Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

9 de março de 2016

9 de Março - Grande Guerra -100 Anos


A 9 de Março de 1916 Alemanha declara oficialmente  guerra a Portugal depois do Estado Português, a pedido da Grâ-Bretanha, ter dado ordens de apresamento de todos os navios alemães e austro-húngaros que estavam ancorados na costa portuguesa.
Nesta sequência o Corpo Expedicionário Português será enviado para a  2ª fase da 1ª Guerra Mundial em 1917. Responde assim afirmativamente à nossa velha aliada Britânica e à necessidade de Afonso Costa afirmar o seu poder político tanto em relação à oposição interna republicana como às forças monárquicas no exílio. O pretexto foi defender as colónias de uma possível penetração militar alemã, embora ali o conflito já durasse desde 1914, tendo sido já para lá enviados reforços militares. Um exercito de homens mal equipados, mal preparados e pouco motivados é então lançado na fase mais mortífera da guerra e um terço fica para sempre nos Campos da Flandres; registaram-se cerca de 10 000 baixas e um número elevadíssimo de feridos e doentes (mutilados, gaseados e tuberculosos). 



 "em 2 de Fevereiro de 1920 foi recebida da 5.º repartição da Direcção Geral dos Serviços Administrativos do Exercito uma relação dos soldados deste concelho mortos durante a Grande Guerra". (in Anais do Municipio de Tomar  1901-1925)


Lançamento da primeira pedra para a construção do
 Monumento ao Soldado Desconhecido, em Tomar.




Monumento aos Mortos da Grande Guerra, Inaugurado em 11 de Novembro
de 1931 da autoria do 
 escultor Henrique Moreira.


Primeira fotografia não datada de origem desconhecida, outras imagens retiradas daqui