublimadas.
Para uns tu fundaste a Roma do Papado
(Andavas bêbado ou enganado
Ou esqueceste
O teu posto quando o fizeste)
E para outros enfim, como é o povo
E segundo as ideas que elle faz,
És quem lhe não vem dar nada de novo —
Umas barbas com S. Pedro lá por traz.
É difficil tratar-te em verso ou prosa,
Tudo em ti, salvo as barbas, é incerto,
Tudo teu, salvo as chaves, não tem ser
E a alma mais humilde é clamorosa
De qualquer coisa que se possa ver,
Em sonho até, qual se estivesse perto.
Olha, eu confesso
Que nunca escreveria
Este vago poema, em que me apresso
Só para me ver livre do teu nada,
Se não fosse para dar um cunho
A este livro da triologia
(Santo António, S. João, S. Pedro —
De popular, que bem que soa!)
Mas porque diabo de intuição errada
E que vieste parar a Junho
E a Lisboa?
Isto aqui ainda tem
Um sorriso que lhe fica bem,
Que até, até
No teu dia,
(O estupor velho
Como um chavelho,)
Nas ruas
O povo anda com alegria,
É fé,
Não em ti nem nas barbas tuas
Mas no que a alegria é.
Olha, acabei.
Que mais dizer-te, não sei.
Espera lá, olha
Roma, fingindo que viceja,
Lentamente se desfolha.
Teu ultimo gesto seja
Um gesto volvente e mudo.
Se tens poder milagroso,
Se essas chaves abrem tudo,
Deixa esse céu lastimoso.
Deixa de vez esse céu,
Desce até à humanidade
E abre-lhe, enfim no mudo gesto teu,
As portas do Inferno, e da Verdade.
Fernando Pessoa, Os Santos Populares
Para uns o tal fatidico chaveiro
Que fecha à chave as almas sublimadas.
Para uns tu fundaste a Roma do Papado
(Andavas bêbado ou enganado
Ou esqueceste
O teu posto quando o fizeste)
E para outros enfim, como é o povo
E segundo as ideas que elle faz,
És quem lhe não vem dar nada de novo —
Umas barbas com S. Pedro lá por traz.
É difficil tratar-te em verso ou prosa,
Tudo em ti, salvo as barbas, é incerto,
Tudo teu, salvo as chaves, não tem ser
E a alma mais humilde é clamorosa
De qualquer coisa que se possa ver,
Em sonho até, qual se estivesse perto.
Olha, eu confesso
Que nunca escreveria
Este vago poema, em que me apresso
Só para me ver livre do teu nada,
Se não fosse para dar um cunho
A este livro da triologia
(Santo António, S. João, S. Pedro —
De popular, que bem que soa!)
Mas porque diabo de intuição errada
E que vieste parar a Junho
E a Lisboa?
Isto aqui ainda tem
Um sorriso que lhe fica bem,
Que até, até
No teu dia,
(O estupor velho
Como um chavelho,)
Nas ruas
O povo anda com alegria,
É fé,
Não em ti nem nas barbas tuas
Mas no que a alegria é.
Olha, acabei.
Que mais dizer-te, não sei.
Espera lá, olha
Roma, fingindo que viceja,
Lentamente se desfolha.
Teu ultimo gesto seja
Um gesto volvente e mudo.
Se tens poder milagroso,
Se essas chaves abrem tudo,
Deixa esse céu lastimoso.
Deixa de vez esse céu,
Desce até à humanidade
E abre-lhe, enfim no mudo gesto teu,
As portas do Inferno, e da Verdade.
Fernando Pessoa, Os Santos Populares
27 de junho de 2012
Leituras de Verão
Não resisti a roubar daqui http://diasquevoam.blogspot.pt/ . Senhores, o que eu li disto!
Metida dentro de antiga arca de guardar cereais, na penumbra de um celeiro, durante um Verão escaldante em Porto da Lage! Em dias iguais aqueles que, calculo, se fazem sentir hoje por lá!
Metida dentro de antiga arca de guardar cereais, na penumbra de um celeiro, durante um Verão escaldante em Porto da Lage! Em dias iguais aqueles que, calculo, se fazem sentir hoje por lá!
25 de junho de 2012
SEC.XVIII
O ouro do Brasil; o esbanjamento de D.João V; os coches doirados enviados ao Papa; as casacas de brocado e cetim bordados a ouro; Mafra e as procissões. O Marquês e o suposto desenvolvimento; o "meter na ordem" o jesuíta e o nobre incapaz. A rainha louca e o "reviralho".
O colchão dentro do toucado
Eis os clichés do século XVIII. Todos criados no século que se seguiu pela classe que se seguiu - a burguesia engrandecida naquele século, que tratou de acabar com um mundo, separarando eficientemente cabeças dos respectivos corpos, produzindo brutalmente, com carvão, vapor e milhões de horas de trabalho de ex-camponeses, outro mundo. O que conhecemos. Com cidadãos nascidos iguais, com os mesmos direitos, com bem estar. Por quanto tempo?
A burguesia, a fonte maligna da riqueza e de todos os males e a fonte benigna dos nossos princípios e da nossa democracia, dependendo da ideologia de quem vê, foi sempre incipiente em Portugal, tal a vontade que sempre teve de subir ao patamar seguinte. Era a forma de se sentir respeitada, pois parece que o tuga teve sempre o seu fraquinho pela fidalguia e vontade de ridicularizar quem se queria "agigantar" através do subir na vida por meio do trabalho.
Eis um exemplo, da "middle-class" achincalhada nos seus hábitos de imitação da nobreza:
O colchão dentro do toucado
Chaves na mão, melena desgrenhada,
Batendo o pé na casa, a Mãe ordena
Que o furtado colchão, fofo e de pena,
A filha o ponha ali ou a criada.
A filha, moça esbelta e aperaltada
Lhe diz co´a doce voz que o ar serena:
“Sumiu-se-lhe um colchão, é forte pena!
Olhe não fique a casa arruinada …”
Lhe diz co´a doce voz que o ar serena:
“Sumiu-se-lhe um colchão, é forte pena!
Olhe não fique a casa arruinada …”
“Tu respondes assim? Tu zombas disto?
Tu cuidas que, por ter pai embarcado,
Já a mãe não tem mãos?” E dizendo isto,
Tu cuidas que, por ter pai embarcado,
Já a mãe não tem mãos?” E dizendo isto,
Arremete-lhe á cara e ao penteado.
Eis senão quando (caso nunca visto)
Sai-lhe o colchão de dentro do toucado.
Eis senão quando (caso nunca visto)
Sai-lhe o colchão de dentro do toucado.
Nicolau Tolentino de Almeida (1741-1811)
23 de junho de 2012
Noite de S.João
Na noite de S. João
Há fogueiras e folias
Gozam uns e outros não
Tal como nos outros dias
Fernando Pessoa
20 de junho de 2012
Chamavamos-lhe um figo ...
Estudo para uma figueira, John Singer Sargent (1856, 1925) |
Quando tiraste da cesta
Os figos que prometeste
Foi em mim dia de festa
Mas foi a todos que os deste
Fernando Pessoa
Acerca da origem da figueira não costuma haver dúvidas - a gente lembra-se do Adão e da Eva e da maçã (ora aí está outra arvore coeva - a macieira) e tal e tal, e lá aparecem as folhas da dita agregadas à grande transgressão original e às consequentes agruras desta vida.
Mais tarde, não lhe bastando ser velhinha como o pecado, a pobre figueira foi amaldiçoada, só porque outro infeliz não conseguiu, também, fugir ao seu destino e à tentação e se lembrou, depois, de pôr termo à vida pendurado num dos seus braços.
Pobre figueira que, sem ter culpa nenhuma, anda tão mal falada e, sobretudo, tão mal associada às maldades e aos fados destes pobres mortais que, parece, também não têm culpa nenhuma do que os deuses e os seus caprichos querem fazer com eles!
Pois a figueira é velha, era isto que eu queria dizer, terá vindo das ásias há milhares de anos, fixou-se no Mediterrâneo (estão a ver os posts turisticos, com tâmaras, e mar azul e Capri, e o Tibério, etc, etc, e estão também a ver no cinema a família do imperador a matar-se toda entre si, com figos envenenados?, pois é esse Mediterrâneo!). Por essa época já haveria figueiras no território que é hoje Portugal. Mas não há muitas notícias disso. As caravelas transportavam frutos secos, entre eles os figos, e os frescos deviam ser de causar inveja, como anuncia o personagem de Gil Vicente em 1519:
Olhade mulher de bem
Dizem qu’em tempo de figosNão há hi nenhuns amigos
Nem os busque então ninguém
E diz o exemplo dioso,
Que bem passa de guloso
O que come o que não tem
Muita água há em Boratem
E no poço do tinhoso
E em Porto da Lage, quando começaram as figueiras? Não sei, mas gostaria de saber. Alguém sabe?
No sec.XVIII, data em que há documentos referentes às culturas existentes na zona, o figo não teria valor comestível significativo, pois não figura como doce ou fruta de eleição, como a romã e o marmelo, por exemplo. Muito menos seria um bem capaz de produzir rendimento, pois não era taxado como o eram as vinhas, as oliveiras ou o trigo.
No sec.XIX há muitas referências à existência de alambiques no concelho de Tomar, a freguesia da Madalena é a que apresenta maior número, logo a seguir à sede de concelho. Estará isso relacionado com a produção de figos?
É claro que a produção de figos vindimos destinados ao mercado do figo passado, para consumo humano, animal e para a industria, teve o seu auge durante quase todo o século XX e Porto da Lage esteve no centro de toda aquela produção,
No fim dos anos sessenta a figueira ainda ocupava lugar considerável na sua economia agrícola. E, há falta de dados, correctos e rigorosos sobre esta produção, socorro-me da memória, fugidia e, se calhar, fantasiosa, tanto mais que se trata de lembranças de criança. Não peço desculpa por isso, só ajuda, se acharem importante corrigir-me e acrescentar o que aqui vai.
Lembro-me de se fazerem os terreiros, círculos quase perfeitos de terreno limpo, com o tronco da figueira ao centro, destinados a facilitar a apanha dos figos.
Apanhar as passas [de figo] era trabalho duro, não tão duro quanto o apanhar da azeitona por fugir aos rigores do frio e da chuva, dizia quem o fazia, mas que a mim me parecia igual pois o dobrar da espinha nos calores ferozes de Agosto para apanhar do chão as pequenas passas pretas não era castigo que se desejasse a ninguém.
Os figos caídos no chão eram assim apanhados e colocados em cestas de vime, por vezes já em modernos baldes de plástico, e depois transferidos para os tabuleiros de madeira para secarem. Os tabuleiros com os figos expostos circulavam de forma a apanharem luz, de feição que nunca percebi, talvez se evitasse o sol directo, não sei.
As passas eram regularmente mexidas, retiradas as melhores e as piores. Foi este o único trabalho agrícola que alguma vez vi a minha avó fazer – escolher as passas. As com mais bom aspecto, lisas, secas e gordas eram postas em sacos de pano, destinadas ao consumo de casa ou para vender. As muito más iam para os porcos, as restantes eram o grosso, o negócio. Vendiam-se à arroba. Os preços eram tabelados de cima, todos os anos se esperava por saber “a como estariam este ano” e se discutia depois se tinha “dado” ou “não dado” atendendo “ao preço do pessoal” e a "estar tudo muito caro".
Jornal Cidade de Tomar, 19.10.1947 |
Da época do figo "ir para a fábrica" e do seu transporte, está registado no meu cérebro um cheiro intenso a um caldo fumegante, que atravessava a povoação e desaguava na ribeira em torrentes pastosas, castanhas, que se perdiam por entre os canaviais e impediam que a roupa continuasse a ser lavada nas margens baixas relvadas do seu leito, onde um fio transparente tinha corrido durante todo o Verão.
Depois, seguia-se a corrida "ao destilado". Tractores, camionetas, carroças com velhas dornas de madeira ou recipientes mais modernos, burros de albardas com baldes dentro (como o da minha invejada colega de escola Teresa - como eu gostaria de ir de burro, como a Teresa) transportavam em sentido inverso os despojos da destilação do figo, destinados à alimentação dos animais.
Vivia-se ainda o tempo do contínuo e ininterrupto circulo alimentar. Nada se perdia!
Em Outubro, passava-se pela feira "das passas" na Rua dos Arcos, pela Feira de Sta Iria. Só se passava mesmo! Nunca se comprava nada, acho que só se cirandava por lá para os adultos se inteirarem dos preços, e para nos encurtarem o tempo da estada na feira propriamente dita, a que interessava, pois então (acreditávamos nós, aborrecidos, as crianças)!
Mas não era por isso que nos faltavam durante o resto do Outono, e no Inverno, as deliciosas "sanduiches" das passas de figo recheadas de nozes, as minhas preferidas, e de amêndoas. Tudo acompanhado de passas de uva.
Não havia preocupações calóricas, havia caloroso mimo de avó.
Onde quer que esteja, a avó desculpa este trocadilho pindérico, não desculpa? Não herdei aquele talento fabuloso de dizer graças e fazer quadras, como a avó!
19 de junho de 2012
No entardecer da terra
No entardecer da terra
O sopro do longo Outono
Amareleceu o chão.
Um vago vento erra,
Como um sonho mau num sono,
Na lívida solidão.
Soergue as folhas, e pousa
As folhas, e volve, e revolve,
E esvai-se inda outra vez.
Mas a folha não repousa,
O vento lívido volve
E expira na lividez.
Fotografias de J.Alegria |
Eu já não não sou quem era;
O que eu sonhei, morri-o;
E até do que hoje sou
Amanhã direi, quem dera
Volver a sê-lo!... Mais frio
O vento vago voltou.
Fernando Pessoa, in Poesias
18 de junho de 2012
Ponte
"Detive-me na ponte, debruçado,
Mas a ponte era falsa - e derradeira.
Segui no cais. O cais era abaulado,
Cais fingido sem mar á sua beira...
...
- Por sôbre o que Eu não sou há grandes pontes
Que um outro, só metade, quer passar
Em miragens de falsos horizontes -
Um outro que eu não posso acorrentar..."
Mário de Sá-Carneiro, in 'Indícios de Oiro'
17 de junho de 2012
Flor da Murta
D.JoãoV, 1689-1750 |
Oh! flor da murta
Raminho de freixo
Deixar d'amar-te
É que t'eu não deixo.
Morrer sim
Mas deixar-te não
Oh! flor da murta
Amor do meu coração.
Oh! flor da murta
Do meu coração
Deixar d'amar-te
Ai não deixo, não
Estes são os versos de uma cantiga do sec. XVIII supostamente alusivos aos amores de D.João V com D.Luisa Clara de Portugal, cognominada Flor da Murta. Estes dramas amorosos e, neste caso, indutores de casos trágico-cómicos, como aquele em que o Duque de Lafões foi salvo de um destino pior do que a morte graças à miraculosa frase de Frei Gaspar da Encarnação "Não queira meter-se Vossa Magestade no inferno !"podem ler-se na nova literatura portuguesa, que anda agora muito interessada nas novelas históricas, ou, para facilitar, num destes blogs
Mas é a flor da murta, literalmenta a flor que o arbusto murta (Myrtus communis, gentileza da wiquipédia) oferece, que nos faz continuar no século XVIII. Sabiam que nesta época, Tomar e arredores (quem sabe Porto da Lage) eram um grande produtor da água odorífica criada a partir daquela flor? Vejamos o que conta sobre isso, a propósito da produção alimentar local, como agora se diz, o Padre António Carvalho da Costa:
É esta vila[Tomar] e todo o seu termo copiosamente abundante de azeite, bastante pão e bons vinhos, regaladas frutas, em que se singularizam as gamboas, marmelos, e romãs, que se produzem pelas hortas e pomares e quintas, de que há muita quantidade, de recreação e rendimento, com fontes, tanques e alegretes de muito custo e muito aprazíveis. Os valados dos olivais e matos são pela maior parte de murta, cujas flores destiladas dão tanta cópia de água hodorífica que não se pode crer a quantidade de almudes, que desta vila se mandam para a corte, de que se faz grande estimação. É também fértil de coelhos, lebres, perdizes e em extremo tordos. Bem provida de carne com cinco açougues, e de peixe, por ficar catorze léguas da costa da Pederneira, donde vem fresquíssimo, e três do Tejo, que a provê de mugens, fataças, sáveis, sabogas e lampreias, e do Zezere, ainda mais vizinha, com que participa de todo o pescado da água salgada e doce(1).
A colheita da flor da murta já não seria coisa
pouca cem anos antes, seria já então um bem com algum valor e sofreria protecção comercial, pois nas Posturas camarárias de 1607, de que já se falou neste blog, se determinava o seguinte - "toda a pessoa que for à flor da murta a não poderá apanhar em valados de vinhas, hortas, cerradas, tapadas semeadas, pela banda de dentro, com pena de 500 réis, e só a poderá apanhar pela banda de fora, e subindo aos ditos valados ou destapando-os pagará a dita pena".(2)
1- Corografia Portuguesa e Descrição Topográfica do Famoso Reino de Portugal, do Padre António Carvalho da Costa, 1717, pag.162.
2- A.M.T pag. 62, vol. 1581-1700
Imagens retiradas da net
15 de junho de 2012
Contratar um médico ....
De como a Vila de Thomar e seu Termo alcançou um Médico
(em cinco actos e três anos)
1- Da deliberação
Nesta[sessão da Câmara de 28 de Maio de 1788] ,foi proposto pelo Procurador do Concelho, que sendo da obrigação da Câmara prover no bem público, e sendo a saúde o negócio mais interessante ao mesmo público, se achava esta Vila e seu Termo em grande precisão de ter um médico, e ser ele obrigado e pronto para acudir a todos, quando for chamado e, porquanto, de 2 que há na terra, além de nenhum deles ter partido do público, se acham ambos quase inválidos, pela sua idade, para satisfazerem e ocorrerem à dita necessidade, além de se achar deles, o mais hábil. ocupado com o partido do Convento de Cristo; e porque considerada a diferença dos tempos, o partido de 60$000 réis, para que há Provisão de Sua Magestade, não é hoje bastante para que esta Vila consiga um médico hábil; e que, portanto, devia ter aumento o tal partido antigo, e requerer-se para isso Provisão a Sua Magestade; o que agradou logo, e pareceu justo a todo o Corpo da Câmara, assentando todos que aos 60$000 réís antigos se acrescentassem mais 100$000 rêis, Fíntado, no lançamento das sisas, e que, para isso, se recorresse a Sua Magestade. E se mandou passar Certidão disto e da Provisão do Partido Antigo.
2- Da adjudicação e deveres do dito.
Na Sessão de 23 de Janeiro de 1789, sendo mandados entrar o Juiz do Povo e homens da Governança do Povo, para lhes propôr a deliberação tomada por este Senado acerca da eleição e aceitação do médico para o Partido desta Vila e seu Termo, lhes foi dito que pela necessidade e precisão em que estava todo este Termo de um Médico que fosse obrigado a acudir às necessidades e enfermidades do Povo, se tinha solicitado e conseguido de Sua Magestade faculdade para estabelecer 160$000 réís de partido para um Médico, e que, tratando-se da sua eleição, não achava a Câmara outro hábil em quem se provesse o dito Partido mais que o Bacharel João José Leite de Mesquita, que se oferecia aceitá-lo com as condições seguintes:
1.º - Que toda a despesa feita para se alçançar a dita Provisão para o estabelecimento do seu partido seria por conta dele, e se descontaria no seu ordenado do seu primeiro ano.
2.° - Que dentro deste primeiro Ano, contado do dia da sua posse, poderá ele ser despedido pela Câmara desta Vila, e privado do dito Partido, para os anos. seguintes, sem que para isso seja necessário cousa alguma mais do que não gostar dele, pelo livre arbítrio da mesma Câmara, e do Povo, nela igualmente representada.
3.° - Que passado o dito primeiro Ano, não será despedido senão faltando ele a alguma das seguintes condições:
III - Que ele será obrigado a toda a hora a que for chamado ir ver qualquer doente desta Vila e seu Termo, e se não demorar com o pretexto a obrigação alguma acerca da paga, porque deve ir logo que for chamado, e feita a cura, e somente então poderá demandar o mesmo pagamento quando as partes voluntàriamente lho não satisfaçam, e que neste pagamento não excederá nunca os usos e costumes desta terra.
E que, nestes termos, parecia bem à Câmara que se aceitasse o referido Médico, o que lhes propunham, para ouvir a sua deliberação; o que sendo ouvido pelos ditos homens da Governança do Povo, uniformemente declararam que eram contentes desta Providência e eleição da Câmara, por cuja razão se mandou entrar também o referido Médico; o qual, sendo-lhe lido todo este Auto, respondeu que aceitava o Partido que se lhe oferecia, debaixo de todas as condições acima escritas, às quais se sujeitava. E pela referida forma assinaram todos com os referidos Camaristas e eu, Mateus Rodrigues de Castro, o escrevi. Sequem-se as assinaturas dos Oficiais da Câmara, do Médico Dr. João José Leite de Mesquita, e as seguintes dos homens da Governança do Povo : Francisco José, Juiz do Povo; Fragoso; José dos Santos; Sebastião Avelar; Manuel Álvares; José de Almeída; José Lourenço; Manuel Jacinto; Francisco da Silva; António Henríques; Manuel Nunes: e Carlos António.
3. Da renegociação
E por se considerar nesta Vereação, por uma parte, a necessidade e interesse público que resulta a esta Vila e seu Termo do estabelecimento e existência do dito Médico e Partido; e por outra parte, porque o dito Bacharel João José Leite, no tempo que tem assistido nesta Vila, tem dado manifestas e grandes provas, não só da sua habilidade médica, e caridade e prontidão no cumprimento das obrigações do seu ofício, mas também do seu honesto e louvável comportamento, como cidadão: Acordaram e resolveram nesta Vereação que o referido Médico fique isento da dita condição da sua aceitação, que é a segunda do Auto em vigor, para que, daqui em diante, não possa o dito Médico ser expulso e despedido do dito Partido, sem justificação de causa legítima.
4- Da contratação
: (seguem-se 68 assinaturas, 65 pró e 3 contra).
Em 12 de Maio de 1791 a Rainha D. Maria I confirmou a eleição da Câmara para Médico do Partido da Vila e seu Termo do Dr João José Leite de MesquIta com o ordenado de 160$000 réis por Ano.
Fonte: livro dos Acórdãos Camarários de 1785 a 1788 e livro dos registos camarários de 1784 a 1802, em AMT pags. 261 a 301, vol. 1770 a 1800.
Ilustrações (de cima para baixo):
Caricatura de Thomas Rowlandson (1756, 1827)
Desenho de John Millar Watt (1895, 1975)
Quiring Gerritsz van Brekelenkam (1625,1668), médico visita velha.
Jan Steen, visita de médico, 1662
Jan Josef Horemans, o Velho (1682-1759)
Constant Desbordes Dr. Alibert inoculando a vacina contra a varíola, 1800
Louis Hersent Marie Francois Xavier Bichat 1771-1802 dying surrounded by the doctors Esparon and Philibert Joseph Roux 1780-1854
Geirnaert Theodore Josep Louis O médico hungaro 1836
Jan Steen, visita do médico, 1660
Caricatura de Thomas Rowlandson (1756, 1827)
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