Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

4 de abril de 2016

Manuel Henrique Pinto

                                                       

Manuel Henrique Pinto (1853-1912) foi também um pintor naturalista, integrante do Grupo do Leão e grande amigo de Malhoa. A sua ligação a Tomar deve-se ao facto de, entre 1888 e 1911, ter sido director da Escola Industrial Jacome Raton. Alguns dos seus quadros retratam conhecidas paisagens urbanas da cidade.
Como sempre, especulamos quando dizemos que este pintor foi, como outros, e neste caso acompanhado pelos seus quadros, um passageiro da Estação de Paialvo. Mas este postal de aniversário ,que o seu amigo Malhoa lhe enviou, de certeza que passou por aqui. 


14.04.1895



















Desenho de pormenor da Janela da Sala do Capitulo, 1901







3 comentários:

  1. Muito folgo em encontrar este pequeno artigo sobre Manuel Henrique Pinto. Haja quem se disponha a divulgar a sua obra!
    No entanto, permita-me duas ou três correcções:
    A data do quadro «Caminho Velho» é, como inclusive a foto deixa perceber, «1897». Foi exposto na 8ª do Grémio Artístico, 1898, mas isso já é outra coisa...
    Que se saiba nunca MHPinto teve quinta alguma em Figueiró dos Vinhos. Aliás, ao que tudo indica, a "descoberta" de Figueiró terá sido feita por ambos - Pinto e Malhoa - e ao mesmo tempo (no Verão de 1883). E por convite de Simões d'Almeida (tio), amigo comum e de ambos antigo Mestre de Desenho na Academia de Belas Artes - esse sim dali natural.
    Também carece de toda e qualquer fundamentação a afirmação de que «A caça dos taralhões», c.1891, haja sido "pintada nos arredores de Tomar". Na verdade, trata-se de um dos primeiros quadros de uma série de pinturas - mais uma vez de MHPinto e de Malhoa - que têm como modelos «os filhos do Eduardo, então rendeiro da Fonte do Cordeiro...» em Figueiró. (Sobre o assunto poderá ler isto - http://provocando-umateima.blogspot.pt/2013/01/o-coelho-ver-passar-o-comboio.html )
    Obviamente que MHPinto e os seus quadros terão passado inúmeras vezes pelo Paialvo... E Malhoa ainda mais vezes...! (Sobre isto recomendo - http://provocando-umateima.blogspot.pt/2012/12/uma-viagem-por-tomar.html )
    Saúdo-o com amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecemos a rectificações apresentadas que prontamente (assim que delas tivemos conhecimento – hoje) tivemos na devida consideração. Como terá verificado, se nos deu a honra de passar os olhos por outros posts do blog, este destina-se a divulgar uma pequena localidade do concelho de Tomar- Porto da Lage – e, consequentemente a estação de caminho de ferro nela contida, a estação de Paialvo, que, desde o inicio da chamada linha do Norte até 1928 serviu a cidade de Tomar e parte da região centro denominada actualmente Pinhal Interior. Assim sendo, a “entrada” de Manuel Henrique Pinto no blog integra-se num capítulo em que, quase sempre com recurso à imprensa local da época, fazemos referência a personagens mais ou menos conhecidas, no âmbito nacional e local, que terão frequentado a estação de Paialvo sobretudo nas suas idas e vindas de Lsboa. Manuel Henrique Pinto está aqui como diretor da Escola Industrial de Tomar que, por acaso, também pintou. Achámos assim por bem ilustrar o seu post com imagens dos seus quadros. O texto que o acompanhava residiu em fontes não confirmadas, é um facto, e, por isso, por falta de tempo para as confirmar e porque não é nosso propósito alimentar qualquer polémica, o post foi alterado. Deixámos apenas ficar o que, no nosso entender é pacífico e tem, indubitavelmente, a ver com Tomar. No entanto, se detecta, ainda, algum erro, agradecemos que nos informe.MFM

      Eliminar
  2. Optimo!
    E, a propósito da estação do Paialvo, há uma coisa interessante, publicada ainda em 1902... Pode ver aqui e, se entender, copiar à vontade https://www.facebook.com/LuisBGama/media_set?set=a.510045489050224.1073741840.100001343325608&type=3set=a.510045489050224.1073741840.100001343325608&type=3

    ResponderEliminar