Esta água foi nascer/Naquela encosta do monte/Para vir dar de beber/A quem passar pela fonte
Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
16 de julho de 2012
Sextina
Ontem pôs-se o sol, e a noute
cobriu de sombra esta terra.
Agora é já outro dia,
tudo torna, torna o sol;
só foi a minha vontade
para não tornar co tempo!
Tôdalas coisas, per tempo,
passam, como dia e noute;
üa só, minha vontade,
não, que a dor comigo a aterra;
nela cuido enquanto há sol,
nela em quanto não há dia.
Mal quero per um só dia
a todo outro dia e tempo,
que a mim pôs-se-me o sol
onde eu só temia a noute;
Tenho a mim sobre a terra,
debaxo minha vontade.
Dentro na minha vontade
não há momento do dia
que não seja tudo terra;
ora ponho a culpa ao tempo,
ora a torno a pôr à noute:
no milhor, pon-se-me o sol!
Primeiro não haverá sol
que eu descanse na vontade.
Pon-se-me üa escura noute
sobre a lembrança de um dia...
Inda mal porque houve tempo
e porque tudo foi terra.
Haver de ser tudo terra
quanto há debaxo de sol
me descansa, porque o tempo
me vingará da vontade;
se não que antes deste dia
há-de passar tanta noute!
Bernardim Ribeiro1482? — 1552?
13 de julho de 2012
Os Homens Gloriosos
Sentei-me sem perguntas à beira da terra,
e ouvi narrarem-se casualmente os que passavam.
Tenho a garganta amarga e os olhos doloridos:
deixai-me esquecer o tempo,
inclinar nas mãos a testa desencantada,
e de mim mesma desaparecer,
— que o clamor dos homens gloriosos
cortou-me o coração de lado a lado.
Pois era um clamor de espadas bravias,
de espadas enlouquecidas e sem relâmpagos,
ah, sem relâmpagos...
pegajosas de lodo e sangue denso.
Como ficaram meus dias, e as flores claras que pensava!
Nuvens brandas, construindo mundos,
como se apagaram de repente!
Ah, o clamor dos homens gloriosos
atravessando ebriamente os mapas!
Antes o murmúrio da dor, esse murmúrio
triste e simples
de lágrima interminável, com sua
centelha ardente e eterna.
Senhor da Vida, leva-me para longe!
Quero retroceder aos aléns de mim mesma!
Converter-me em animal tranquilo
em planta incomunicável,
em pedra sem respiração.
Quebra-me no giro dos ventos e das águas!
Reduze-me ao pó que fui!
Reduze a pó minha memória!
Reduze a pó
a memória dos homens, escutada e vivida...
Cecília Meireles, 1901,1964 , in 'Mar Absoluto'
11 de julho de 2012
O Velho do Restelo
Ao personagem da nossa literatura (e da nossa memória colectiva, como agora se diz) mais mal-visto e injustiçado, por pura ignorância, deviamos todos nós, portugueses, pedir mil perdões. De cada vez que estamos em crise ao longo da nossa história (e quantas vezes não estivemos?) se prova o quão sensato e prudente é este velho d'aspeito venerando
...
Mas um velho d'aspeito venerando
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente,
A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no mar ouvimos claramente,
C'um saber só de experiências feito,
Tais palavras tirou do experto peito:
95
—"Ó glória de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C'uma aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades neles experimentas!
96
— "Dura inquietação d'alma e da vida,
Fonte de desamparos e adultérios,
Sagaz consumidora conhecida
De fazendas, de reinos e de impérios:
Chamam-te ilustre, chamam-te subida,
Sendo dina de infames vitupérios;
Chamam-te Fama e Glória soberana,
Nomes com quem se o povo néscio engana!
97
—"A que novos desastres determinas
De levar estes reinos e esta gente?
Que perigos, que mortes lhe destinas
Debaixo dalgum nome preminente?
Que promessas de reinos, e de minas
D'ouro, que lhe farás tão facilmente?
Que famas lhe prometerás? que histórias?
Que triunfos, que palmas, que vitórias?
98
— "Mas ó tu, geração daquele insano,
Cujo pecado e desobediência,
Não somente do reino soberano
Te pôs neste desterro e triste ausência,
Mas inda doutro estado mais que humano
Da quieta e da simples inocência,
Idade d'ouro, tanto te privou,
Que na de ferro e d'armas te deitou:
99
— "Já que nesta gostosa vaidade
Tanto enlevas a leve fantasia,
Já que à bruta crueza e feridade
Puseste nome esforço e valentia,
Já que prezas em tanta quantidades
O desprezo da vida, que devia
De ser sempre estimada, pois que já
Temeu tanto perdê-la quem a dá:
100
— "Não tens junto contigo o Ismaelita,
Com quem sempre terás guerras sobejas?
Não segue ele do Arábio a lei maldita,
Se tu pela de Cristo só pelejas?
Não tem cidades mil, terra infinita,
Se terras e riqueza mais desejas?
Não é ele por armas esforçado,
Se queres por vitórias ser louvado?
101
— "Deixas criar às portas o inimigo,
Por ires buscar outro de tão longe,
Por quem se despovoe o Reino antigo,
Se enfraqueça e se vá deitando a longe?
Buscas o incerto e incógnito perigo
Por que a fama te exalte e te lisonge,
Chamando-te senhor, com larga cópia,
Da Índia, Pérsia, Arábia e de Etiópia?
102
— "Ó maldito o primeiro que no mundo
Nas ondas velas pôs em seco lenho,
Dino da eterna pena do profundo,
Se é justa a justa lei, que sigo e tenho!
Nunca juízo algum alto e profundo,
Nem cítara sonora, ou vivo engenho,
Te dê por isso fama nem memória,
Mas contigo se acabe o nome e glória.
103
— "Trouxe o filho de Jápeto do Céu
O fogo que ajuntou ao peito humano,
Fogo que o mundo em armas acendeu
Em mortes, em desonras (grande engano).
Quanto melhor nos fora, Prometeu,
E quanto para o mundo menos dano,
Que a tua estátua ilustre não tivera
Fogo de altos desejos, que a movera!
104
— "Não cometera o moço miserando
O carro alto do pai, nem o ar vazio
O grande Arquiteto co'o filho, dando
Um, nome ao mar, e o outro, fama ao rio.
Nenhum cometimento alto e nefando,
Por fogo, ferro, água, calma e frio,
Deixa intentado a humana geração.
Mísera sorte, estranha condição!" —
Luís de Camões, Os Lusíadas, Canto IV, oitavas 93 a 104
...
Mas um velho d'aspeito venerando
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente,
A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no mar ouvimos claramente,
C'um saber só de experiências feito,
Tais palavras tirou do experto peito:
95
—"Ó glória de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C'uma aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades neles experimentas!
96
— "Dura inquietação d'alma e da vida,
Fonte de desamparos e adultérios,
Sagaz consumidora conhecida
De fazendas, de reinos e de impérios:
Chamam-te ilustre, chamam-te subida,
Sendo dina de infames vitupérios;
Chamam-te Fama e Glória soberana,
Nomes com quem se o povo néscio engana!
97
—"A que novos desastres determinas
De levar estes reinos e esta gente?
Que perigos, que mortes lhe destinas
Debaixo dalgum nome preminente?
Que promessas de reinos, e de minas
D'ouro, que lhe farás tão facilmente?
Que famas lhe prometerás? que histórias?
Que triunfos, que palmas, que vitórias?
98
— "Mas ó tu, geração daquele insano,
Cujo pecado e desobediência,
Não somente do reino soberano
Te pôs neste desterro e triste ausência,
Mas inda doutro estado mais que humano
Da quieta e da simples inocência,
Idade d'ouro, tanto te privou,
Que na de ferro e d'armas te deitou:
99
— "Já que nesta gostosa vaidade
Tanto enlevas a leve fantasia,
Já que à bruta crueza e feridade
Puseste nome esforço e valentia,
Já que prezas em tanta quantidades
O desprezo da vida, que devia
De ser sempre estimada, pois que já
Temeu tanto perdê-la quem a dá:
100
— "Não tens junto contigo o Ismaelita,
Com quem sempre terás guerras sobejas?
Não segue ele do Arábio a lei maldita,
Se tu pela de Cristo só pelejas?
Não tem cidades mil, terra infinita,
Se terras e riqueza mais desejas?
Não é ele por armas esforçado,
Se queres por vitórias ser louvado?
101
— "Deixas criar às portas o inimigo,
Por ires buscar outro de tão longe,
Por quem se despovoe o Reino antigo,
Se enfraqueça e se vá deitando a longe?
Buscas o incerto e incógnito perigo
Por que a fama te exalte e te lisonge,
Chamando-te senhor, com larga cópia,
Da Índia, Pérsia, Arábia e de Etiópia?
102
— "Ó maldito o primeiro que no mundo
Nas ondas velas pôs em seco lenho,
Dino da eterna pena do profundo,
Se é justa a justa lei, que sigo e tenho!
Nunca juízo algum alto e profundo,
Nem cítara sonora, ou vivo engenho,
Te dê por isso fama nem memória,
Mas contigo se acabe o nome e glória.
103
— "Trouxe o filho de Jápeto do Céu
O fogo que ajuntou ao peito humano,
Fogo que o mundo em armas acendeu
Em mortes, em desonras (grande engano).
Quanto melhor nos fora, Prometeu,
E quanto para o mundo menos dano,
Que a tua estátua ilustre não tivera
Fogo de altos desejos, que a movera!
104
— "Não cometera o moço miserando
O carro alto do pai, nem o ar vazio
O grande Arquiteto co'o filho, dando
Um, nome ao mar, e o outro, fama ao rio.
Nenhum cometimento alto e nefando,
Por fogo, ferro, água, calma e frio,
Deixa intentado a humana geração.
Mísera sorte, estranha condição!" —
9 de julho de 2012
Se nos vendemos tão baratos, porque nos avaliamos tão caros?
Finalistas do Jardim Infantil de Porto da Lage, exibindo as suas fitas, no final de três anos lectivos. Foto roubada do seu blog |
Não é costume deste blog deter-se nas frivolidades deste mundo.
Porém, até os santos (mesmo os de pés de barro, como é o caso de "Porto da Lage") no limbo etéreo dos altares onde se alcandoram (ou escondem) não conseguem manter-se cegos e surdos ao sortilégio dos grandes e poderosos que nos rodeiam, quando estes persistem em envolver-nos sistematicamente nas mesmas estuchas. E a actual, a desta semana, é aquela em que eles se lembram de obter (obter - os sinónimos que esta palavra tem, Deus meu!, desde abichar, adquirir, papar, credo, que aflição, são dicionário nos valha!), dizia eu, de cada vez que se lembram de querer (que é isso mesmo, eles querem!) um diploma!
De tão monótona, a coisa está a tornar-se enjoativa! Do fundo da sua desgraça e vendo que já não vale a pena desejar melhoras, qualquer dia veremos os portugueses a rogar, desesperados, variedade na trafulhice- o limite da nossa paciência é o tédio!,dirão; Tirem-nos tudo, mas deixem-nos a imaginação, clamará este povo também de poetas! É que já estamos diplomados (não nos livramos desta) nos estratagemas que os nossos mais variados governantes arranjam para obter o famigerado Dr. !
Mas, "Porto da Lage" observa, não comenta, muito menos conclui.
Limita-se a procurar algumas frases de grandes pensadores que, pensamos (só um bocadinho, mas pensamos), ilustram o rescaldo do acontecido:
O homem costuma entregar a vida pela bolsa, mas entrega a bolsa pela vaidade."
Miguel de Unamuno
Pieter Claesz, Vanitas, 1634 |
"A vaidade entre os vícios é o pescador mais astuto, e que mais facilmente engana os homens."
Padre António Vieira
"Não existe vaidade inteligente."
Viagem ao Fim da Noite, Celine
"Se nos vendemos tão baratos, porque nos avaliamos tão caros?"
Padre António Vieira
Nota: não encontrei nada que mereça ser repetido sobre parolice, saloice, provincianismo, etc.
Sobre gostar de aprender e reconhecer a importância de estudar encontrei muito, mas era tudo virtual.
7 de julho de 2012
A Procissão
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
Mesmo na frente, marchando a compasso,
De fardas novas, vem o solidó.
Quando o regente lhe acena com o braço,
Logo o trombone faz popó, popó.
Olha os bombeiros, tão bem alinhados!
Que se houver fogo vai tudo num fole.
Trazem ao ombro brilhantes machados,
E os capacetes rebrilham ao sol.
Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
António Lopes Ribeiro, 1908, 1995Olha os irmãos da nossa confraria!
Imagem retirado da net
Muito solenes nas opas vermelhas!
Ninguém supôs que nesta aldeia havia
Tantos bigodes e tais sobrancelhas! Ai, que bonitos que vão os anjinhos!
Com que cuidado os vestiram em casa!
Um deles leva a coroa de espinhos.
E o mais pequeno perdeu uma asa!
Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
Pelas janelas, as mães e as filhas,
As colchas ricas, formando troféu.
E os lindos rostos, por trás das mantilhas,
Parecem anjos que vieram do Céu!
Com o calor, o Prior aflito.
E o povo ajoelha ao passar o andor.
Não há na aldeia nada mais bonito
Que estes passeios de Nosso Senhor!
Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Já passou a procissão.
6 de julho de 2012
Paixões Funestas II - Palavras do Assassino, em rigoroso exclusivo.
Sei o que é uma paixão
Falámos hoje com o criminoso Francisco Jorge da Silva de 25 anos [filho de Júlio Jorge da Silva e de Maria da Conceição, natural de Paços, concelho de Torres Novas], que nos afirmou que usava a arma, da qual tem a respectiva licença em virtude de andar constantemente ameaçado por um ex-sócio, José Anastácio Henriques, que o Francisco Silva acusa de o ter burlado.
Falámos hoje com o criminoso Francisco Jorge da Silva de 25 anos [filho de Júlio Jorge da Silva e de Maria da Conceição, natural de Paços, concelho de Torres Novas], que nos afirmou que usava a arma, da qual tem a respectiva licença em virtude de andar constantemente ameaçado por um ex-sócio, José Anastácio Henriques, que o Francisco Silva acusa de o ter burlado.
- Esse homem anda sempre armado de pistola, diz a toda a gente que me há-de dar um tiro e mais: - quando me encontra na estrada e vem a cavalo, atravessa o animal no meio do caminho, dirigindo-me os maiores insultos;
"tudo se podia ter evitar, se não fosse a teimosia da mãe da Purificação. Lamento muito o que se passou tanto mais que pertenço a uma família honesta que nunca soube o que era uma cadeia. Quando disparei os tiros fui tomado de uma loucura que não sei nem posso descrever. Quis suicidar-me e lamento bastante que no carregador não tivesse, pelo menos, uma bala, para assim acabar com a vida. Sempre era uma coisa mais limpa. Ao menos dava uma prova que sei o que é uma paixão!...
Eu era provocado até pelo cunhado da Purificação*, que me tinha um ódio de morte, a pontos mesmo de me ter agredido há tempos".
In Diário de Notícias, 8.12.1926, pag.2 (títulos da responsabilidades deste blog)
Capela de S.Silvestre onde Maria da Purificação ouviu missa pela última vez. |
*Francisco Rosa, casado com a irmã Maria e também primo, filho de um irmão da mãe, António Sousa Rosa.
Vintenas outra vez
Na sessão de 11 de Abril de 1786, o Juíz-Presidente disse que se deviam eleger para Juízes de Vintenas e Escrivães das mesmas, das freguesias deste Termo; e todos, uniformemente, votaram nas pessoas seguintes:
.......
Freguesia da Madalena:
......
-Vintena dos Casais
Juíz, Luís António
Escrivão, João Pereira do Caniçal*
- Vintena do Paço
Juíz, Manuel António
Escrivão, António Gonçalves, do Porto da Lage
.......
* Muito me apraz saber que este meu quinto avô (n. 15.11.1758) sabia escrever.
Fonte: A.M.T, 1771-1800, pag. 211
.......
Desenho de Domingos Sequeira (1768, 1837) |
......
-Vintena dos Casais
Juíz, Luís António
Escrivão, João Pereira do Caniçal*
- Vintena do Paço
Juíz, Manuel António
Escrivão, António Gonçalves, do Porto da Lage
.......
* Muito me apraz saber que este meu quinto avô (n. 15.11.1758) sabia escrever.
Viera Portuense (1765,1805), Cena Campestre |
Fonte: A.M.T, 1771-1800, pag. 211
5 de julho de 2012
Mistérios da Madalena
Dois jovens portugueses conhecem-se em Amesterdão. Donde és,
donde vens?
- De Tomar, - De Lisboa. De Tomar mesmo?
- Não exactamente, de uma aldeia perto, Cem Soldos!
- Cem Soldos? Sério! ? Conheço, a família da minha mãe é de lá perto, Porto da Lage, sabes?
- Tás a gozar!
- Pois, tás a ver a estrada da bomba da gasolina que vai para o Paço, é a única casa velha que lá está!
- O quê, a casa da nespereira é tua?
- É da minha família, sim.
- Oh pá, não inventes!
E o natural de Cem Soldos voltou costas indignado. E, apesar de frequentarem os dois os mesmos círculos durante alguns dias, nunca mais falou ao outro. Que não percebeu a razão. Nem eu.
4 de julho de 2012
Dia da Rainha Santa
Isabel, Rainha de Portugal, Francisco Zurbaran, 1640 |
Fazer do bem sempre o melhor
E de ser tão sabedora,
Em verdade vos direi:
Érades boa para Rei!
E pois sabedes entender
Sempre o melhor e bem escolher,
Verdade vos quero dizer,
- Senhor que sirvo e servirei:
- Pois Deus assim o quis fazer,
Érades boa para Rei!
Pois sois de Deus obra sem par
No bem sentir; no bem falar
Nem outra igual se pode achar.
Meu bem, Senhora, vos direi:
Se Deus quisesse assim mandar,
Érades boa para Rei!
D.Diniz (1261,1325) *
Foi o nosso rei trovador, escreveu inúmeras cantigas de amor e de amigo dedicadas às inúmeras, ilustres e não tão ilustres, amadas. À sua mulher (a rainha santa), a quem, parece, não o ligavam sentimentos capazes de inspirarem poemas daquele tipo dedicou os versos acima que, pelo menos, revelam respeito e grande admiração.Ter-lhe-à bastado a ela? Ainda que santa? Ou foi santa (também) por causa disso?
Nau Catrineta
| ||||
Lá vem a Nau Catrineta,
que tem muito que contar! Ouvide, agora, senhores, Uma história de pasmar.
"Passava mais de ano e dia,
que iam na volta do mar. Já não tinham que comer, nem tão pouco que manjar.
Já mataram o seu galo,
que tinham para cantar. Já mataram o seu cão, que tinham para ladrar."
"Já não tinham que comer,
nem tão pouco que manjar. Deitaram sola de molho, para o outro dia jantar. Mas a sola era tão rija, que a não puderam tragar."
"Deitaram sortes ao fundo,
qual se havia de matar. Logo a sorte foi cair no capitão general"
- "Sobe, sobe, marujinho,
àquele mastro real, vê se vês terras de Espanha, ou praias de Portugal."
- "Não vejo terras de
Espanha,
nem praias de Portugal. Vejo sete espadas nuas, que estão para te matar."
- "Acima, acima, gajeiro,
acima ao tope real! Olha se vês minhas terras,ou reinos de Portugal."
"Alvíssaras, senhor alvissaras,
meu capitão general! Que eu já vejo tuas terra
e reinos de Portugal.
Se não nos faltar o vento, a terra iremos jantar,Lá vejo muitas ribeiras, lavadeiras a lavar; vejo muito forno aceso, padeiras a padejar, e vejo muitos açougues, carniceiros a matar
| Também vejo três meninas, debaixo de um laranjal. Uma sentada a coser, outra na roca a fiar, A mais formosa de todas, está no meio a chorar."
- "Todas três são minhas
filhas,
Oh! quem mas dera abraçar! A mais formosa de todas Contigo a hei-de casar"
- "A vossa filha não quero,
Que vos custou a criar. Que eu tenho mulher em França, filhinhos de sustentar. Quero a Nau Catrineta, para nela navegar."
- "A Nau Catrineta, amigo,
eu não te posso dar; assim que chegar a terra, logo ela vai a queimar. - "Dou-te o meu cavalo branco, Que nunca houve outro igual."
- "Guardai o vosso cavalo,
Que vos custou a ensinar." - "Dar-te-ei tanto dinheiro Que o não possas contar"
- "Não quero o vosso
dinheiro
Pois vos custou a ganhar. Quero a Nau Catrineta, para nela navegar. Que assim como escapou desta, doutra ainda há-de escapar" Lá vai a Nau Catrineta, leva muito que contar. Estava a noite a cair, e ela em terra a varar. (Popular) |
2 de julho de 2012
Quando
Quando o meu corpo apodrecer e
eu for morta
Continuará o jardim, o céu e o mar,
E como hoje igualmente hão-de
bailar
As quatro estações à minha porta.
Outros em Abril passarão no pomar
Em que eu tantas vezes passei,
Haverá longos poentes sobre o mar,
Outros amarão as coisas que eu amei.
Será o mesmo brilho a mesma festa,
Será o mesmo jardim à minha porta,
E os cabelos doirados da floresta,
Como se eu não estivesse morta.
Sofia de Melo Breyner (1919,2004)
Tinha uma pedra
Antes |
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra
Agora |
28 de junho de 2012
São Pedro
Não é poema simpático, não senhor, mas é com boa vontade, no dia do santo, e é de Poeta.
S.Pedro
Tu, que Diabo?, és velho.
És o único dos trez que traz velhice
Ás festas. Tuas barbas brancas
Têm contudo um ar terno
A que o teu duro olhar não dá razão.
Parece que com essas barbas brancas
Por um phenomeno de imitação
Pretendes ter um ar de Padre Eterno.
Carcereiro do céu, isso é o que és.
Basta ver o tamanho d'essas chaves —
As que Roma cruzou no seu brasão.
Segundo aquelle passo do Evangelho
Do "Tu és Pedro" etcetera (tu sabes),
Que é, afinal uma fraude
Meu velho, uma interpolação.
Carcereiro do céu, que chaves essas!
Nem dão vontade de ser bom na terra,
Se, segundo evangélicas promessas
Vamos parar, ao fim, a um céu claustral.
Isso — fecharem-me — não quero eu,
Nem com Deus e o que é seu
Que o estar fechado faz-me mal
Até na beatitude do teu céu,
Entre os santos do paraíso,
(A liberdade — Deus dá a Deus —
Um Deus que não sei se é o teu),
O estar fechado, aqui ou alli, dizia eu
Faz-me terríveis cócegas no juizo.
Enfim, que direi eu de ti,amigo
Que não seja uma coisa morta,
Anti-popular, gongorica,
Por fruste deselegante,
Como de quem. sem saber nada. exhausto,
Começo por duvidar bastante,
Desculpa-me chaveiro antigo,
De que tivesses existência histórica.
Mas isso, é claro, não importa
Se nos trazes
A alegria da singeleza
Ou a bondade que não sabe ter tristeza.
O peor é que nada d'isso fazes.
O teu semblante é duro e cru
E as barbas que roubaste ao Deus que tens
Só arrancam aos dandies teus loquazes
Ditos de dandies cinicos desdens.
Que diabo, és uma série de ninguens.
O Santo são as chaves,e não tu.
Para uns és S. Pedro, o grão porteiro,
S.Pedro
Tu, que Diabo?, és velho.
És o único dos trez que traz velhice
Ás festas. Tuas barbas brancas
Têm contudo um ar terno
A que o teu duro olhar não dá razão.
Parece que com essas barbas brancas
Por um phenomeno de imitação
Pretendes ter um ar de Padre Eterno.
Carcereiro do céu, isso é o que és.
Basta ver o tamanho d'essas chaves —
As que Roma cruzou no seu brasão.
Segundo aquelle passo do Evangelho
Do "Tu és Pedro" etcetera (tu sabes),
Que é, afinal uma fraude
Meu velho, uma interpolação.
Carcereiro do céu, que chaves essas!
Nem dão vontade de ser bom na terra,
Se, segundo evangélicas promessas
Vamos parar, ao fim, a um céu claustral.
Isso — fecharem-me — não quero eu,
Nem com Deus e o que é seu
Que o estar fechado faz-me mal
Até na beatitude do teu céu,
Entre os santos do paraíso,
(A liberdade — Deus dá a Deus —
Um Deus que não sei se é o teu),
O estar fechado, aqui ou alli, dizia eu
Faz-me terríveis cócegas no juizo.
Grão Vasco (1475,1542) São Pedro |
Enfim, que direi eu de ti,amigo
Que não seja uma coisa morta,
Anti-popular, gongorica,
Por fruste deselegante,
Como de quem. sem saber nada. exhausto,
Começo por duvidar bastante,
Desculpa-me chaveiro antigo,
De que tivesses existência histórica.
Mas isso, é claro, não importa
Se nos trazes
A alegria da singeleza
Ou a bondade que não sabe ter tristeza.
O peor é que nada d'isso fazes.
O teu semblante é duro e cru
E as barbas que roubaste ao Deus que tens
Só arrancam aos dandies teus loquazes
Ditos de dandies cinicos desdens.
Que diabo, és uma série de ninguens.
O Santo são as chaves,e não tu.
Para uns és S. Pedro, o grão porteiro,
Para outros as barbas já citadas,
Para uns o tal fatidico chaveiro
Que fecha à chave as almas sublimadas.
Para uns tu fundaste a Roma do Papado
(Andavas bêbado ou enganado
Ou esqueceste
O teu posto quando o fizeste)
E para outros enfim, como é o povo
E segundo as ideas que elle faz,
És quem lhe não vem dar nada de novo —
Umas barbas com S. Pedro lá por traz.
É difficil tratar-te em verso ou prosa,
Tudo em ti, salvo as barbas, é incerto,
Tudo teu, salvo as chaves, não tem ser
E a alma mais humilde é clamorosa
De qualquer coisa que se possa ver,
Em sonho até, qual se estivesse perto.
Olha, eu confesso
Que nunca escreveria
Este vago poema, em que me apresso
Só para me ver livre do teu nada,
Se não fosse para dar um cunho
A este livro da triologia
(Santo António, S. João, S. Pedro —
De popular, que bem que soa!)
Mas porque diabo de intuição errada
E que vieste parar a Junho
E a Lisboa?
Isto aqui ainda tem
Um sorriso que lhe fica bem,
Que até, até
No teu dia,
(O estupor velho
Como um chavelho,)
Nas ruas
O povo anda com alegria,
É fé,
Não em ti nem nas barbas tuas
Mas no que a alegria é.
Olha, acabei.
Que mais dizer-te, não sei.
Espera lá, olha
Roma, fingindo que viceja,
Lentamente se desfolha.
Teu ultimo gesto seja
Um gesto volvente e mudo.
Se tens poder milagroso,
Se essas chaves abrem tudo,
Deixa esse céu lastimoso.
Deixa de vez esse céu,
Desce até à humanidade
E abre-lhe, enfim no mudo gesto teu,
As portas do Inferno, e da Verdade.
Fernando Pessoa, Os Santos Populares
Para uns o tal fatidico chaveiro
Que fecha à chave as almas sublimadas.
Para uns tu fundaste a Roma do Papado
(Andavas bêbado ou enganado
Ou esqueceste
O teu posto quando o fizeste)
E para outros enfim, como é o povo
E segundo as ideas que elle faz,
És quem lhe não vem dar nada de novo —
Umas barbas com S. Pedro lá por traz.
É difficil tratar-te em verso ou prosa,
Tudo em ti, salvo as barbas, é incerto,
Tudo teu, salvo as chaves, não tem ser
E a alma mais humilde é clamorosa
De qualquer coisa que se possa ver,
Em sonho até, qual se estivesse perto.
Olha, eu confesso
Que nunca escreveria
Este vago poema, em que me apresso
Só para me ver livre do teu nada,
Se não fosse para dar um cunho
A este livro da triologia
(Santo António, S. João, S. Pedro —
De popular, que bem que soa!)
Mas porque diabo de intuição errada
E que vieste parar a Junho
E a Lisboa?
Isto aqui ainda tem
Um sorriso que lhe fica bem,
Que até, até
No teu dia,
(O estupor velho
Como um chavelho,)
Nas ruas
O povo anda com alegria,
É fé,
Não em ti nem nas barbas tuas
Mas no que a alegria é.
Olha, acabei.
Que mais dizer-te, não sei.
Espera lá, olha
Roma, fingindo que viceja,
Lentamente se desfolha.
Teu ultimo gesto seja
Um gesto volvente e mudo.
Se tens poder milagroso,
Se essas chaves abrem tudo,
Deixa esse céu lastimoso.
Deixa de vez esse céu,
Desce até à humanidade
E abre-lhe, enfim no mudo gesto teu,
As portas do Inferno, e da Verdade.
Fernando Pessoa, Os Santos Populares
27 de junho de 2012
Leituras de Verão
Não resisti a roubar daqui http://diasquevoam.blogspot.pt/ . Senhores, o que eu li disto!
Metida dentro de antiga arca de guardar cereais, na penumbra de um celeiro, durante um Verão escaldante em Porto da Lage! Em dias iguais aqueles que, calculo, se fazem sentir hoje por lá!
Metida dentro de antiga arca de guardar cereais, na penumbra de um celeiro, durante um Verão escaldante em Porto da Lage! Em dias iguais aqueles que, calculo, se fazem sentir hoje por lá!
25 de junho de 2012
SEC.XVIII
O ouro do Brasil; o esbanjamento de D.João V; os coches doirados enviados ao Papa; as casacas de brocado e cetim bordados a ouro; Mafra e as procissões. O Marquês e o suposto desenvolvimento; o "meter na ordem" o jesuíta e o nobre incapaz. A rainha louca e o "reviralho".
O colchão dentro do toucado
Eis os clichés do século XVIII. Todos criados no século que se seguiu pela classe que se seguiu - a burguesia engrandecida naquele século, que tratou de acabar com um mundo, separarando eficientemente cabeças dos respectivos corpos, produzindo brutalmente, com carvão, vapor e milhões de horas de trabalho de ex-camponeses, outro mundo. O que conhecemos. Com cidadãos nascidos iguais, com os mesmos direitos, com bem estar. Por quanto tempo?
A burguesia, a fonte maligna da riqueza e de todos os males e a fonte benigna dos nossos princípios e da nossa democracia, dependendo da ideologia de quem vê, foi sempre incipiente em Portugal, tal a vontade que sempre teve de subir ao patamar seguinte. Era a forma de se sentir respeitada, pois parece que o tuga teve sempre o seu fraquinho pela fidalguia e vontade de ridicularizar quem se queria "agigantar" através do subir na vida por meio do trabalho.
Eis um exemplo, da "middle-class" achincalhada nos seus hábitos de imitação da nobreza:
O colchão dentro do toucado
Chaves na mão, melena desgrenhada,
Batendo o pé na casa, a Mãe ordena
Que o furtado colchão, fofo e de pena,
A filha o ponha ali ou a criada.
A filha, moça esbelta e aperaltada
Lhe diz co´a doce voz que o ar serena:
“Sumiu-se-lhe um colchão, é forte pena!
Olhe não fique a casa arruinada …”
Lhe diz co´a doce voz que o ar serena:
“Sumiu-se-lhe um colchão, é forte pena!
Olhe não fique a casa arruinada …”
“Tu respondes assim? Tu zombas disto?
Tu cuidas que, por ter pai embarcado,
Já a mãe não tem mãos?” E dizendo isto,
Tu cuidas que, por ter pai embarcado,
Já a mãe não tem mãos?” E dizendo isto,
Arremete-lhe á cara e ao penteado.
Eis senão quando (caso nunca visto)
Sai-lhe o colchão de dentro do toucado.
Eis senão quando (caso nunca visto)
Sai-lhe o colchão de dentro do toucado.
Nicolau Tolentino de Almeida (1741-1811)
23 de junho de 2012
Noite de S.João
Na noite de S. João
Há fogueiras e folias
Gozam uns e outros não
Tal como nos outros dias
Fernando Pessoa
20 de junho de 2012
Chamavamos-lhe um figo ...
Estudo para uma figueira, John Singer Sargent (1856, 1925) |
Quando tiraste da cesta
Os figos que prometeste
Foi em mim dia de festa
Mas foi a todos que os deste
Fernando Pessoa
Acerca da origem da figueira não costuma haver dúvidas - a gente lembra-se do Adão e da Eva e da maçã (ora aí está outra arvore coeva - a macieira) e tal e tal, e lá aparecem as folhas da dita agregadas à grande transgressão original e às consequentes agruras desta vida.
Mais tarde, não lhe bastando ser velhinha como o pecado, a pobre figueira foi amaldiçoada, só porque outro infeliz não conseguiu, também, fugir ao seu destino e à tentação e se lembrou, depois, de pôr termo à vida pendurado num dos seus braços.
Pobre figueira que, sem ter culpa nenhuma, anda tão mal falada e, sobretudo, tão mal associada às maldades e aos fados destes pobres mortais que, parece, também não têm culpa nenhuma do que os deuses e os seus caprichos querem fazer com eles!
Pois a figueira é velha, era isto que eu queria dizer, terá vindo das ásias há milhares de anos, fixou-se no Mediterrâneo (estão a ver os posts turisticos, com tâmaras, e mar azul e Capri, e o Tibério, etc, etc, e estão também a ver no cinema a família do imperador a matar-se toda entre si, com figos envenenados?, pois é esse Mediterrâneo!). Por essa época já haveria figueiras no território que é hoje Portugal. Mas não há muitas notícias disso. As caravelas transportavam frutos secos, entre eles os figos, e os frescos deviam ser de causar inveja, como anuncia o personagem de Gil Vicente em 1519:
Olhade mulher de bem
Dizem qu’em tempo de figosNão há hi nenhuns amigos
Nem os busque então ninguém
E diz o exemplo dioso,
Que bem passa de guloso
O que come o que não tem
Muita água há em Boratem
E no poço do tinhoso
E em Porto da Lage, quando começaram as figueiras? Não sei, mas gostaria de saber. Alguém sabe?
No sec.XVIII, data em que há documentos referentes às culturas existentes na zona, o figo não teria valor comestível significativo, pois não figura como doce ou fruta de eleição, como a romã e o marmelo, por exemplo. Muito menos seria um bem capaz de produzir rendimento, pois não era taxado como o eram as vinhas, as oliveiras ou o trigo.
No sec.XIX há muitas referências à existência de alambiques no concelho de Tomar, a freguesia da Madalena é a que apresenta maior número, logo a seguir à sede de concelho. Estará isso relacionado com a produção de figos?
É claro que a produção de figos vindimos destinados ao mercado do figo passado, para consumo humano, animal e para a industria, teve o seu auge durante quase todo o século XX e Porto da Lage esteve no centro de toda aquela produção,
No fim dos anos sessenta a figueira ainda ocupava lugar considerável na sua economia agrícola. E, há falta de dados, correctos e rigorosos sobre esta produção, socorro-me da memória, fugidia e, se calhar, fantasiosa, tanto mais que se trata de lembranças de criança. Não peço desculpa por isso, só ajuda, se acharem importante corrigir-me e acrescentar o que aqui vai.
Lembro-me de se fazerem os terreiros, círculos quase perfeitos de terreno limpo, com o tronco da figueira ao centro, destinados a facilitar a apanha dos figos.
Apanhar as passas [de figo] era trabalho duro, não tão duro quanto o apanhar da azeitona por fugir aos rigores do frio e da chuva, dizia quem o fazia, mas que a mim me parecia igual pois o dobrar da espinha nos calores ferozes de Agosto para apanhar do chão as pequenas passas pretas não era castigo que se desejasse a ninguém.
Os figos caídos no chão eram assim apanhados e colocados em cestas de vime, por vezes já em modernos baldes de plástico, e depois transferidos para os tabuleiros de madeira para secarem. Os tabuleiros com os figos expostos circulavam de forma a apanharem luz, de feição que nunca percebi, talvez se evitasse o sol directo, não sei.
As passas eram regularmente mexidas, retiradas as melhores e as piores. Foi este o único trabalho agrícola que alguma vez vi a minha avó fazer – escolher as passas. As com mais bom aspecto, lisas, secas e gordas eram postas em sacos de pano, destinadas ao consumo de casa ou para vender. As muito más iam para os porcos, as restantes eram o grosso, o negócio. Vendiam-se à arroba. Os preços eram tabelados de cima, todos os anos se esperava por saber “a como estariam este ano” e se discutia depois se tinha “dado” ou “não dado” atendendo “ao preço do pessoal” e a "estar tudo muito caro".
Jornal Cidade de Tomar, 19.10.1947 |
Da época do figo "ir para a fábrica" e do seu transporte, está registado no meu cérebro um cheiro intenso a um caldo fumegante, que atravessava a povoação e desaguava na ribeira em torrentes pastosas, castanhas, que se perdiam por entre os canaviais e impediam que a roupa continuasse a ser lavada nas margens baixas relvadas do seu leito, onde um fio transparente tinha corrido durante todo o Verão.
Depois, seguia-se a corrida "ao destilado". Tractores, camionetas, carroças com velhas dornas de madeira ou recipientes mais modernos, burros de albardas com baldes dentro (como o da minha invejada colega de escola Teresa - como eu gostaria de ir de burro, como a Teresa) transportavam em sentido inverso os despojos da destilação do figo, destinados à alimentação dos animais.
Vivia-se ainda o tempo do contínuo e ininterrupto circulo alimentar. Nada se perdia!
Em Outubro, passava-se pela feira "das passas" na Rua dos Arcos, pela Feira de Sta Iria. Só se passava mesmo! Nunca se comprava nada, acho que só se cirandava por lá para os adultos se inteirarem dos preços, e para nos encurtarem o tempo da estada na feira propriamente dita, a que interessava, pois então (acreditávamos nós, aborrecidos, as crianças)!
Mas não era por isso que nos faltavam durante o resto do Outono, e no Inverno, as deliciosas "sanduiches" das passas de figo recheadas de nozes, as minhas preferidas, e de amêndoas. Tudo acompanhado de passas de uva.
Não havia preocupações calóricas, havia caloroso mimo de avó.
Onde quer que esteja, a avó desculpa este trocadilho pindérico, não desculpa? Não herdei aquele talento fabuloso de dizer graças e fazer quadras, como a avó!
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