Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

30 de outubro de 2019

Estalagem



Entre Janeiro e Março de 1669, Cosme III de Médicis, Grão Duque da Toscana, faz uma viagem por  Portugal acompanhado por uma comitiva que incluía escritores, médicos, músicos, cozinheiros e um desenhador e arquitecto italiano de nome Pier Maria Baldi, encarregado de representar em aguarelas todos os locais onde fizessem uma paragem.Desta missão surgiram 34 pranchas, cujos originais pertencem à Biblioteca Medicea Laurenziana de Florença, com imagens que reproduzem parte da paisagem urbana e rural de Portugal no se. XVII.
Em 2013 a Fundação Mário Soares editou um catálogo destinado a acompanhar a exposição dos desenhos de Baldi que teve lugar no Centro Cultural João Soares, Cortes, Leiria. No catálogo, as imagens são acompanhadas por pequenos trechos retirados dos relatos dos viajantes, sendo o principal relator Lorenzo Magalotti.
A viagem tem inicio a 9 de Janeiro em Campo Maior, atravessa o Alentejo e segue para Lisboa, via Setúbal, Palmela e Montijo. Após longa estada na capital, os viajantes partem a 18 de Fevereiro para o Ribatejo, passando em Tomar a 21 onde, além do Convento de Cristo observam "a Vila está numa planície, os edifícios são muito bons, as ruas direitas, umas paralelas às outras de uma ponta à outra da vila, compridas e muito bem pavimentadas..."e Baldi tem ocasião de pintar duas vistas panorâmicas da vila e uma terceira do Convento de S. Francisco. Essa noite, como é hábito na caravana de viajantes, é passada numa estalagem "chegou-se tardíssimo para almoçar na Estalagem da Gaita, que são duas pobres casas no meio de uma charneca montanhosa, desabitada, pedregosa, estéril, que nos acompanhou todo o dia, embora de quando em vez se encontrassem alguns raros olivais." No dia seguinte prosseguem para Norte, e a 1 de Março a comitiva deixa Portugal, em Caminha, onde toma uma lancha com destino a Tui. (MFM)

Estalagem da  Gaita (Venda da Gaita)  (Pedrogão Grande) em "Viagem de Cosme de Médicis em Portugal no ano de 1669"


À semelhança destas "duas pobres casas no meio de uma charneca montanhosa", em Porto da Lage, a estalagem também ficaria em nenhures," no meio de uMa charneca plana, quase um vale, no contraforte de umas pequenas elevações pedregosas  onde cresce o mato e raros zambujeiros e pinheiros bravos pontilham de algum verde a aridez do lugar. Dali avistei hoje, ao longe, alguns, poucos casais, e de cada um deles se elevava Fumo, sinal dos preparativos da ceia da família, que receberá os homens que recolhem a casa, cansados e fugidos da chuva, neste fim de dia de Inverno bravíssimo, em que a ribeira, cujo agitação tuMultuosa tão bem daqui se ouve,  já trespassou o seu leito duas vezes, segundo me disseram, inundando os campos e ceifando a vida a animais e a duas pobres almas, que o Senhor as tenha Consigo, etc, etc, *





*trecho de uma publicação que, inicialmente, alguém quis fazer crer ser do sec. XVIII e encontrada em lugar secreto, mas que, depois, se veio a descobrir ser apócrifo e inventado por uma criatura que tem a mania de se meter nestas coisas mas, completamente desajeitada (ou  pretensiosa), não resistiu a deixar por lá sinais que a vieram a denunciar.