Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

26 de agosto de 2013

Recordar é Matar Saudades 1

                                                                 O Padre Nicolau


O nosso saudoso Reverendo padre António Joaquim Nicolau chegou às freguesias da Madalena e Beselga no ano de 1933. Eu tinha nascido há poucos meses por tal razão só quando atingi os meus sete anos é que comecei a ter a imagem deste sacerdote. Quando fiz a minha primeira comunhão já tinha feito sete anos e meio. A igreja de Cem Soldos era engalanada com colchas e verduras. Geralmente o dia escolhido era o de Corpo de Deus, em maio ou junho. Com aquela idade já via na sua figura um homem forte, alto e considerava-o muito bem-parecido.
Era originário do concelho de Torres Novas, de uma povoação que se chama Ribeira Branca.
Este padre, ao contrário do que se passava na época, entrou para o seminário já depois de ser maior de idade. O pai era contra a vocação do filho e para a contrariar mandou-o para Lisboa empregado numa mercearia – marçano – como se designavam estes rapazolas que entregavam as encomendas nas moradas dos fregueses.
Era um padre pobre, não tinha transporte próprio. Deslocava-se nas duas freguesias montado num cavalito que o médico Dr. Henrique Gonçalves, morador e proprietário da sua quinta em Cem Soldos, pôs à sua disposição quando da chegada à freguesia.
Nunca passava pelo mais humilde e pobre paroquiano sem lhe dar a salvação.
O Padre Nicolau era uma pessoa que não pedia nada de material aos paroquianos. Ele tinha direito a receber daqueles modestas quantias (estipêndio) para se manter economicamente, mas só pedia a cada família por ano o equivalente à jorna de um trabalhador rural. Quando era a visita pascal o Patriarcado de Lisboa não o dispensava de calcorrear as povoações e casalejos das duas freguesias. Mas acontecia por vezes receber numa família cinco escudos e na porta a seguir, em vez de receber, deixar a moeda que tinha recebido.
Era uma pessoa culta que ansiava recolher-se a uma comunidade onde pudesse dedicar-se aos estudos.
Paroquiou quase quarenta anos estas duas freguesias, deixou saudades a muitos, mas as pessoas que não estavam ao alcance das suas homilias não o recordam como ele merecia.
Até ao Concílio Vaticano II as celebrações eram todas em latim, grande parte do povo rural que frequentava a igreja saía da missa sem saber o que o celebrante falara.
O Padre Nicolau quando começava a homilia falava qualquer coisa do Evangelho mas havia sempre qualquer facto passado que o tirava do Evangelho do dia. Enervava-se, gesticulava e por vezes excedia-se em assuntos que o povo não gostava.
Ora o resto das povoações das duas freguesias não tinham paroquianos com quem o reverendo Prior cavaqueasse ao seu nível. Quando ele passava por Porto da Lage detinha-se alguns minutos com o Dr. Henrique Mota, médico, ou na farmácia.
A farmácia de Porto da Lage era um ponto de encontro. Uma ocasião nos anos 50 e pouco chega lá o Prior Nicolau e o dono da farmácia sr. Oliveira estava muito constipado. O Prior comenta:
- Parece impossível, o dono da farmácia estar assim tão constipado.
- Pois é, sr. Prior, parece impossível como é que também vão padres para o inferno.
Em Cem Soldos havia casas de Senhores com quem se dava, o professor, o advogado, todos parentes. O Dr. Libério Mourão tinha um filho engenheiro, o professor Mário Mourão era viúvo pai de três senhoras e um rapaz que frequentou o seminário quase até ao fim do curso. Deixou o seminário e casou com uma senhora que era professora do ensino primário. O Dr. Henrique Gonçalves era o médico dos pobres, natural das Moreiras Grandes casou com uma senhora de Cem Soldos. Foram pais de oito filhos. Dois médicos, um engenheiro, o qual nasceu quando da chegada do padre Nicolau em 1933 e foi afilhado do prior. As senhoras estudaram em Coimbra e penso que se formaram em assistentes sociais.
Não convivia o dia-a-dia em Cem Soldos mas as poucas vezes que passei umas horas a ouvir as conversas do Prior Nicolau todas as pessoas estavam animadas. Crentes ou não crentes, todos o respeitavam.
Hoje quando passo à porta da residência paroquial sinto sempre a falta daquela pessoa com a sua batina preta, ar sisudo, a olhar por cima dos óculos bifocais, careca com um resto de cabelo mais branco que preto, não era magro, antes senhor de uma grande barriga. Gostava muito q o visitassem, tinha sempre a porta da entrada para o escritório aberta para quem quisesse entrar.(Dulcinda Mota Teixeira)                                                           
                                                                                                         (continua)

2 comentários:

  1. Na Farmácia de Porto da lage, três ou quatro pessoas jogavam às damas ao fim da tarde (Oliveira, dono da Farmácia, Carlos Cardoso, chefe da secretaria da Fábrica, ... Cordeiro, Chefe da Guarda Fiscal, o campeão); era a oposição local, ateia e “do reviralho” que lia o “República”. Mas era com eles que o padre Nicolau (um D. Camilo tranquilo) esperava o comboio...

    ResponderEliminar
  2. Eu era muito pequena, não sei que idade tinha, mas lembro-me do Padre Nicolau ir a nossa casa a Tomar oferecer-nos um pacote de línguas de gato para "os meninos".

    ResponderEliminar