Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

28 de agosto de 2013

Recordar é Matar Saudades 3



                                                        O Padre Nicolau
                       
                                                                                              (continuação)
Em maio de 1954 a nossa freguesia foi percorrida pela imagem de N.S de Fátima, mas como a nossa casa tinha muitas janelas e poucas colchas eu tinha exposta uma toalha de linho bordada com motivos azuis. O prior observou e gostou.
Quando me encontrou pediu-me a toalha para mandar colocar no púlpito no dia 15 de agosto - a grande festa dele era o dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora. Tive muito gosto em ouvir o sermão a olhar para a minha toalha. Já lá vão 59 anos e ainda a tenho. Não sei se a minha filha ou netos a mandarão para o contentor da Cruz Vermelha.
Lembro-me de ele ter uma empregada a quem chamavam “a panela”. O Prior andava saturado de a aturar não me lembro porquê e ela foi-se embora.
Mais tarde, já eu tinha uns vinte anos, o prior parou aqui à porta e falando com a minha mãe queixava-se de não ter quem o servisse. Eu, sabendo que ele não podia ouvir falar nela atrevi-me a propor-lhe “a panela”. Resposta:
- Menina, se quer ganhar o céu leve-a para sua casa!

Teve também a viver e a tomar conta do serviço da casa uma tia dele. Queixava-se que a tia para cozinhar galinha tinha que juntar vaca e para cozinhar vaca tinha que juntar galinha – ficava caro.
Quando tinha festas de igreja e convidava um ou dois padres para ajudarem, a tia cozinhava pouca comida, então sem a tia perceber pedia à esposa do médico para lhe fazer uma panela de sopa a título de oferta.

A localidade de Cem Soldos não tinha padaria. Ia para lá o pão da padaria do sr. Jorge e era o filho – Artur – que ia lá vender o pão. Nessa altura o Artur era rapazola e ia à porta do Prior entregar o pão. Então o Prior que tinha sempre assunto para brincar dizia-lhe:
- Quando fores à confissão a penitência consiste em comer pão duro. O pão macio sabe muito bem, tens que fazer sacrifícios.
Estas passagens do dia-a-dia nas aldeias passariam despercebidas se não fossem observadas por um padre. Uns achavam graça, outros nem tanto.
Havia até paroquianos que o acusavam de não ser igual para todos.
Quando o Manuel e eu nos casámos o meu sogro convidou o Prior Nicolau para ir a Lisboa realizar o nosso enlace na igreja de S. João de Deus, em plena praça de Londres. Foi um bocado complicado, os casamentos ao domingo. Aqui tinha que celebrar três missas e a viagem. Tentou demover o meu sogro, acabou por aceitar mas teve que falar a outro sacerdote para o substituir aqui. Não sei se o prior foi com o amigo Dr. Henrique se com alguém da minha família. Chegou a comentar que a igreja de S. João de Deus não era para padres da aldeia. Mas foi depois ao casamento do irmão do Manuel, voltou para casar a 1.º filha deles e em 1963 no dia 10 de junho foi batizada a minha filha.
Despedi-me dele quando fui para Lourenço Marques, ainda lhe enviei um cartão de boas festas. Quando eu fiz anos agradeceu e retribuiu as BF e cumprimentou pelo aniversário.
Não sei ao certo em que data o prior ao subir as escadas, 1.º andar, da sua residência se desequilibrou, caiu, veio pelas escadas e bateu com a cabeça num vaso. Foi para o hospital, do hospital para um lar e nunca mais recuperou. Eu estava em Moçambique.
Viveu não sei se três ou quatro anos sem consciência de quem era.
A notícia da sua morte em 1971 sensibilizou-me tanto como se fosse um elemento da família. Hoje, sempre que vou ao cemitério de Cem Soldos paro uns minutos junto da sua sepultura.

Paz à sua alma,

9.07-2013(Dulcinda Mota Teixeira)