A primeira imagem abaixo é um extracto da planta de localização da linha do caminho de ferro do Norte, elaborada cerca de 1860, no local correspondente à "Quinta de Porto da Lage", isto é, do lado direito da Ribeira da Beselga, num território mais ou menos contínuo (interrompido por "fazendas" de outros dois proprietários) sensivelmente entre as duas pontes existentes sobre aquela ribeira, hoje, em Porto da Lage.
Figura 1 |
A Figura 2 é uma imagem mais aproximada da anterior, agora com o local exacto onde surgiu a povoação de Porto da Lage. Repare-se como a Estrada de Coimbra, que ultrapassa a linha do caminho de ferro, proveniente de Paialvo, se vai rodear de casas até ao final do primeiro quartel do século XX, a maioria das quais se mantêm, mantendo-se igualmente o traçado da estrada, hoje em dia chamada de Rua Dr. Henrique Pereira da Mota (Figura 3).
Figura 2 |
Figura 3 |
Fig 3 - Imagem retirada daqui.
Muito interessante; surpreende-me que este rascunho omita a estrada de Torres Novas a Tomar.
ResponderEliminarA estrada de Torres Novas a Tomar, tal como a conhecemos hoje, só terá passado a existir depois do aparecimento da Estação de Paialvo. O troço Tomar-Estação de Paialvo foi, aliás, construído pela Companhia dos Caminhos de Ferro como vimos em http://portodalage.blogspot.pt/2012/04/estrada-de-paialvo.html (MFM)
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