Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

10 de abril de 2021

Santa Bárbara - protectora de tempestades, raios e trovões.


                     

Santa Bárbara (1736-40), Vieira Lusitano



Na secção especializada de uma grande superfície (também especializada):
- Oh menina desculpe, não estou a encontrar produto para tirar o caruncho, pode ajudar-me, por favor.
- Siga-me - dirige-se para uma prateleira onde se perfilam muitos frascos e latas - tem aqui, vários tipos, de diferente intensidade, consoante o local de onde quer fazer a remoção, e a vários preços.
- Mas isto são anti-fungos!
- Exactamente, para remover o bolor, que é o que a senhora pretende!- tem ela, pacientemente, a bondade de me recordar.
- Mas eu queria era remover, já que é assim que se diz, o caruncho.
- Oh minha senhora, caruncho e bolor são a mesma coisa!- Esclarece-me, sem perder a calma com a minha ignorância.


   --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


De viagem numa "página" do face-book sobre Tomar encontro alusão a uma outra, que abro. Impressionada com o rigor, disciplina à séria mesmo, a que os membros daquele "grupo" são sujeitos proponho-me, logo, fazer parte do dito. Assim é que eu gosto: só fotos e curiosidades, sobretudo antigas, sobre Tomar, nada de "política", nada de "faltas de educação", sempre respeito "pelo outro", etc. etc. e quem prevaricar vai porta fora, digo eu, porque na linguagem do "grupo" , vou citar, "é removido de imediato". Reparo agora que o verbo remover me persegue, duas vezes no mesmo dia é obra, deve usar-se e eu andava distraída. Bom, lá trato de "aderir", sendo que a minha "adesão", vai depender de confirmação posterior, acho bem, e ainda de mais, de resposta a perguntas, acho lindamente, e seguem-se as tais. Não sei dizer quantas,  não passei desta:
- Diga se é, ou foi, natural de Tomar?
                                    --------
Procurei, a sério que procurei, recorri primeiro a livros, eu sou assim, do tempo do papel corro logo aos velhos hábitos, como sabem burro velho ... , não encontrei, fui à esclarecida Wikipédia, a mesma coisa. Não existe, portanto, Santo padroeiro para a questão em causa (quando já não tiveres palavras recorre ao juridiquês, alguém me ensinou), pelo só me resta Santa Bárbara - protectora de tempestades, raios e trovões.(MFM)

Sem comentários:

Enviar um comentário