Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

7 de março de 2016

Vieira Guimarães e Porto da Lage



   
Vieira Guimarães, já aqui falado numa iniciativa sua, terá vivido na gare da Estação de Paialvo um dos dias, melhor, uma das noites mais significativas da sua vida.
Termina em 23 de Julho de 1897  o  curso de Medicina, defendendo a tese intitulada  Dispepsia sarcínica, acontecimento que terá deixado grande parte dos tomarenses eufóricos e capazes de fazerem subir ao ar algumas girândolas de foguetes, coisa para a qualcomo já vimos, não era preciso muito para acontecer, bastava estarem contentes, o que não deixava de ser inocente e comovedor, seria  bonito de se ver, não trazia mal ao mundo e punha felizes os povos. Ainda bem.
Mas toda aquela alegria não foi dito que cresceu exponencialmente no dia do retorno à terra mãe do novel doutor porque à época a expressão não se usava, ou porque se sabia muito matemática ou porque só se falaria do que se sabia, mas a verdade é que, afirmou quem viu, aquele meu conterrâneo foi alvo de uma manifestação de  simpatia e regozijo das mais imponentes e entusiásticas a que a testemunha do ocorrido presenciou. Pois numa madrugada de um domingo de Julho, a banda Nabantina, na Estação de Paialvo, cá está ela, ao avistar-se a locomotiva [que transportava o doutor] rompeu com o hino nacional  no meio do estalejar dos foguetes. Seguiram-se ali mesmo, na gare, os abraços de parabéns dos amigos e o, muito especial e emocionado, do pai.
Mais tarde, ao cimo da Rua da Graça, a filarmónica Tomarense junta-se à primeira e forma-se então a bendita marche aux flambaux, que leva, como já vimos que era costume, as gentes ao delírio! Imaginemos o cortejo, flamejante nas suas velas (também me falaram em archotes, mas teimaram mais nas velas) transbordante de vivas ao homenageado e a Tomar, a musica das bandas a competir como trovejar dos foguetes, as flores lançadas das janelas sobre o novo médico pelas mãos poéticas das damas! É de uma pessoa desejar uma máquina do tempo (com garantia de regresso rápido que, no que me diz respeito, só lá me leva a marche aux flambaux, o resto são tempos que dispenso)!!! (MFM)


18.07.1897
                                            
25.07.1897
                                             
25.07.1897
                                       





José Vieira da Silva Guimarães, nasceu em 1864 em Tomar, local onde viria a  falecer em 1939. Foi médico, professor do Liceu Camões em Lisboa, historiador, sócio da Academia das Ciências de Lisboa. Mas  foi, sobretudo, um grande amante da sua terra. Toda a sua vida divulgou Tomar e os seus monumentos, com a mesma insistência com que pugnou pelo seu desenvolvimento, sendo um insistente defensor de melhorias nas industrias e nas vias de comunicação locais. Os seus estudos enquanto historiador versaram principalmente os Templários,  a Ordem de Cristo e os respetivos monumentos, sendo algumas das suas mais reconhecidas obras, as seguintes:

O poema de pedra de João Castilho em Tomar;
- Thomar – Notícia Histórico – Archeológica e Artística do Monumento de Christo e das Egrejas de Santa Maria dos Olivais, de Santa Iria e de S. João;
- A cruz da ordem de Cristo nos navios dos descobrimentos Portugueses;
- O monumento de Cristo, em Tomar, e as missões religiosas;
- Thomar e o além-mar;
- Marrocos e três mestres da ordem de Cristo;
- O Século XII e a Fundação do Castelo de Thomar;
- A trilogia monumental de Alcobaça, Batalha, Thomar e o caminho de ferro;
- A Ordem de Cristo;
- O claustro de D. João III em Thomar.


Recortes de imprensa retirados de Memória Digital de Tomar. A fotografia  é uma montagem da capa de um dos livros publicada no "O Occidente".