Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

1 de março de 2015

Attropelamentos - Morte - Carro Tombado - Ferimentos -Falta de Policia


Neste blog já se deu conta das brigas e desacatos entre cocheiros e destes com os passageiros, no reboliço do transporte a partir da Estação de Paialvo. Falámos também, já, do transtorno que era aquela hora de viagem entre Porto da Lage e Tomar, com os passageiros metidos em veículos pouco confortáveis, movendo-se  sobre uma estrada deveras incómoda, esburacada, poerenta e pedregosa, capaz de deixar os "passageiros contusos" na cara, pés, mãos e mesmo no corpo todo.
Trazemos hoje aqui noticias sobre os acidentes provocadas nos e pelos carros da "carreira de Thomar a Payalvo". Os Chars-a-bancs tombam devido à quebra dos arreios dos cavalos, que, por sua vez, se espantam com a trouxa de roupa que cai do carro da frente, trouxa essa que cairá por excesso de bagagem (ou isto seria noutra notícia?) ou porque o carro da retaguarda ia muito próximo do da dianteira. Seja como for a culpa terá sido toda das autoridades que não exerciam a vigilância necessária. Essa falta reflecte-se nos atropelamentos de pessoas indefesas que ficam com pernas em mau estado como o sr.Leonardo da Silva, do Casal da Segurança que, se calhar por ser deste local, não morreu instantaneamente como sucedera ao "pobre homem velho e surdo" à entrada da Rua da Graça, no ano anterior. A acrescer a estas tragédias continuam as desordens entre os cocheiros e condutores das "carreiras". A segurança em Tomar está, constata-se, sem rei nem roque, graças às "ordens egoístas do sr. governador civil" que não destaca para Tomar uma "força de polícia civil que tão necessária é para a proibição de tais abusos" convencido que está que a policia é nomeada "unicamente para fazer serviço em Santarém" esquecendo-se que os concelhos do distrito "não têm só o dever de  pagar para o bem estar da capital do distrito, pertence-lhes também gozarem um pouco do produto dos seus sacrifícios".
Enfim, a velha Tomar sempre perseguida e injustiçada pelo governo e pela pérfida Santarém! Na época "pagáva-as" pela sua colagem a Costa Cabral, seu conde e marquês, por isso caída em desgraça com o Fontismo. Agora não sei, ignoro também se actualmente as forças da ordem são suficientes. (MFM)


1.08.1886


13 06 1888
Vista de Tomar tirada da "curva dos marcos" na Estrada
de Paialvo, 1872-1896


28.11.1886


12.07.1891

25.12.1892


Notícias do Jornal A Verdade retiradas daqui.