Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

9 de setembro de 2015

Fruta da Época (de outras épocas) II




Luís Egídio Melandez (1716-1780)
                                                                                ....
12.12.1886



No extremo da Rua dos Oleiros, oposto à Azenha da Ordem, de que já falámos, no topo junto ao Pé da Costa, ficava o célebre Pateo da Sra. Henriqueta -como então se dizia- o maior dos dois que existiam no nosso Bairro, sendo o outro o da Sra. Rosa, sito na Calçada do Convento.
Eram estas as duas grandes «garages azininas» do começo do século, quando os solípedes eram ainda o meio usual de transporte e os burros, mulas, cavalos, carroças, galeras, charretes, breaks, milords e Iandaus, não tinham ainda sido substituídos respectivamente pelos ciclomotores, lambretas, mótos, forgonetas, camionetes, ovos, carros utilitários e espadas.
Era um meio de transporte mais vagaroso, é certo, mas que não enchia os jornais de acidentes de viação e que em vez de gastar combustíveis líquidos estrangeiros, dava adubos sólidos e líquidos para as nossas hortas.
Este assunto é talvez um tanto baixo para ser aqui invocado -mas, a propósito lembra-me a história, já com barbas brancas, dum menino bem, filho de um parisiense que fizera a sua fortuna com a arrematação dos canos de esgoto. Quando o teddy boy censurava o pai, por ter um negócio tão ordinário e malcheiroso, este puxando pela carteira, bem recheada, tirou uma nota das grandes, e passando-a pelo nariz do filho perguntou:
-Cheira-te mal?
                                                                           ...

Mas, paremos com esta digressão a que nos levaram os resíduos da gasolina burrical que o tempo já vai longo - e voltemos à Garage - perdão! - ao Pateo, da Sra. Henriqueta, para recordar uma cena ali passada, ainda no tempo da "Outra Senhora".
Nesses dias, o carneiro com batatas das eleições, não era uma mera figura de retórica, mas um suculento e apetitoso prato, com que os caciques pagavam os votos da sua clientela.
Ora sucedeu que, numa das mais renhidas eleições dos últimos anos da monarquia, o chefe de um dos partidos - já não me lembra se o Progressista se o Regenerador - resolveu oferecer o carneiro com batatas no Páteo da Sra. Henriqueta que, como boa Estação de Serviço, tinha anexo, além de um ferrador, uma casa de pasto. Para que não houvesse roubos nem enganos, mandou imprimir bilhetes de admissão que, escrupulosamente, eram distribuídos pelos eleitores à porta da assembleia de voto.
O Chefe contrário, querendo pregar uma bela partida ao opositor, mandou imprimir cartões exactamente iguais, e disse às suas hostes para estarem na Sra. Henriqueta meia hora antes da marcada. Está-se a ver o que sucedeu à chegada dos legítimos portadores dos bilhetes autênticos: Os contrários tinham acabado com todo o carneiro com batatas!!!
Isto não quer dizer que não tivesse havido comida para todos. Houve, e da boa: Castanha em barda, regada a xarope de marmeleiro.
                                                                              ...
  (Amorim Rosa, Uma volta pelo Bairro das Flores, palestra realizada na Sociedade Nabantina, 
    18-11-1961, Edição do Semanário "O Templário")