Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

4 de dezembro de 2014

Força da Rapaziada
















Porto da Lage -  Vales de Cima
Uma capela velha desactivada,
Uma capela nova em construção,
Isto é que é força da rapaziada,
Com boa vontade e devoção.
Leonel António

Leonel António, que não conheço pessoalmente, é uma força activa na divulgação e preservação das memórias de Porto da Lage , em particular, e do concelho de Tomar e arredores, em geral, que acompanha com objectos artesanais de sua autoria e com originais versos a propósito de tudo.
Publicou, por estes dias, no facebook, as fotografias acima, legendadas com a respectiva quadra.
As duas capelas, a desactivada e a em construção, localizam-se ambas em Vales de Cima, povoação que, ao que me dizem, sempre aspirou a ter um templo católico só seu.
Acontece que existe, há mais de quarente anos, no seu "domínio" uma capela disponível, que, tanto quanto sei, nunca esteve permanentemente ao culto e se encontrou mesmo à venda, incluída na propriedade de que faz parte. 
Apesar disso, de ter já pronto a "funcionar" um local de culto, a população preferiu construir, de raiz, a poucos metros, uma igreja novinha em folha, aplicando toda a sua energia a angariar fundos para tal. 
Desconheço o motivo da opção. Mas desconfio que Leonel António tenha razão, que terá sido "a força da rapaziada" aqui, como no resto do país, a preferir apostar, com toda a boa vontade, no "novo" e ver arruinar, com toda a devoção "o velho". (MFM)