Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

8 de abril de 2013

Gente de Porto da Lage I


Casal Risota



....outro [acidente] aconteceu no ribeiro da Longra, a curta distância da foz, no local onde está uma ponte em lajes que dá acesso à várzea. A assinalar a morte das duas pessoas, um casal, existiu uma cruz de ferro que servia para testar a pontaria da rapaziada da escola que lhe ficava em frente....



"A ponte em lages que dá acesso à Várzea", em frente ao local onde se situava a antiga escola e se encontra agora a
urbanização mostrada na fotografia em baixo.



... Ouvi contar como aconteceu: noite de Inverno muita escura, o casal Risota e um filho, pessoas muito modestas, regressavam a casa, ao Paço da Comenda, depois de um dia de mercado em Tomar. Conduziam uma pequena carroça atrelada a uma muar. Percorrida a estrada dos Olivais, não tinham outra alternativa, vislumbraram na escuridão da noite a zona da estrada que os levaria a casa, totalmente submersa pela água da ribeira e do ribeiro que transbordara dos leitos e inundara a várzea e uma parte do olival. Inconscientemente, avançaram. Quando se aperceberam que a altura da água aumentava em relação à estrada, quiseram retroceder. Não tinham qualquer referência da localização da estrada. Na manobra de inversão, a pequena carroça caiu no ribeiro, ficou presa entre os muros que o canalizam com o animal atrelado. O casal Risota, marido e mulher, foram arrastados pelas águas caudalosas. O filho(1), rapaz ainda jovem e ágil, saltou para cima do muro do ribeiro e foi pedir socorro. Vieram gentes com lanternas e correram as proximidades. No dia seguinte, os dois corpos do casal foram encontrados, retidos por umas silvas, para além do local do acidente. (Ilídio Mota Teixeira*)

Teria sido por aqui que se deu a tragédia
 (1) De acordo com testemunho de Dulcinda Mota Teixeira este acidente teria ocorrido em 1928, pois este rapaz teria 14 anos aquando deste acontecimento, sendo que, ainda segundo Dulcinda, que consultou a campa no Cemitério de Cem Soldos, aquele teria nascido em 1914.


*Nasci no sítio de Porto da Lage a 8 de Novembro de 1930. Registaram-me na conservatória de Tomar com o nome de Ilídio Mota Teixeira. Minha mãe, Ana Mota Rosa, filha de Soledade de Sousa Rosa, natural da freguesia de Assentiz, era neta e afilhada por baptismo dos nossos avós [Ana e Manuel de Sousa Rosa], assim se apresenta este portalegense que me dá a honta de colaborar no blog. Aguardem por mais contributos.