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7 de maio de 2012

Caminho PL-Paialvo, Já estará reparado?

1876 -17 de Março- foi aprovado um pedido da junta da paroquia de Paialvo, para que a contribuição braçal com respeito aquela freguesia fosse aplicada no conserto da estrada desde o lugar de Paialvo até a estação de caminho de ferro de Porto da Lage

                                                   Claude Monet, A caçada, 1876
                                         
1878 -1 de Marco- a Junta da Paróquia de Paialvo requereu e foi-lhe concedida a finta de braçal para reparar os caminhos de Paialvo para o lugar de Porto da Lage (estação dos caminhos de ferro).

                                         Alfred Sisley, Mercado de Marly, 1877
                     
1878 - 12 de Abril- tornando-se de reconhecida utilidade pública a construção de uma estrada municipal de 3.ª classe que ligasse o lugar de Paialvo em um ponto qualquer com a estrada de Tomar à estação de caminho de ferro de Paialvo, propunha que se procedesse ao reconhecimento do terreno a percorrer, sendo encarregado desse serviço o empregado técnico da câmara

                                           Edgard Degas, Lavadeiras, 1878

1878- 23 de Setembro  -Foi autorizado o empregar-se na reparação do caminho de Paialvo à estação de caminho de ferro o imposto do serviço braçal dos lugares de Paialvo, Vila Nova, Carrascal, Carrazede, Bexiga, Delonga, Casal de Baixo e Casal João de Deus, da Freguesia de Paialvo; e dos lugares de Cem Soldos, Poços, Sobreiras, Gaios, Porto Mendo, Caniçal, Corujo e Marmeleiro, da Freguesia da Madalena.

   Edouard Manet,Rapariga no Jardim de
Bellevue 1880



                                            Henri de Toulouse-Lautrec, Nas Corridas, 1899
                        
1905- 11 de Maio- caminho vicinal de Porto da Lage a Paialvo - a comissão distrital aprovou o projecto e orçamento deste caminho vicinal.
1905- 23 de Junho- caminho de Porto da Lage a Paialvo - a câmara anunciou a arrematação das terraplanagens e obras de arte entre os perfis 0 e 42 na extensão de 834M,93 sendo a base de licitação a quantia de 210$242 réis
                                             Edvard Munch, de Thuringewald c.1905.

 1905- 23 de Junho- caminho de Porto da Lage a Paialvo - a câmara anunciou a arrematação das terraplanagens e obras de arte entre os perfis 0 e 42 na extensão de 834M,93 sendo a base de licitação a quantia de 210$242 réis.

1905- 27 de Julho- caminho vicinal de Porto da Lage a Paialvo – a câmara arrematou por 210$000 réis as terraplanagens e obras de arte entre os perfis 0 e 42 na extensão de 834M,93, a João Nunes Cartaxo do Outeiro de Pai Mouro, por 197$000 réis.
                                           
                                                        Paul Cezanne, Château noir, 1905

1906- 8 deFevereiro - caminho vicinal de Porto da Lage a Paialvo - a câmara anunciou a arrematação do pavimento entre os perfis 0 e 42 na extensão de 834M,93 deste caminho sendo a base de licitação a quantia de 300$000 réis.
1906- 1 de Março- caminho vicinal de Porto da Lage a Paialvo - a câmara  arrematou a José Ferreira, de Ceras, por 299$000 a construção do pavimento entre os perfis 0 e 42 na extensão de 834M. 
                                           Henry Matisse, Paisagem em Colliore, 1905

1906- 9 de Agosto- caminho vicinal de Porto da Lage a Paialvo - a câmara  pagou a José Ferreira, de Ceras, por conta desta obra 100$000.
1906- 4 de Outubro- caminho vicinal de Porto da Lage a Paialvo –foi presente a nota de expropriações a fazer com a construção deste caminho, que importava 65$000 réis.
                                                        Pablo Picasso, Ma jolie, 1909

1910- 21 de Novembro- caminho vicinal de Porto da Lage a Paialvo – pagar a Manuel Ramalhete Júnior, dos Pouzos, 100$000 por conta das obras de terraplanagens e obras de arte  neste caminho.
1911- 11 de Setembro- caminho de Porto da Lage a Paialvo – a junta da paróquia de Paialvo, em vista desta câmara ter de mandar proceder ao alargamento deste caminho, pede que se faça dando a maior largura no dito caminho. A câmara ficou inteirada.
                                                Kandinsky, Composição IV, 1911

1912- 12 de Agosto- caminho vicinal de Porto da Lage a Paialvo- o presidente da comissão administrativa de Paialvo pede à Camara para mandar proceder com urgência à reparação deste caminho, pois se aproxima a estação invernosa.
1914- 23 de Março- caminho vicinal de Porto da Lage a Paialvo- pagou-se a José António das Neves, do Casal de Baixo, seu arrematante, 50$00 pela obra de empedrado e alinhamento entre os perfis 42 e 93.

                                                     Mondrian, Árvore Cinzenta, 1911
1917- 1 de Outubro- a câmara deliberou mandar consertar o caminho publico de Porto da Lage a Paialvo.

1920- 7 de Julho- antiga estrada real- a junta de Paialvo pede que se façam nesta antiga estrada, as reparações indispensáveis, podendo contar com o auxílio do povo.

                                                 Juan Miro, Carnaval de Arlequim, 1925

1925- 3 de Agosto - caminho de Porto da Lage a Paialvo - o condutor de obras foi mandado proceder ao orçamento da sua reparação
.
                                      
                                                      Paul Klee, Madrugada em Ro, 1927





Fonte: A.M.T, vol 1870-1900: fls104,147, 244; vol 1901-1925: fls. 94,99, 101, 113, 115, 126, 267, 308, 352, 427, 505, 590.

6 de maio de 2012

Dia da Mãe


Maria José de Sousa Rosa,  filha de Manuel de Sousa Rosa, nasceu em Assentis a 18 de Novembro de 1864.  Ela e o  marido, Augusto Pereira da Motta, foram dos primeiros habitantes de Porto da Lage, na era pós-estação de Paialvo.
Aqui  nasceram oito dos seus dez filhos. Uma mãe de Porto da Lage.

Maria José de Sousa Rosa (1864 - 1938)

5 de maio de 2012

Água Potável


                                                   Paul Signac, Mulheres no poço, 1895  
                                     

 
 
Por este chafariz?

11 de Setembro de 1922- "vários habitantes
 do lugar de Porto da Lage (freguesia da
  Madalena) pediram para esta povoação
ser abastecida de água potável".
( A.M.T. 1901-1925, fls.54)

                                                                         



                           

O Fim?

"O Ramal de Tomar foi inaugurado oficialmente no dia 24 de Setembro de 1928 e estiveram presentes as seguintes personalidades, que saíram no comboio presidencial de Lisboa-Rossio às 9 horas e cinquenta minutos: o presidente da República, General Carmona, o ministro do Comércio, o presidente do Conselho de Administração, Sr. Rui Úrica, o secretário-geral adjunto, engenheiro António Cabral, o director-geral, engenheiro Ferreira Mesquita e vários generais. O comboio chegou à estação de Tomar pelas 12 horas".  de Tomar a cidade
               


                  

Aaron Harry Gorson, River Bridge, 1921


4 de maio de 2012

Porto da Lage, 1927

                            


                                 Le Depart des Poilus, mural exposto na Gare de L'Est em 1914, restaurado em 2005.



No Guia de Portugal, 1927:
 
Paialvo, Venda de sanduiches na estação. Camionetas de carreira a quase todos os comboios e trens de aluguer para Tomar, por uma estrada desinteressante e monótona, mal conservada: olivais, agaves. Na última curva do caminho, bela vista da cidade, coroada pelo castelo enegrecido e pelo convento dos Templários, enquanto a seus pés se estende a planura verdejante do Nabão.(Guia de Portugal, vol.II, pag.454, ed. Gulbenkian 1991)




Zoltan Klie, Estação de Comboio em Paris, 1929








Outros Rápidos

15 de Outubro de 1903 - A Câmara solicitou aos Caminhos de Ferro a Paragem na Estação de Payalvo do rápido ascendente de Lisboa ao Porto.


                                         George d'Espagnat La gare de Banlieue, 1895


Tivadar Csontvary Kosztka A estação de leste à noite, 1902



Lucien Wells, Railway Bridge, 1907

1 de maio de 2012

Pausa*



Marc Chagall, Eu e a aldeia, 1911


Aniversário

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a.olhar para a vida, perdera o sentido da vida.
Sim, o que fui de suposto a mim-mesmo,
O que fui de coração e parentesco.
O que fui de serões de meia-província,
O que fui de amarem-me e eu ser menino,
O que fui — ai, meu Deus!, o que só hoje sei que fui...
A que distância!...
(Nem o acho... )
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!
O que eu sou hoje é como a umidade no corredor do fim da casa,
Pondo grelado nas paredes...
O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas lágrimas),
O que eu sou hoje é terem vendido a casa,
É terem morrido todos,
É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos ...
Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!
Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez,
Por uma viagem metafísica e carnal,
Com uma dualidade de eu para mim...
Comer o passado como pão de fome, sem tempo de manteiga nos dentes!
Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
A mesa posta com mais lugares, com melhores desenhos na loiça, com mais copos,
O aparador com muitas coisas — doces, frutas, o resto na sombra debaixo do alçado,
As tias velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa,

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...
Pára, meu coração!
Não penses! Deixa o pensar na cabeça!
Ó meu Deus, meu Deus, meu Deus!
Hoje já não faço anos.
Duro.
Somam-se-me dias.
Serei velho quando o for.
Mais nada.
Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira! ...

O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!...

Álvaro de Campos, in "Poemas"

  Giorgio de Chirico, Mistério e Melancolia de
uma rua, 1914


*nos horarios dos comboios, estações de todas as categorias e nas gentes (o Senhor as tenha conSigo) que já não sofrem as neuras de feriados chuvosos

30 de abril de 2012

Porto da Lage na senda do seu tempo


Agosto de 1884 -Foi encontrada uma criança debaixo do alpendre de uma barraca pertencente a José Narciso, situada na estação de Payalvo (Assento de Baptismos da Madalena, Tomar, A.N.T.T)

 August Rodin, L'amour qui passe, bronze, 1885

"Em 26 de Junho de 1889 baptisei uma criança do sexo masculino a quem dei o nome de Francisco encontrada dentro de uma cesta à porta de José da Costa Margarido em Porto da Lage ..." (Assento de Baptismos da Madalena, Tomar, A.N.T.T)

Vitimas do Caminho de Ferro


A 27 de Outubro de 1880 teve lugar o casamento de José da Costa de 36 anos, solteiro, do Paço, com Maria Pereira de 39 anos, viúva de João Nunes  o qual "faleceu de uma explosão de dinamite nas obras do caminho de ferro na freguesia de Santa Comba Dão em 3 de Fevereiro" (Assentos de casamento da Madalena, Tomar, A.N.T.T)


                                     


Pierre-Auguste Renoir, Ponte do caminho de Ferro em
Chatou ,1881



Vincente Van Gogh, Ponte  do Caminho de Ferro sobre a
 avenida Montmajour



 

29 de abril de 2012

A importância da Estação

Na sessão de 27 de Novembro de 1874 a câmara deliberou "representar no chefe de exploração dos caminhos de ferro , Manuel Afonso Espargueira" a necessidade " "por conveniência pública" de ser colocado sobre as portas da casa da estação de caminho de ferro de Paialvo o telheiro que já ali esteve e "têm ainda as estações menos importantes do que esta".


                                                             Edouard Manet, O caminho de Ferro, 1872-1873

                                          Claude Monet, Gare St.Lazare, 1877


Rápidos

4 de Julho 1869 - nesta sessão a câmara de Tomar fez uma representaçãoà direcção dos Caminhos de Ferro Portugueses do Norte para que os comboios rápidos tivessem uma curta paragem na estação de Paialvo.
                                                 
                             
Charles Rossiter To Brighton and Back for 3s and 6d ,1859.
                                         Camille Pissarro, A estação de Lordshiplane, 1871

28 de abril de 2012

Outra Categoria

14 de Dezembro de 1868 – “A Câmara concordou em fazer uma representação ao Governo a fim de ser elevada à categoria de 2.ª classe a estação de caminho de ferro de Tomar (Paialvo) aumentando-se e melhorando-se o respectivo cais, e que seja coberta a sua plataforma.”


William Powell Frith, The Railway Station, 1862




1 de Fevereiro 1869 –"o Conde de Tomar, António", informa a Câmara de que a Companhia de Caminhos de Ferro do Norte e Leste atendeu o pedido que lhe foi feito, para a estação de Paialvo ser elevada de 4.ª para 2.ª classe; e que em breve se começarão "as obras na referida estação por motivo de sua mudança de categoria".



Augustus Egg, The Travelling Companions, 1862

                               

27 de abril de 2012

Passageiros na Estação de Paialvo


30 de Setembro de 1864 - a Câmara de Tomar, tendo pedido ao Ministério das Obras Públicas que o comboio correio receba passageiros na estação de Paialvo, obtém como resposta que tal  "será tomado em  conta por ocasião de se tratar da reforma do horário que actualmente regula o serviço da linha férrea do Norte e Leste".

                            
Honoré Daumier, Carruagem de 1.ª Classe,1864




Honoré Daumier, Carruagem de 2.ª Classe,1864




Honoré Daumier, Carruagem de 3.ª Classe,1862

26 de abril de 2012

Estrada de Paialvo


Em 1864/65 é construída a estrada que liga a estação de Payalvo a Tomar. É uma construção   da responsabilidade da Real Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, para compensar a cidade por os caminhos de ferro não a contemplarem , como estava inicialmente previsto. Devido ao desaterro feito à entrada de Tomar é destruída a calçada da Senhora dos Anjos por “onde tanto peregrino de pé e de joelhos passou em penitência e oração à então idolatrada Sr.ª dos Anjos”, como refere Amorim Rosa.
                                            Vista de Tomar a partir da Estrada de Paialvo, 1870


Mas a coisa não foi pacífica. Vejamos a sucessão dos acontecimentos, retirados dos A.M.T:

2/01/1864 –  "compareceu na sessão da câmara o chefe da secção das obras publicas de TOMAR, Luis Pereira Mouzo Governo, o qual disse que, por exigência do Governo, pretendia saber se a câmara consentia que as obras da estrada que há-de ligar esta cidade com a estação da linha férrea de Porto da Lage, podiam ser começadas na cerca do extinto Convento de S. Francisco sem a prévia expropriação, ou se mesmo a câmara queria tratar dela, pois que  ele se achava autorizado, conjuntamente com o engenheiro da empresa construtora da Linha do Norte, Ismael Boenaga, a determinar o preço da referida expropriação. A Camara convencionou com o dito engenheiro receber 100$000 reis de estimativa pelo corte feito na cerca, e além desta quantia mais 20 reis por cada um metro quadrado do terreno que ocupar a estrada, incluindo nesta as rampas e taludes e mais terreno q for ocupado com movimentos de terra por efeito das obras ou desdobramento dos terrenos


23/05/1864 –  Sebastião de Arriaga, encarregado pela empresa construtora do caminho de ferro, da direcção da construção da estrada que há-de ligar esta cidade com a estação de Paialvo, pede a câmara para remover a pedra da calçada da Sr.ª dos Anjos, caso a não queira vender. A câmara deliberou q se removesse, visto ser precisa para as obras do município.

30/05/1864 – a Câmara tendo conhecimento que a construção da estrada que há-de ligar esta cidade com a estação de caminho de ferro de Paialvo, a qual se acha em obras até ao principio da rua da Graça; e considerando que a natureza daquela estrada é tal que termina no ponto em que confina com a entrada da dita rua; considerando que a referida construção já se prolonga até dentro desta cidade contra o preceito que deve regular a estrada que se está construindo; e considerando finalmente que uma obra que vai causar graves prejuízos com o aterro que está em projecto e obsta por isso ao nivelamento do resto da mesma rua da Graça que se pretende calçar e arranjar; deliberou por isso que se empregassem os meios para que a construção da dita estrada ou ramal terminasse no começo daquela rua e se não prolongasse ao centro da mesma, requerendo por isso embargo da obra nova, e se promovessem os mais termos para que ela não continuasse além do começo da mencionada rua.


                                           Rua da Graça, poente - 1894
                                       




                                            Rua da Graça, primeiras décadas do sec.XX



Estrada de Paialvo, em frente. Fotografia da época da construção dos muros e portões da cerca (Mata Nacional dos Sete Montes) e do parqueamento em frente dos mesmos, c.1950. À direita vê-se o pinhal de Santa Bárbara, hoje assim chamado, antes «Monte de Nossa Senhora dos Anjos» onde, ate ao sec. XVII se encontrava a forca, sendo em 1699 lá construída uma Ermida, com Jesus Cristo Crucificado, que depois se chamou «Capela de Santa Bárbara».



                                              
                                          Rua da Graça, nascente -anos 50 sec.XX

                                          
                                          Rua da Graça, poente -anos 50 sec.XX


Rua da Graça, nos nossos dias.







                                        
30/05/1864 – a Câmara tendo conhecimento que a construção da estrada que há-de ligar esta cidade com a estação de caminho de ferro de Paialvo, a qual se acha em obras até ao principio da rua da Graça; e considerando que a natureza daquela estrada é tal que termina no ponto em que confina com a entrada da dita rua; considerando que a referida construção já se prolonga até dentro desta cidade contra o preceito que deve regular a estrada que se está construindo; e considerando finalmente que uma obra que vai causar graves prejuízos com o aterro que está em projecto e obsta por isso ao nivelamento do resto da mesma rua da Graça que se pretende calçar e arranjar; deliberou por isso que se empregassem os meios para que a construção da dita estrada ou ramal terminasse no começo daquela rua e se não prolongasse ao centro da mesma, requerendo por isso embargo da obra nova, e se promovessem os mais termos para que ela não continuasse além do começo da mencionada rua.

19/06/1864 – Representação ao Rei :

« em virtude da concessão feita à Real Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses para o fim de Tomar ficar deixando de ser ponto obrigatório, e poder a mesma Companhia adoptar outra directriz, tocando em Paialvo, entrou como condição para essa concessão o ficar a cargo da referida Companhia o construir uma estrada de 2.ª ordem que ligasse a cidade de Tomar com a via férrea. Esta obrigação, que pesava sobre a Companhia, já hoje devia estar cumprida, o que não acontece; e se isto é um mal para os habitantes da cidade de Tomar, não o é menor a maneira como se pretende construir a dita estrada, prolongando-a por entre a mesma cidade com prejuízo dos seus habitantes, não sendo jamais ouvida a Câmara Municipal, a qual hoje, como suplicante, vem pedir a V.M. para que lhe assegure e faça respeitar ao seus direitos, como representante deste município.

Uma das melhores ruas que existe nesta cidade é denominada Rua da Graça, a qual se estende de nascente para poente, e é nesta última parte onde vem terminar a estrada em construção, que até aqui se prolonga desde a estação de Paialvo. Esta rua é dotada dum plano inclinado, elevando-se de nascente a poente, pelo que é de primeira intuição , que, para o seu nivelamento, jamais possa suportar aterro na extremidade que fica ao poente, por ser a mais elevada……..

…… acontece, com assombro da Câmara, que a legislação citada seja desprezada pela Companhia construtora dos caminhos de ferro encarregada da estrada-ramal, por isso que a prolonga pelo centro da dita rua da Graça, formando-se dentro dela um aterro, e no mesmo sitio onde ela se acha mais elevada, prejudicando-se por esta forma o seu nivelamento, o que unicamente acontece por não se querer desaterrar a estrada desde o sitio onde passa proximamente ao antigo telegrafo até à entrada em Tomar, para assim se evitarem despesas à empresa ….

…..é mister que se forme a estrada desaterrando-a desde o ponto em que passa junto ao antigo telégrafo, onde se encontra a primeira inclinação descendente para a parte do poente, e assim se tornará desnecessário o aterro dentro da rua da Graça …»


Rei D.Luís (1838-1889)

12/08/1864 – o Presidente disse que reconhecendo que uma das obras de que havia mais necessidade era o arranjo da rua da Graça, propôs ao engenheiro da Companhia dos Caminhos de Ferro, Sebastião de Arriaga Brum da Silveira, encarregado da construção da estrada de Paialvo, que a companhia se prontificasse ao arranjo da dita rua até ao sitio da rua Direita, recebendo unicamente para isso a pedra da calçada da Senhora dos Anjos. Como o referido engenheiro fosse a isso autorizado pela Companhia, o Presidente pergunta à câmara se lhe convinha ou não este contrato, o qual foi aprovado.



25 de abril de 2012

Estação "de Tomar"


30 de Maio de 1864  a Câmara deliberou fazer uma representação ao Rei para que a estação de caminho de ferro, hoje denominada de Paialvo se intitulasse de Tomar, por ser uma estação “levantada para receber os passageiros e mercadorias desta cidade e as que a ela concorrem".(A.M.T.

                                                J.M.W.Turner, Rain, Steam,Speed,  1844



A privacidade não entra neste blog
As figuras públicas não são privadas
O Miguel era uma figura pública,
Logo pode entrar neste blog
“Silogismo” de pé quebrado para  justificar o que as memórias de juventude  obrigam.
Entre nós não cresceram só cretinos, pena que vão tão cedo os outros!
Até sempre!

24 de abril de 2012

Porto da Lage sem "servidão"?


A 14 de Janeiro de 1864 a Câmara de Tomar faz "uma representação ao rei", na sequência de frequentes queixas de  habitantes das freguesias da Sabacheira, S.Silvestre e da Igreja Nova de Paialvo contra a empresa construtora da via férrea do Norte por esta ter cortado as servidões para os prédios particulares, assim como os caminhos municipais e ainda vicinais, no sentido daquela empresa cumprir o seu contrato, "abrindo todas as servidões publicas e particulares que se acham cortadas pela via férrea desde o lugar do Furadouro, na freguesia da Sabacheira, até Vila Nova de Paialvo"  (AMT 1830-1869, pag. 239).


Claude Monet -estrada para Chaily, 1864


23 de abril de 2012

A Fábrica de Alcool de Porto da Lage




A abundância de água e a existência do maior figueiral da Europa nesta região possibilitaram o início da actividade industrial da  Produção de Álcool Etílico a partir do figo, de que a  Fábrica de Alcool de Porto da Lage constituiu um exemplo, tendo sido uma das cinco fábricas deste tipo existentes no  nosso país.


Segundo testemunhos orais a fábrica terá começado a operar por volta de 1927 , fundada por um sujeito de nome Malhado, da Longra, o qual, mais tarde, por dificuldades no pagamento de créditos concedidos por António Pereira da Motta e outros, terá sido obrigado a ceder-lhes a fábrica.


                                                  Claude Chagall -A noiva de duas caras 1927
                                                 
A partir de 1966, foi imposto o monopólio do Estado na comercialização do Álcool Etílico, passando esta e as outras fábricas a ser fornecedoras desse monopólio, que não dispunha de estruturas produtivas.

                                           Maria Helena Vieira da Silva, L´air du vent, 1966

Com a liberalização do sector em 1993, com excepção de uma das fábricas que ainda se mantém, em Torres Novas, todas as outras encerram as suas portas.


                                                    Tratado de Maastricht 1993