Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

13 de março de 2013

Lances de Fé


Em época em que o Catolicismo anda nas bocas do mundo pelas razões mundanas que o poder e o pecado obrigam, achei que seria bom esquecermo-nos das entronizações de chefes (mesmo da igreja) e dos  desvarios humanos dos candidatos a estes (e outros) cargos e lembrarmo-nos daquele pó seco e denso que, dizem, move montanhas e, digo eu, mantém felizes e pacificados os seres que venturosamente o aspiram - A Fé!

Eu tive a graça de conhecer um deles - o meu avô João. Cristão por dentro e por fora. Nunca vi ninguém rezar tanto mas também nunca vi ninguém procurar imitar tão esforçadamente aquilo que o seu Salvador ensinara como ele.
Praticou a liturgia e as obras que a sua fé recomendavam com a discrição e a modéstia com que passou por esta vida. Não fazia alardes das penitências e  sacrifícios efectuados no cumprimento dos ritos da sua religião, que outros costumam fazer objecto de vaidades e destaques, da mesma forma que  não divulgava os actos, produto da sua rectidão de consciência e sã moral, que ele justificava como a vontade do Senhor.

Ao longo de quase sessenta anos redigiu, diariamente, o resumo das suas tarefas e as ocorrências familiares. O relato começava invariavelmente por Eu, seguia-se o nome de um ou mais trabalhadores que tinham estado consigo na lide diária, vinha depois a descrição do que tinham feito.

No dia 12 de Setembro de 1959 (faltava uma semana para completar 67 anos), um sábado, trabalhou todo o dia acompanhado da empregada Celeste, que terá lavado roupa de tarde e apanhado os tomates que estavam a apodrecer, enquanto ele despontava o milho para o gado e tratava do mesmo. Ao fim do dia foi ao barbeiro e passava meia hora da meia noite quando se pôs a caminho.
Após quase seis horas da caminhada solitária entrou na igreja de Fátima, rezou, "toda a noute se lá rezou", e confessou-se.  Às oito horas assistiu à missa, em que comungou.
Despediu-se de Fátima, depois de participar na "missa dos doentes", pelas duas horas da tarde. Não refez a pé, totalmente, o regresso a casa, porque o filho o surpreendeu saindo-lhe ao caminho, de carro. "Chegámos aqui pelas cinco horas muito bom". Assim termina este homem simples a exposição deste lance de fé. (MFM)