Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

15 de abril de 2012

A Escola em Porto da Lage

A escola primária em Porto da Lage teve ínicio, segundo memória de alguns, em 1928.
Foi construída em terrenos comprados expressamente para este efeito por João Pereira da Motta, que os ofereceu para neles ser construído o futuro edíficio escolar.
Edificio esse que se manteve até ínicios dos anos setenta, quando, por falta de manutenção, ameaçou ruir e os alunos foram obrigados a frequentar instalações provisórias até a actual escola estar a funcionar.


A antiga escola era um edíficio com fachada identica a
esta, duas salas de aula, uma para cada sexo, um alpendre
 e um pátio traseiros.
Local onde se situava a antiga escola, em frente ao "ri
beiro da Quinta" e onde se encontra agora esta bisarra
vivenda.

                                 

6 comentários:

  1. Presumo que tenha sido mais tarde, 1933/34 pois a primeira Professora Primária, D, Amélia da Silva Santos só então chegou à aldeia.

    Os filhos Henrique António Santos Narciso HeNarciso@gmail.com e Maria Filomena dos Santos Narciso Filo.Narciso.c@gmail.com poderão elaborar.

    ResponderEliminar
  2. Segundo informações de quem frequentou a escola em 1927/28 a primeira professora de Porto da Lage chamava-se Maria José Mourão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A professora Maria José Mourao foi professora da minha Mãe, era irmã do meu tio Major Armando Mourao e foi casada com António Rosa de quem ficou muito nova.

      Eliminar
  3. Se João Pereira da Mota pudesse regressar iria, decerto, ficar abismado com o sucedido. Várias foram as tentativas de adquirir este terreno, por parte de um vizinho.Incapacitado de tornear a situação, ora porque era terreno comunitário, ora por vontade politica e, por fim pela negação ao projecto apresentado - a construção de uma habitação - O PDM não permite qualquer construção, diziam.... Certo é que por vontade de um Presidente de Junta, este foi cedido "PROVISORIAMENTE" a uma família de ciganos e, posteriormente " A CONSTRUÇÃO" O resultado está à vista. O provisório passou a definitivo e, o que não se podia construir, passou a ser possível, quer o PDM queira, quer não. Temo que as habitações existentes em Porto da Lage - carregadas de recordações e testemunhos de vida - acabarão por cair, arrastando com elas toda a história de uma aldeia que se prezou pelos feitos e pelos homens que lá nasceram. Mário Laranjeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mário ... Desde o 103 curso de paraquedismo que andamos perdidos contacta fernandesfer@gmail.com, por favor. Abraço

      Eliminar
  4. Lembro-me muito bem da D.Maria José Mourão que conheci em Carvalhos de Figueiredo nde vivia reformada por ser grande amiga de minha avó Zulmira Pinheiro de Campos, primeiramente na farmácia de Porto da Lage depois em Paialvo e Santa Cita

    ResponderEliminar