Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

3 de maio de 2016

3 de Maio - Dia de Vera Cruz, em Porto da Lage e em Stratford-upon-Avon


O portodalagense H.C.M. diz:

"Em Porto da Lage, no dia 3 de Maio, os miúdos da escola iam “plantar” cruzes de cana cheias de flores; era dia da Vera Cruz e dizia recordar a descoberta do Brasil. Erro histórico que a professora tolerava."

                                                      
William Shakespeare (1564-1616)
                                     


Parece que o "erro histórico" felizmente, segundo S.Google, ainda se comemora ou comemorava há meia dúzia  de anos e tem mesmo que ver com a descoberta do Brasil.
 O Brasil foi descoberto, dizia-se dantes quando éramos eurocêntricos, foi achado, diz-se agora (ainda não percebi porque é que o verbo achar, ao contrário do descobrir, já não dá a perspectiva da Europa como centro do mundo mas é assim que correm as coisas) em 22 de Abril de 1500. Poucos dias depois a célebre carta de Pero Vaz de Caminha anuncia ao rei D.Manuel I: Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500…
É possível, portanto, que a população, que só deve ter sabido do acontecimento muito tempo depois e com a deturpação habitual, passasse a comemorar a data a 3 de Maio.
Ou então é tudo uma questão de Calendário Gregoriano e os onze dias de diferença são só os onze dias de acerto que aquele obrigou em 1582. E quando é para obedecer às ordens lá de fora sejam as do Papa Gregório sejam as de outros quaisquer papas de que tempo for, cá estamos nós prontos!
Melhor sorte, ou não fosse inglês, teve o grande William Shakespeare que, morrendo a 23 de Abril,  continuou a aniversariar a morte no mesmo dia ao longo de 400 anos.   

Mas que interessa uma data? Importante era o que os meninos de Porto da Lage faziam, importante é a lembrança de H.C.M.,mais importante ainda, que se lembre de nós para a partilhar porque, como dizia aquele grande poeta e dramaturgo, “aquilo a que chamamos rosa mesmo com outro nome teria igual fragrante perfume” (MFM)