Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

17 de outubro de 2013

Esta água foi nascer naquela encosta do monte, para vir dar de beber a quem passar pela fonte



Dia sombrio, de Natal de 1950. O ilustre médico vereador da Câmara Municipal de Tomar, marcou este dia para a inauguração da obra pública de abastecimento de água mineral a Porto da Lage, sua muito bem querida aldeia natal. Eram convidados dois membros autárquicos, o presidente da junta da freguesia da Madalena e seus adjuntos, o pároco da mesma freguesia e mais algum elemento local que colaborara na obra. Ao grupo de convidados, juntou-se uma parte da população e um reduzido número de pessoas que tinham vindo comemorar o Natal.

.....implantada em terreno público, contíguo à ponte que atravessa a Ribeira....


A operação inauguração começa na fonte implantada em terreno público, contíguo à ponte que atravessa a Ribeira. O pároco é convidados a iniciar a cerimónia. Retira duma maleta, que o auxiliar transporta, os objectos necessários que compõem o ritual da bênção com água benta. Este cumprido, o promotor da obra acciona a torneira e a água esparge - se com abundância no fundo da pia.
....agradece aos beneméritos que não estão
presentes ...


Em seguida, com umas breves palavras, agradece aos beneméritos, que não estão presentes, a cedência do uso da água que vem lá de cima da mina do monte para dar de beber a quem passar pela fonte.
....A pia do fontanário destinada aos animais foi transformada
em vaso onde foi  plantado um salgueiro...
 Segue-se a inauguração do fontanário que está na berma da estrada, ao lado da Levada, no larguinho do armazém da CUF. É uma obra ligada à da fonte da ponte. Tem em um dos lados uma torneira e um apoio para as vasilhas e no lado oposto uma torneira e uma pia para os animais beberem.
Muito bem! Finalmente os animais são bem tratados. Beberão água mineral de boa qualidade, só que, há um "busílis", têm que pisar terreno privado e o dono veio reclamar o abuso ao promotor e convidados.
Grosseria autêntica, imperdoável.


Realizada a inauguração e incidente ultrapassado, segue-se a reunião no Grémio, sala de visitas incontornável e sempre franqueada a todos os visitantes desta aldeia familiar.
O vereador e promotor dirige mais umas palavras à assistência, refere-se com bastante mágoa ao incidente do fontanário e termina com um agradecimento à vinda dos convidados.



.....A água da mina do tempo dos mouros era e ainda é
de excelente qualidade...
O Presidente da junta da freguesia que estava entre a assistência, espera pela última palavra do orador e, pegando numa laranja de um prato que estava sobre a mesa de pingue-pongue, lança-a ao ar várias vezes como quem está a calcular o seu peso e qualidade e anuncia, em jeito de pregão: vai falar o Senhor presidente da Junta de Freguesia!
E disse umas tantas palavras soltas, olhando sempre para a laranja que tinha na mão.

A pia do fontanário destinada aos animais foi transformada em vaso onde foi plantado um salgueiro e o abastecimento da água mineral aos fontanários das duas povoações, Porto da Lage e Paço da Comenda, foi feito durante cerca de 30 anos.

A conduta em cano de fibrocimento foi-se deteriorando até que ficou inutilizado. A água da mina do tempo dos Mouros, como se dizia, era e ainda é de excelente qualidade.(Ilídio Mota Teixeira)