Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

6 de janeiro de 2016

Dia de Reis



...Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá,
de modo nenhum és a menor entre
as principais cidades da Judeia;
porque de ti vai sair o Príncipe
que há-de apascentar o meu povo de Israel.»
Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.» Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino,parou. Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho. (Evangelho segundo São Mateus)



Adoração dos Reis Magos (1501-1506) Vasco Fernandes, Francisco Henriques





Adoração dos Magos, 1828, Domingos Sequeira
Nota: Os quadros acima, da autoria de pintores portugueses notáveis, têm a particularidade de poderem vir a dar que falar. O segundo, de certeza, por ser objecto da louvável iniciativa, pouco habitual em Portugal, de promoção de uma campanha de recolha de fundos para a sua aquisição a um particular a fim de passar a fazer parte de espólio do MNAA; o primeiro, o ter a originalidade de representar o  "Rei Baltazar" na figura de um índio. Desconfio que  Lula da Silva desconhece a pintura (estou-me a referir a esta!)  mas temo que tenhamos que nos preparar para a eventualidade de  alguém, por esconsos motivos anti-lusitanos, o prevenir. Só estou a avisar! (MFM)