Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

19 de março de 2012

O Fim da passagem da Estrada Real por Porto da Lage

Em 28 de Março de 1791, reinado de D. Maria I  é publicado o seguinte  Alvará:  «Eu a Rainha. Faço saber aos que este Alvará virem: que tendo entendido o estado de ruína em que se acham as Estradas Públicas do Reino, ainda a mais principal delas, que comunica esta capital com a Cidade do Porto […]. Resolvi mandar proceder às Obras de Construção das Estradas principais, dirigidas á cómoda, e útil comunicação interna deste Reino; Ordenando que elas fossem gradualmente construindo pelo Método, Regulamento, e Plano, que tenho determinado».

Em termos de política de transportes rodoviários, se assim se pode chamar, era a primeira vez em Portugal que se assistia a uma reflexão desta envergadura.
O decreto de 1793  afirma:
… assim como os rios tornados navegáveis contribuem para o esplendor, e opulência das Províncias, e Cidades, que regam, facilitando assim a comunicação de umas a outras Povoações, e o transporte dos géneros, produções, e mercadorias, da mesma maneira a construção das estradas públicas contribui para o mesmo fim, e dá igualmente a conhecer o estado de Policia, em que se acham os povos, e não é hum dos menores monumentos da grandeza dos Romanos os vestígios, que ainda se encontrão daquelas estradas, que desde as praças da Capital se dirigiam a todos os limites do Império Quis S. Majestade também distinguir o seu Reinado com estas demonstrações da grandeza do seu animo Real; nomeou para Inspector desta grande obra a José Diogo Mascarenhas Neto, e se começou logo com actividade, facilitando-se ao presente a estrada, que de Lisboa conduz até Coimbra; abandonou-se a antiga que pela inundação do Campo da Golegã se fazia muitas vezes impraticável, e para maior cómodo dos viandantes se instituio hum coche de Posta, que em certos, e determinados dias parte de Lisboa, e de Coimbra; Continua-se a mesma estrada, que em breve chegará ao Porto.

Coche de Posta
E foi assim que, nos finais do sec.XVIII se deu o primeiro declinio de Porto da Lage, na altura uma quinta e uma estalagem  situadas num ponto estratégico e importante, junto à principal estrada real. Após a construção da estrada de Lisboa a Coimbra, passando por Rio Maior e Leiria, a "velha" estrada cai em desuso e com ela as antigas estalagens situadas à sua beira, também a da Golegã, famosa hospedaria que deu origem à vila (pertencia, dizem, a uma galega e daí se teria originado o nome golegã ) entra em declinio. Anos depois, a velha ponte sobre a Ribeira da Beselga cai de todo e a ribeira naquele local só é passável a vau, quando a natureza deixa. Nos anos quarenta do século XIX é reconstruída, depois desaparece novamente, para ressurgir, pela última vez, em 1933. Ainda lá está.(MFM)

Em Porto da Lage - A Estalagem à beira da Estrada Real



 Até finais do sec. XVIII a Estrada Real entre Lisboa e Coimbra, segundo o Roteiro Terrestre de Portugal do Padre João Baptista de Castro, depois de Santarém tinha o seguinte percurso: Lagar, Ponte do Alviela, Almonda, Golegã, Lamarosa, Paialvo, atravessava a Ribeira da Beselga em Porto da Lage onde existia uma Estalagem para descanso e alimentação de pessoas e animais, para além de muda de cavalos e seguia passando em frente da Igreja de S.Silvestre direita a Chão de Maçãs, Rio de Coiros, etc.