Revista “O Occidente”, nº 399 de 21 de Janeiro de 1890
1894-na sessão de 12 de Julho da Câmara de Tomar, deliberou-se pedir ao director das obras públicas do distrito para mandar continuar a reconstrução do pavimento da estrada real que liga esta cidade com a estação de caminhos de ferro de Paialvo.

Boers no porto de Lourenço Marques a aguardar barco para a Europa, 1902
1902- na sessão de 27 de Fevereiro a Câmara pediu ao Governo a reparação da estrada de Tomar a Paialvo «que se acha em tal estado de derioração que se torna por ela quase impossível transitar».
Entre 1900 e 1903 perto de 300.000 portugueses emigraram sobretudo para a
Brasil. Segundo o censo populacional 1901 Portugal tinha cerca de 5,5 milhões
de habitantes.
1903- estrada de Tomar a Paialvo- A Câmara solicitou do Governo de Sua Majestade a reparação desta estrada pois se encontra intransitável.

Desfile 1.º Maio 1903, Lisboa.

Boers no porto de Lourenço Marques a aguardar barco para a Europa, 1902
1902- na sessão de 27 de Fevereiro a Câmara pediu ao Governo a reparação da estrada de Tomar a Paialvo «que se acha em tal estado de derioração que se torna por ela quase impossível transitar».
Entre 1900 e 1903 perto de 300.000 portugueses emigraram sobretudo para a
Brasil. Segundo o censo populacional 1901 Portugal tinha cerca de 5,5 milhões
de habitantes.
1903- estrada de Tomar a Paialvo- A Câmara solicitou do Governo de Sua Majestade a reparação desta estrada pois se encontra intransitável.

Desfile 1.º Maio 1903, Lisboa.
1904- 4 de Agosto- estrada de Tomar a Paialvo- a Câmara pediu para que esta estrada seja totalmente reparada, a qual se acha toda em péssimo estado.
1914- 15 de Fevereiro – a direcção das obras públicas do distrito de Santarém oficiou neste dia dizendo que está autorizado a reparar o troço da estrada nacional n.º15 Paialvo-Tomar, devendo esse serviço começar logo que o tempo permita.
1914- 15 de Fevereiro – a direcção das obras públicas do distrito de Santarém oficiou neste dia dizendo que está autorizado a reparar o troço da estrada nacional n.º15 Paialvo-Tomar, devendo esse serviço começar logo que o tempo permita.

1914- 16 de Abril – o vereador Duarte Faustino alvitrou a reparação da estrada de Paialvo, visto encontrar-se intransitável.

Assassinato do Arquiduque Francisco Fernando da Áustria,
Sarajevo, 28.6.1914
![]() |
Nov.1914,Capa da Ilustração Portuguesa n.º450 , Partida do Batalhão de Marinha Expedicionario para Angola |
![]() |
O Vagabundo, Charlie Chaplin, 1915 |
Mais tarde a Câmara recebe um telegrama em que se informa da transferência de verbas para aquele arranjo.
![]() |
A Formiga Branca desfilando, após a revolta de 14 de Maio de 1915 |
1915- 8 de Abril- o vereador Lopes Quintas,
acerca da estrada que liga esta cidade com a
acerca da estrada que liga esta cidade com a
estação de caminho de ferro de Paialvo, diz
constar-lhe que só há verba para a reparação,
do ponto em diante que ela se acha muito des
truída, até Marco da Légua (Algarvias) e sendo assim pede para que a comissão executiva envide os seus esforços no sentido de a referida estrada ser reparada por completo.
do ponto em diante que ela se acha muito des
truída, até Marco da Légua (Algarvias) e sendo assim pede para que a comissão executiva envide os seus esforços no sentido de a referida estrada ser reparada por completo.

A.M.T. 1901-1925 fls.37,77, 183, 348, 350, 355, 373, 374, 375, 378, 388