Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

10 de maio de 2022

Aviso aos Médicos

 Em 1580 Garcia da Orta foi julgado e condenado à fogueira por judaísmo. O já estar morto e enterrado desde 1568 não constituiu obstáculo à execucão da sentença. Foi-se à Sé de Goa, exumaram-se-lhe os restos mortais e ateou-se-lhes o fogo. Que, quando o exemplo urge e é preciso queimar a raiz, que ela arda e se purifique!

Lembrei-me  deste facto, antigo de mais de 400 anos, ao ver a reacção que as fotos abaixo suscitaram numa publicação num site de velharias. Ardeu Tróia meus senhores! Os comentários foram de fazer gelar o sangue de uma boa pessoa, que era eu. Que, quanto aos outros, ardeu-lhes  aquele líquido vermelho em cadeia ascensorial, cada vez mais fervente de comentário para comentário, em invenções de torturas retroactivas de todas as espécies contra os médicos que, em algum tempo, se atreveram a exercer "o trabalho de responsabilidade" de cigarro em punho. Uma comissão, já!, para apurar quem praticou tão nefandos crimes! E penas exemplares (muitos defendem antes, outros depois do apuramento dos factos) com lavaredas bem vivas que aqueçam e regozigem a alma de quem sofre com  tamanhas iniquidades!

E depois de ler isto srs. drs. fiquei preocupada convosco e temerosa com o perigo que correis. Tende cuidado, eles "andem", "andem" mesmo aí! (MFM)




Declaração de interesses: Eu não fumo nem nunca fumei. Não o digo hoje com orgulho,  assim como não o disse no passado!  Deus sabe o que custou à vida social da minha juventude não o fazer, ainda guardo cicatrizes da ferida profunda infligida no meu ego à conta disso! É preciso ser-se da minha geração para se compreender o quanto ficava mal, em certos meios, uma rapariga não traçar a perna, pôr o cigarro entre o indicador e o médio e, sofisticadamente, deixar o fumo desprender-se sobre o ombro e a cabeleira. Quem é que queria passar pela vergonha de não exibir esta prova seminal de libertação feminina, quiçá sexual, neste país de opereta!? Eu lá querer não queria, mas a repugnância pôde mais do que eu e, embora me garantissem que, com o tempo, me havia de habituar, o meu comodismo natural pouco dado a sacrificios, que aqui além de físicos eram financeiros, venceu! E então, por parte das minhas companheiras, da fama de antiquada menina recatada não me livrei! Mas, ao contrário do que aquelas minhas ingénuas contemporâneas fumadoras julgavam, a vida rolava independente dos rolos do fumo de cigarro e brevemente elas mudaram de opinião ... pois, fumar ela não fuma, mas ... E da fama de sonsa não me livrei! (MFM)

Sem comentários:

Enviar um comentário