Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

3 de abril de 2012

Odisseia da ponte de Porto da Lage no sec.XIX




1)    Da Acta da Câmara Municipal de Tomar  de 8 de Dezembro de 1840 "terminou a obra de construção da Ponte sobre a Ribeira da Beselga, junto à Quinta de Porto da Lage, importando em 32$220 réis” 



2)    A câmara compromete-se perante o director das obras públicas de Santarém, a apresentar cal, os carros para a condução das madeiras e os 16$000 réis para o aparelho das mesmas, tudo isto destinado à ajuda para a construção da ponte que a câmara pediu a S.M. a graça de mandar fazer no sitio de Porto da Lage, na estrada velha de Coimbra - Acta da Câmara Municipal de Tomar  de 7 de Abril de 1855.


3)    Ponte da ribeira da Beselga -foi presente o projecto desta ponte de madeira - Acta da Câmara Municipal de Tomar 4 de Julho de 1869


4)    Na sessão de 19 de Maio a junta da paróquia da Madalena solicitou auxilio da câmara para a reconstrução da ponte sobre a Ribeira da Beselga, próximo da Quinta de Porto da Lage, que se achava então em completa ruína, sendo esta ponte de toda a conveniência pública «por ser a antiga estrada real de Lisboa e Coimbra», a qual ainda hoje é muito concorrida, tornando-se sensível a sua falta, em consequência de não haver outra, e por ser aquela Ribeira muito caudalosa -  Acta da Câmara Municipal de Tomar 19 de Maio de 1871.
Nota: as ilustrações são  imagens de lugares com mais sorte que Porto da Lage pois conservam as suas velhas pontes. Não se conhece o aspecto que teria(m) a(s)  ponte(s) de que falamos.