Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

23 de março de 2016

Volta de Novo à Terra



Pablo Picasso -1930



A Jesus Crucificado


Volta de novo à Terra,
Alvo e manso Cordeiro,
Vem resgatar os homens
De pecados sem fim.

O preço do resgate
Só o teu corpo e o teu sangue
O poderão pagar.

Nesta hora de fé,
Eu te prometo e juro
Que hás-de tornar a ser
Por nós crucificado.

Ao cimo do Calvário,
Maria nossa Mãe,
A açucena da Terra
E o arco-íris do Céu,
Há-de estar a teu lado.

E o azul do seu manto,
Ao pé de ti, será
O luar reflectido
Sobre o esplendor do Sol.

Américo Durão (1893 -1969)

2 comentários:

  1. 08/11/1930 - 23/03/2016
    Querida Filomena, queridos primos,
    E porque não acredito em coincidências, este último post só pode ser uma homenagem ao Ilídio, meu pai... A todos quanto o leram e o incentivaram a escrever sobre a terra que o viu nascer, o meu Obrigada; tudo quanto ele me contou e transmitiu sobre Porto da Lage, faz parte da herança que ele me deixou e que espero saber honrar.
    Um abraço da
    luísa mota teixeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísinha
      Pois, eu sou mais céptica mas às vezes sou obrigada a ter dúvidas.Se calhar não há mesmo coincidências, soube no dia seguinte e fiquei muito, muito triste, egoísticamente triste. Alimentava a esperança de o voltar a ler, pressentia que ainda havia muito a "ouvir" da sua parte sobre Porto da Lage.
      Eu é que agradeço com todo o meu coração a oportunidade que tive, através de si, de conhecer, e de dar a conhecer, o amor profundo que o ligava à sua terra e a forma como o exprimia. Apesar do nosso curto relacionamento pode crer que o seu pai faz parte de uma "raça" de gente que estimo verdadeiramente. Não o vou esquecer nunca. Para si e restante família os meus sentidos pêsames.
      Maria Filomena

      Eliminar