Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

9 de junho de 2016

Mais Sobre o Paço da Comenda


A alegada casa do comendador



O tombo da Comenda da Beselga terminado em 17 de Outubro de 1504 e em boa hora publicado em letra de forma, em 2005, pelo Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa, permite-nos conhecer com detalhe os limites da comenda, os seus bens, os rendeiros, os foreiros e mais os bens e rendas que auferia fora dos seus limites. Mas, mais do que isso, permite, a quem gosta destas coisas, preencher um território de há quinhentos anos com gente com nome e família e casas e terras e terras com árvores, e quais árvores, e culturas agrícolas, e quais, e com animais, e quais, e por aí fora, enchendo de vida uma terra que permanece, que foi pisada, lavrada e deu de comer a gente que, com muitas probabilidades, é antepassada de alguns dos que leem este blog.
Para inicio de conversa conheçamos o "aposentamento" do comendador e, com as devidas adaptações e imaginação, vejamos como habitariam aqueles nossos avós longínquos. Tinha ele uma casa com uma sala sobradada, isto é no sobrado, 1.ºandar diriamos hoje, com 9 m por 4,5 m (cada vara seriam 5 palmos, cada palmo 22cm), como as varas eram "bem medidas" talvez fosse um pouco maior que 40 m2, e com uma chaminé viradinha a sul! nada mal para quem não tinha grandes sofás nem plasmas devia sobrar! Ao lado, virado a poente, outra divisão, uma câmara (quarto de dormir?) de aproximadamente 20 m2. Para lá se subia por uma escada de pedra de peitoril e corrimão de tijolo. Seria este o corpo principal da casa, que tinha lojas (palavra que não tem nada a ver com comércio e que eu ainda conheci com o significado que aqui deve ter)  por baixo com a mesma área?
Além do celeiro e da cozinha existiam também todos os outros apoios que ainda hoje se verificam numa casa de lavoura, a estrebaria, um pardieiro que servia de lagar e que fora arranjado pouco tempo antes da vinda dos visitadores [encarregados de fazer o tombo]com novas madeiras e telha vã. Vem por fim o quintal, "cerrado de terra" todo murado, com horta de Inverno, pereiras que dão"pêra ferragial", mais três parreiras viradas a este e  uma grande figueira virada a Norte. Nada mais bucólico e actual. Também eu tenho uma horta toda murada, com pereiras, vou perguntar se são ferragial, e uma grande figueira, mas essa sei que é pingo de mel.(MFM)








.