Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

11 de março de 2013

Mata-Borrão ou Os Bons Ares de Uma Estância de Repouso








O Blog Meu Vidago  (extraordinário de informação e beleza, que recomendo vivamente) diz-nos isto acerca  do Mata-Borrão "apareceu para acompanhar os aparos, tintas e canetas de tinta permanente. Estava assim directamente ligado à escrita. Servia para "chupar" a tinta que ficava no papel e deixou de ser utilizado quando apareceu as esferográficas nas escolas e nos escritórios. Eram conhecidos dois modelos diferentes, mata-borrão de duas faces iguais e os publicitários numa das faces ..."

Aquele, que a imagem mostra, é um dos publicitários, que publicita exactamente Alcool Puro e Desnaturado de Dupla Rectificação fabricado na Fábrica de Porto da Lage, em 1939.

Atente-se ao número de telefone (o 74 !), ao único dia a vermelho, Domingo, e aos seis (seis!) dias úteis da semana! (oh tempos antigos cada vez a aproximarem-se mais das nossas vidas de hoje!), mas atente-se, sobretudo, à deliciosa descrição de PL na coluna da direita! À excelência  do texto (seria um portalagense a escrevê-lo?) alia-se a maravilha do conteúdo informativo! Dá vontade de lá ter vivido naqueles tempos! - ligado à rede telefónica e o correio levado ao domicílio duas vezes por dia! Uma estação de caminho de ferro no seu seio! Que bela imagem de progresso e conforto! O que se podia querer mais? Nem os bons ares lhe faltavam para, quem sabe, ser uma nova Vidago à beira da Beselga?