Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

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6 de março de 2015

Discurso (Remarcante)


(continuação, talvez seja bom reler o penúltimo episódio- nota do blog) 

.....Só que já não ia a tempo (continuou ele como se nenhum tempo se tivesse passado), tinha caducado o alvará que me permitia ser inaugurador; como todos sabem, só podia valer, no máximo 100 anos, é como os casamentos.

A multidão suspirou uns imensos OHHHH e AHHH... aldrabão, mas não se percebeu o final. E ele continuou:
Ainda vim até ao marco tentar que me deixasse inaugurá-lo...

-Se estou há mais de cem anos para ser inaugurado, exijo uma banda e um Presidente, pelo menos, e claro, muito povo! DAQUI NÃO SAIO! 

Ainda vim até ao marco tentar que me deixasse inaugurá-lo...     - DAQUI NÃO SAIO!
Fui pois até à capital tentar resolver o assunto nos ministérios.
Antes passei por casa, fui corrido por alguém que podia ser meu neto; que não me conhecia de lado nenhum, e que se eu era quem dizia ser, ainda me corria com mais gana, que a avó não se cansava de se queixar do marido que a tinha deixado sem sequer um “vou ali comprar cigarros”.
Dirigi-me então ao Ministério das Obras Públicas, um porteiro interpolou-me:
-Que deseja?
-Falar com o sr ministro, respondi.
-Tem audiência marcada?
-Mas é só para revalidar um alvará.
-Revalidações de alvarás não são aqui, talvez na Secretaria-Geral, isso fica na rua...
-Muito obrigado.
Ainda tentei demorar na esperança de me cruzar com o ministro... educadamente correu comigo.
Cá fora um guarda autuava o meu cocheiro por estacionamento indevido, e por o cavalo não usar fraldas; um cavalo que já vinha da monarquia, e queriam pôr-lhe fraldas? Não me contive e dei umas bengaladas no polícia. Fui preso. Pelo menos levaram-me à esquadra.
-Identificação?
-Fulano de tal, Ex-ministro das Obras Públicas do governo de Sua Majestade.
-AH-Ah-Ah, carregou numas teclas com letras e apontou-me para uma coisa que apresentava uma lista de ministros de Sua Majestade.
-O sr. é algum destes? Qual?
Apontei para o meu nome e ele rebolou a rir. Um polícia a rir-se daquela maneira desrespeitosa...
-Está a ver estes dois números debaixo do “seu” nome? Pois o primeiro indica-nos o seu nascimento, e o segundo, a data do seu falecimento. O sr, se é mesmo o sr. que diz ser, já faleceu.
-Pode lá ser, reconheço que andei pela província alguns anos, mas isso não é razão para ter falecido, para me darem por morto! E, fazendo as contas, até era bem vivo quando “me” faleceram. Presumo que a minha família tenha usado a faculdade legal de me declarar morto ao fim de 7 anos, na verdade esperaram bem mais.
-Olhe, quer que lhe seja honesto? Desampare-me a loja antes que o mande internar?
-Internar? Aonde? Eu só quero mesmo que me carimbem o alvará.
-Carimbo-lhe mas é a cara, ponha-se na rua.
E lá tive de sair, vejam como tratam um ex-ministro de Sua Majestade (felizmente não paguei a multa, agora usam uma moeda que desconheço; tenho de ir ao câmbio, mas primeiro tenho de ver se me pagam alguns contos de reis por conta).
Dirigi-me à tal rua supracitada em que ficaria a secretaria-geral, estava fechada, mas abriria daí a pouco; aproveitei para apreciar o trânsito, na verdade já quase se não viam carros de tracção animal. Pior, já nem cocheiros existiam; eram os próprios utentes que conduziam as carruagens; coisa mal pensada, as ruas estavam pejadas de carruagens paradas sem condutor. Se tivessem cocheiros, estes poderiam levá-las de regresso a suas casas enquanto os proprietários estivessem nos seus afazeres. Há deles que despendem mais de 10 horas diárias por Lisboa, vejam a quantas carruagens paradas isso corresponde; felizmente que já não têm cavalos; estariam a trabalhar?
Lá entrei, uma data de letreiros por cima de cada guichet, procurei, procurei mas nenhum vi que me parecesse corresponder às minhas necessidades, por falar nisso... não vou aqui falar nisso.
Escolhi um, quase ao acaso, na verdade escolhi-o por estar quase livre.
Esperei, esperei e por fim, lá apresentei o meu caso; a senhora que me atendeu, perguntou-me se já tinha assinado a declaração,  que sem ela nenhum funcionário podia ser atendido. Bem tentei explicar-lhe que era só para poder inaugurar o marco.
Que teria de assinar uma declaração, tanto eu como o marco!   (lm)

(continua)

5 de março de 2015

Discurso (Remarcante)

(continuação)

[É isto que me irrita, anda um tipo há anos a tentar criar leitores e vem-me um ex-ministro e não só consegue manter em suspense (leia-se como se lê suspensórios) os “meus” magros leitores, como uma imensidão de gente, Payalvo em peso, a banda perfilada, Portalagem que embora com muito pouco peso actualmente, tem uma data de gente que por lá passou ou vai passando, e tanta gente mais que a polícia teve de cortar o trânsito da estrada real nº 15.Se fosse eu a escrever, não conseguia nem uma parcela deste suspense que faz com que os autores possam manter viva nos leitores a chama das suas novelas.Começa a apoderar-se de mim um pecado, não sei se mortal, se capital, se real mesmo, o da inveja!Começo a sentir uma necessidade imensa de desacreditar o orador que me chamou mentiroso.Começo a tentar a introduzir o veneno da suspeita no seu auditório, será real este ex-ministro?Começo a tentar adivinhar como vai ele descalçar a bota de demorar mais de meio século a percorrer um caminho que mesmo a passo de cavalo não leva mais que algumas horas.
Recordo que ficámos no “Só que...” e aqui estamos nós ainda no mesmíssimo impasse.
É que nem é pr'a ver a banda passar, que ela, a de Payalvo, continua perfilada, imóvel, o mesmo acontece ao maestro, mas, pasme-se, também acontece a toda aquela multidão; até eu estou sem fala...Sim estou estático fisicamente, que o meu cérebro fervilha, antecipando o que ele vai dizer.


........a de Payalvo continua perfilada e imóvel enquanto o cérebro do autor fervilha 


Passou por aqui? Viu este marco? Não o viu? Fez que não viu?
Não passou por aqui? Enganou-se? Foi retido? Voluntária ou involuntariamente? Voltou atrás?
Já viram a quantidade de hipóteses a que tenho de saber responder?
Espero que não recorra a Einstein, e à teoria da relatividade, isso não sei eu rebater.
O mesmo acontece se aventar algum rapto por extra-terrestres (OVNI/UFO), ou mesmo almas doutro mundo.
Continuo convencido de que só tentou prolongar o pagamento das ajudas de custo, daí ter aparecido a reivindicar a inauguração. Sim que sendo outro a inaugurar, quem lhe pagaria as ajudas de custo por tal tarefa?
Mas não posso falar disso sem primeiro o ouvir até ao fim; e ele pôs-nos em suspense; e assim estamos... firmes e hirtos...
Mas, no meu caso, com os neurónios a ferver.
Veio por aqui?
E não viu, dir-nos-á ele com olhos doces? E que, ao passar na fronteira dos distritos, estavam a colocar um indicativo disso mesmo e não viu este enorme marco?
Na verdade, a placa que em ambos os lados diz: “Direcção de estradas do distrito de” e dum lado acrescenta “Santarém” e do outro, “Leiria”, fica do lado contrário da estrada; Se duvidam, andem 100 metros na direcção de Leiria; Acresce que já lá passei muitas vezes e nunca vi este marco...
Mas se passou e não viu, terá muito que contar do tempo que resta, havemos de lhe pedir para mostrar os recibos que espera apresentar para justificar as ajudas de custo.
Mas se passou e viu, o caso muda de figura, queremos tudo muito bem contado, quero vê-lo a meter os pés pelas mãos. Quero ver como descalça esta bota (ou será “esta luva”?).
Ainda nos vai cantar a canção do ceguinho, que não podia proceder à inauguração sem a pompa que se impõe, sem uma banda à altura; que não tinha pensado na banda de payalvo, mas que até era boa ideia; que tinha andado todo este tempo a recolher as necessárias licenças; e com esta era bem capaz de nos convencer; a falar em licenças, espero que o presidente da junta tenha tratado disso, que eu só pensei no improviso (e nas palmas que lhe sucederiam).
Fez que não viu?
Acho que essa hipótese nunca ele vai usar, mas tenho de estar preparado para tudo; e o povo aqui presente não comeria qualquer justificação.
Não passou por aqui?
Enganou-se?
Passou por outro lado? Mas [...] indicou-lhe tão bem o caminho: Não há que enganar, segue esta estrada até Ourém, atravessa a vila e segue a estrada para Leiria...

Agora me lembro que Vila Nova de Ourém, como o próprio nome indica, não é Ourém; que já foi Aldeia da Cruz. Só há pouco tempo (estou a falar ao tempo da inauguração inaugural) a sede do Concelho mudou de Ourém para a Vila Nova, o facto pode não ter sido pacífico. Imagino que tenha perguntado a alguém se a terra era Ourém e que lhe respondessem que Ourém ficava no cimo do monte, e lá tivesse ele ido ao engano e que tenha tomado outro caminho para chegar a Leiria. Isto seria desculpa suficiente, não fora o tempo. Esse enorme gigante que ele engoliu. Espero pela explicação. Ai perde pela demora, perde!

Foi retido? Voluntária ou involuntariamente?Numa pequena aldeia como a minha, rapidamente se saberia da presença duma real figura na terra; Ainda por cima um ex-ministro. Imagino que muita gente quisesse recebê-lo, ou por ele ser recebido...
Estou a imaginar que passaria pela Junta de Freguesia, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Ourém...cujo povo teria barrado a estrada para não deixar passar tão ilustre figura, na junta ofertar-lhe-iam um livro “Seiça, a terra e o povo”, de David Simões Rodrigues, que não deixará de relatar os pormenores do sucedido.Mas continuaríamos a desconhecer o que lhe sucedeu em todo este tempo.
Continuo com muitas suspeitas sobre o homem, que querem? Roubou-me o suspense!
Na verdade o que me roubou, foi o silêncio, mas acho que fica melhor deixar o “suspense”.
Estamos num tempo em que mesmo um ex-ministro podia ser preso sem culpa formada; não imaginam a quantidade de gente que desaparecia sem sequer ser presente a um juiz; é evidente que a polícia política nada temia dos monárquicos, mas primeiro tinha de garantir a realeza do ex-ministro; se um ministro pode ser perigoso, imaginem um ex à solta!
Mas a polícia política finou-se com o 25 de Abril e daí até agora há muito tempo para justificar.
E aqui continuamos nós ainda num impasse, tudo o que aventei, nada acrescenta; continuamos no mesmo espaço/tempo.
Não, não me sugiram que viajou no espaço/tempo; que algures à saída de Seiça haverá um portal espaço-temporal? Será assim que se diz?
Só assim se explica que a besta seja a mesma. Falo da alimária, não do ex-ministro, nem sequer do cocheiro, que não é por não falar dele que ele deixa de existir; ou quem julgam que tem tratado do cavalo? Estão a imaginar um ex-ministro a fazê-lo? Julgam que aparelhar um cavalo a uma carroça é fácil? Eu que já andei por essa “escola”, garanto que não sei se o saberia ainda fazer.
Quem julgam que ele mandava aos recados, se disso carecesse? Lembrem-se que nem secretário já tem.Não é que esteja preocupado com os seus problemas logísticos, mas isso poderá dar-me algumas luzes sobre o que mais poderá ele vir a dizer? ]
(lm)

(continua)



4 de março de 2015

Marcos com outras histórias

Marco da VI Légua,Castanheira do Ribatejo


Marco de Légua em Alenquer



Marco da Légua, entrada de Azambuja




Marco  da antiga Estrada Real n.º59  de Leiria a Nazareth

Discurso (Remarcante)

(continuação)

Estava a banda a tocar quando me lembro da possível existência de algum outro marco esquecido, morto e enterrado.
Então, fiz sinal ao maestro, este finalizou a música e eu fiz um exaltante improviso ao marco desconhecido que pode jazer à beira da estrada noutro local esquecido, claro que fui muito aplaudido, mas consegui interromper os aplausos para pedir um minuto de silêncio em sua homenagem.

E o silêncio fez-se, imaginem esse silêncio...

Ao longe, muito ao longe ouve-se um som que se vai percebendo tratar do trote de um cavalo.
Começa-se o descortinar nesse longe um tremeluzir que se vai aproximando, percebe-se que será um carro de tracção animal.
Estranhamente não se ouve o rodar sobre o pavimento, estranho pavimento que também ainda não foi inventado, mas se não se ouve o rodar, ouve-se gritar; como é ao longe, muito ao longe, adivinha-se mais do que se ouve.
Mas com o aproximar da carruagem, vê-se quem vem lá dentro a berrar: 
-PAREM! PAREM!PAREM! Essa inauguração é minha!
-Eu sou/fui o ministro encarregado desta inauguração, por isso eu é que vou proceder ao descerramento da bandeira payalvense à falta da azul e branca. Vendo o meu ar, vendo as caras dos assistentes, mas sobretudo o cenho franzido da “DE PAYALVO”, resolveu explicar-se:
- Vou tentar explicar o que na verdade sucedeu; Para começar é falso que eu tenha inaugurado o Marco da Paciência (marco de Porto da Lage - Estação de Payalvo).
É verdade que foi marcada a inauguração d'ESTE marco, seria desta estrada se o orçamento do meu ministério o permitisse, e o problema foi mesmo de orçamento, não havia dinheiro para as ajudas de custo. Pois, para um ministro de sua majestade se deslocar no reyno, era preciso libertar verba, era preciso despacho do Ministro da Fazenda. E foi ai que tudo se complicou. Estava o meu secretário à espera do despacho quando o governo caiu. Mas ainda conseguiu o despacho em meu nome, como ministro das Obras Públicas. Só que, como o governo caiu, eu já não era ministro das ditas. Fui à cocheira Real requisitar um meio de transporte, que não podia ser, que não batia a bota com a perdigota; que sim, que lá figurava o meu nome, mas que já não era ministro. Já viram o problema? Pois, caso bicudo. Tão bicudo que pedi um parecer à Procuradoria Geral do Reyno. Esse parecer veio, só que a cocheira Real já não era cocheira real, já era museu dos coches. Que fazer? Pois, que fazer? Pus-me a ler o parecer a ver se tinha alguma inspiração. O parecer, ao fim de cinquenta e duas páginas de considerandos concluía que o importante era inaugurar o marco, que o hábito não faz o monge, mas desde que fosse alguém de fraque, a inauguração podia e devia fazer-se. E lá voltei à cocheira real, digo, museu dos coches, para tentar um empréstimo duma carruagem e lá o consegui só que, já não tinham cavalos. Mais um contratempo. A minha sorte, ou o meu azar, foi que entretanto se deu a revolução do 5 de outubro de 1910 e, ao rebentar uma bomba, espantaram-se uns cavalos e um fugiu para o museu dos coches...
Foi logo atrelado, este que aqui vêm.
 - Então e demorou um século a aqui chegar? Perguntais vós com toda a razão.
E eu tento explicar. Há cem anos não havia estradas, muito menos placas a indicar as localidades; mas eu nem sequer sabia a localidade em que estava este marco, se ele estava nalguma localidade; só adivinhava que estaria na fronteira entre os distritos de Santarém e de Leiria
Se a carruagem tivesse GPS (coisa que, como pressupõem, ainda não foi inventada), marcava as coordenadas (mas se nem as sabia, nem existiam ainda) e aqui vinha eu.
Imaginam o que penei se souberem que o único guia de viagem foi “Viagens na minha terra ” dum tal Almeida Garrett. Foram tantas as peripécias que dava para um livro. O que sofri pela Serra d'Aire à procura dalguma coisa que se assemelhasse a uma estrada, alguma pedra que pudesse passar por marco.
Lembro-me que, acho que era nos anos de 1917, houve grandes aglomerações de povo por um sítio não muito longe daqui, presumo; mas como tenho andado perdido, não o posso confirmar.
Tão perdido andei que encontrei um marco, digno marco, tão digno que tinha a cruz de Christo. Logo percebi que estava junto à terra dos Templários, depois chamada ordem de Christo (se tivesse GPS tinha registado as coordenadas e alguém me agradeceria). Desci continuando a procura da arca, digo, do marco perdido, fui dar a Chão-de Maçãs, estavam a instalar uma placa em que acrescentavam Fátima ao nome da estação (se eu tivesse ouvido o discurso precedente, teria concluído estar perto, mas como o não ouvi, continuei a descer...).
Fui-me orientando pela linha dos caminhos de ferro, que de estrada, quase nada vi. Sei que passei por Fungalvaz, também foi doada por D.Isabel ao convento, mas só agora, ao ver o documento acima citado, o sei.
Continuei a descer, passei pela igreja de S.Silvestre, Paço da Comenda e fui dar a uma aldeia que tinha estação de comboio, Thomar -Payalvo, estavam a mudar a designação  para Porto da Lage - Payalvo (se não era com um Y, era com I, não garanto). Ia a chegar à estação quando vejo um miúdo sentado numa pedra, virei-me para ele e perguntei-lhe:
-Ó menino, de quem és tu filho?
- Do sr. meu pai, respondeu.
Enchi-me de paciência para continuar o interrogatório quando reparo que a pedra em que o puto se sentava tinha uma inscrição:
ERNº 15
DE SANTARÉM A LEIRIA
ALTITUDE 68.64M


Seria esta a pedra?
Era a ERNº15 (aquela cujo marco eu ia inaugurar). Só que continuava sem saber para que lado me dirigir, lá consegui que o puto me levasse ao pai que me falou na hipótese de ser depois de Vila Nova de Ourém, mas espere por quinta-feira que eu vou para esses lados e indico-lhe o caminho.
Fui procurar a estalagem da terra, que, ao que me diziam, o nome da terra vinha duma estalagem, que a aldeia até se devia chamar de Portalagem (Porto da Estalagem – passagem da ribeira a vau junto a uma estalagem).
Lá ia eu à procura da dita estalagem se o dito pai da dita criança não me tivesse adivinhado o pensamento e não me tivesse oferecido alojamento:
-Esteja Vª Exª descansada que palha não falta para o cavalo de Vocelência.
Isto dito no quintal de sua casa enquanto ensaboava demoradamente as suas grossas mãos.
Chegada a quinta-feira, depois de almoçarmos, lá encetámos a viagem, já me imaginava a proceder à inauguração.
Curiosa a carruagem em que se deslocava, sem cavalos!
Que não, que não tinha nenhuma máquina a vapor, que tinha um motor a gasolina, disse-me; que mais irão inventar? Perguntei eu para os meus botões.
Penso que fiz a viagem precedente em sentido inverso; Porto da Lage, Paço da Comenda, Fungalvaz, aqui meteu-se pela terra e parou. Se eu tivesse sequer um mapa actualizado, teria continuado por minha conta e risco, mas como o não tinha, esperei.
Ao fim de alguma horas, lá seguimos o caminho, voltámos a passar por Chão-de-Maçãs, primeiro pela gare, aí, numa ponte, que não era ponte, antes um viaduto sobre a linha do comboio, mostrou-me lá em baixo a entrada dum túnel que me disse ir sair a Chão-de-Maçãs propriamente dita, do outro lado mostrou-me um canal que acompanhava aponte/viaduto que conduzia a água dum ribeiro (curiosa construção que fazia inveja a muito aqueduto). Seguindo, antes da povoação tivemos de parar na passagem de nível para a passagem do comboio, impressionante a velocidade que atinge, falou-me em muitos quilómetros por hora, que se fazia viagem de Lisboa ao Porto em menos de meio dia; e eu há quase um século a percorrer os caminhos deste país...
A paragem foi junto a Seiça; preparava-me para agradecer e seguir viagem quando recebo um convite formal:
-É uma honra para esta casa receber um governante de sua majestade, mesmo que já o não seja, mesmo que já tal não exista.
Depois duma farta refeição e de recordações várias sobre a realeza, fui conduzido a uma magnífica cama, e no dia seguinte, pela manhã, parti para a derradeira etapa da viagem inaugural.
Só que...    (lm)


(Continua)

3 de março de 2015

Discurso (Remarcante)

(continuação)

Mas antes disso, convém explicar o que se conseguiu descobrir, depois de porfiados estudos sobre a outra falsa inauguração!



O outro marco (o da outra falsa inauguração?)
Era uma vez um reino.... (qualquer semelhança com a realidade...) ...
Num dia apareceu à audiência real um delegação do distrito de Santarém e outra do distrito de Leiria (se aqui estiver algum dos delegados, agradeço que se aproxime e que testemunhe) ambas se iam queixar da falta de estradas dignas desse nome nos respectivos distritos.
O rei, ou a rainha, não consegui saber ao certo, chamou o ministro que logo prometeu uma estrada a ligar os dois distritos
No dia seguinte, em todos os jornais: "O governo de Sua Majestade vai construir uma estrada".
Toda a gente percebeu que o governo não ia construir nada, que, quanto muito, ia mandar construir alguma coisa.
Melhor percebeu o secretário que perguntou ao ministro:
-Posso marcar a inauguração?
-Já o devias ter feito! Responde-lhe o ministro.
- Sim, Sr. Ministro! O marco inaugural pode considerar-se feito.

Passados uns dias:

- Sr. Ministro, posso marcar a inauguração da estrada, digo, do marco?
- Podes, e onde vai ficar o dito marco?
- Sr. Ministro, para ligar os distritos de Santarém e de Leiria, e com o orçamento que temos, o melhor mesmo é ficar entre os dois, foi onde o mandei colocar...
- Mas isso não fica muito longe do comboio? Detesto andar pelas estradas esburacadas deste país, e pior ainda, andar pelas estradas desses dois distritos, devem ser péssimas pelo que me disseram na audiência real, manda colocar um marco, mas perto do comboio, em Santarém não passa o comboio?
- Mas sr. Ministro, assim teríamos de fazer a estrada desde Santarém até, pelo menos, a fronteira com Leiria, onde está o marco inaugural (ESTE!).
- Arranja-me então outro sítio, mais perto da confrontação dos distritos, que tenha comboio.
- Em Chão-de -Maçãs passa o comboio, até estamos à espera das aparições de Fátima para lá mandarmos pôr uma placa alusiva,  a estação seguinte é a de Payalvo.
- Gosto mais desse nome, e nem aprecio maçãs, manda fazer outro marco com os dizeres  ERNº... qual é o número livre? e com a inscrição: DE SANTARÉM A LEIRIA, se sobrar espaço, podes mandar pôr a ALTITUDE.
- Pois, à falta de atitude... (mas isto dito baixinho).
- Já agora, manda gravar no outro a distância que eu poupei, quanto foi? Como se chama mesmo essa terra?
E assim ficou: DE PAYALVO 34308,3 M.
Estou convencido de que o secretário foi medir a distância passando por todas as tascas do caminho, mas não o posso garantir.
Se não foi assim, foi o transportador/assentador que inflacionou a distância...
E a estrada? Perguntam os que aqui chegaram.
De estradas não reza esta estória, respondo e assim me calo.
A banda toca uma marcha de despedida.
(Não se canta o hymno nacional por que ninguém sabe o Hymno, mas devo ser muito aplaudido).
E assim termina o sofrimento da minha família por aqui, bem hajam por me terem aturado, boa viagem de regresso a vossas casas, até à descoberta do próximo marco estórico... (lm)


(continua)



2 de março de 2015

Discurso (Remarcante)


[(Discurso a ser proferido por altura da inauguração do marco da estrada, e real, nº 15 que ligaria os distritos de Santarém e de Leiria; como vizinhos, a estrada podia ser mesmo muito curta...).
Tenho de mandar fazer um fraque.
  (Enquanto isto, toca a banda de Payalvo)



 Este discurso vai atrasado 150 anos.
Não sei se me dirija a um rei, ou a uma rainha, que não sei ao certo em que reinado estamos.
Dirijo-me pois ao palanque, o maestro manda calar a banda, a minha família tapa a cara e os ouvidos, e eu começo]

Dirijo este discurso a esta pedra e à sua majestade e com a sua licença, dirijo-o a todos vós que aqui realmente vieram, em especial aos payalvenses (escrevo com Y que é a grafia actual), aos portalagenses (forma que me dizem mais correcta) e vizinhos. Também aos habitantes desta zona que aqui vieram e aos que, não vindo, foram perturbados por todo este bulício. As minhas desculpas pelo incómodo.
Mas acima de todos, dirijo-o a Vasco JR Silva  (que sem ele, este marco podia continuar ignorado).
Ouvi dizer que também estão televisões, mas como isso ainda não foi inventado, ignoro. Inventam cada coisa!

Minhas Senhoras e meus Senhores. Estamos aqui perante um marco real!

Penso que é este o  marco a que se refere  autor, mas não juro, mora aqui

Permitam-me falar de marcos, que antes de aqui chegar fui à internet (outra coisa que ainda não foi inventada) e procurei no Igespar (também ainda não) quantos marcos estavam classificados (também invencionices!)
Soube que há mais de 100 marcos graníticos, dedicados ao vinho, ignoro-os, mas sabia-me bem molhar a boca.
Dois marcos são miliários, já vêm do tempo dos romanos, e os restantes estão em Alenquer, Azambuja e Vila Franca de Xira, prova provada de que o orçamento para estradas se esgotava em pouquíssimas léguas, que era essa a medida que esses indicavam, quando o faziam. Ou que o orçamento do organismo competente só lhe permitia classificar marcos de trazer por casa.
Curiosamente essas estradas começavam todas na capital, veja-se a auto estrada A1 (que também ainda não foi imaginada).
Por isso são mais dignos de realce estes marcos, porque, além de nada terem a ver com a capital, já são do tempo do sistema métrico; de pedra, mas métricos; tão métricos que até o dizem em maiúscula M.
Por isso são históricos?
O da minha aldeia (Porto da Lage-Estação de Payalvo), além de ter sido o inaugurado, é-o também por ter servido de assento aos meus irmãos mais velhos e outros miúdos quando nada tinham que fazer (no intervalo entre passagens de comboios, penso em voz alta), vão lá ver como está bem polido!
Chamavam-lhe o Marco da Paciência.
Que nome chamariam a este se nele se sentassem para ver passar os comboios?
E este, atrevo-me a dizer, seria histórico por isso e por santo ser.
Santo, santo ser!?
Posso retirar o “santo” por se tratar de pedra, mas nele está escrito “DE PAYALVO”, e sabem quem doou Payalvo ao mosteiro de Santa Clara? Pois, posso afirmar que foi D.Isabel, denominada Rainha Santa!
Está aqui o presidente da Junta que me não deixa mentir (nisto o presidente apresenta o documento, mas demonstra pelo seu visual que não aprova o “santo”).
Reconheço que este marco não dará rosas, mas quem nos garante que Payalvo não teria “pão alvo” no regaço?
A pedido, substituo o “santo” por estóico, que foi com estoicismo que este marco, além de passar todos estes anos esquecido à beira da estrada, sim, à beira da estrada! Imaginem o que viu e ouviu, vejam em que estado o deixaram, atentem bem nas mazelas... (físicas e morais).
Assistiu de bem longe à inauguração do marco irmão, quando só ele a isso tinha direito, só ele simbolizava bem a ligação entre o distrito de Santarém e o de Leiria. Ele, que se tivesse pés, tinha um em cada distrito; se tivesse mãos, estaria de mãos dadas com ambos!
E o marco já inaugurado há 150 anos atreve-se a ostentar “DE SANTARÉM A LEIRIA”, mostrem-me onde pára essa conjunção, essa dita estrada, que de real só tem dois marcos?
Pelo menos mostrem-me a estrada DE PAYALVO até aqui, mostrem-me esses quilómetros bem medidos!
Como pode alguém chamar-lhe estrada, como pode alguém chamar-lhe estrada real?
Real é este marco, real pode ter sido a inauguração do outro; real está a ser esta cerimónia. Etérea só a música que ouvimos... etérea a memória que ficará desta inauguração.
Se aqui estivesse meu pai, servir-se-ia agora uma “água-pé-d'honra”; descerrava-se a bandeira da freguesia de Payalvo que cobre este digno marco, o padre Nicolau benzia a pedra, tocava a banda, batiam-se palmas e ia-se à vida que se fazia tarde...    (lm)

(continua)

1 de março de 2015

Attropelamentos - Morte - Carro Tombado - Ferimentos -Falta de Policia


Neste blog já se deu conta das brigas e desacatos entre cocheiros e destes com os passageiros, no reboliço do transporte a partir da Estação de Paialvo. Falámos também, já, do transtorno que era aquela hora de viagem entre Porto da Lage e Tomar, com os passageiros metidos em veículos pouco confortáveis, movendo-se  sobre uma estrada deveras incómoda, esburacada, poerenta e pedregosa, capaz de deixar os "passageiros contusos" na cara, pés, mãos e mesmo no corpo todo.
Trazemos hoje aqui noticias sobre os acidentes provocadas nos e pelos carros da "carreira de Thomar a Payalvo". Os Chars-a-bancs tombam devido à quebra dos arreios dos cavalos, que, por sua vez, se espantam com a trouxa de roupa que cai do carro da frente, trouxa essa que cairá por excesso de bagagem (ou isto seria noutra notícia?) ou porque o carro da retaguarda ia muito próximo do da dianteira. Seja como for a culpa terá sido toda das autoridades que não exerciam a vigilância necessária. Essa falta reflecte-se nos atropelamentos de pessoas indefesas que ficam com pernas em mau estado como o sr.Leonardo da Silva, do Casal da Segurança que, se calhar por ser deste local, não morreu instantaneamente como sucedera ao "pobre homem velho e surdo" à entrada da Rua da Graça, no ano anterior. A acrescer a estas tragédias continuam as desordens entre os cocheiros e condutores das "carreiras". A segurança em Tomar está, constata-se, sem rei nem roque, graças às "ordens egoístas do sr. governador civil" que não destaca para Tomar uma "força de polícia civil que tão necessária é para a proibição de tais abusos" convencido que está que a policia é nomeada "unicamente para fazer serviço em Santarém" esquecendo-se que os concelhos do distrito "não têm só o dever de  pagar para o bem estar da capital do distrito, pertence-lhes também gozarem um pouco do produto dos seus sacrifícios".
Enfim, a velha Tomar sempre perseguida e injustiçada pelo governo e pela pérfida Santarém! Na época "pagáva-as" pela sua colagem a Costa Cabral, seu conde e marquês, por isso caída em desgraça com o Fontismo. Agora não sei, ignoro também se actualmente as forças da ordem são suficientes. (MFM)


1.08.1886


13 06 1888
Vista de Tomar tirada da "curva dos marcos" na Estrada
de Paialvo, 1872-1896


28.11.1886


12.07.1891

25.12.1892


Notícias do Jornal A Verdade retiradas daqui.



23 de fevereiro de 2015

Viagem de Recreio



Alfredo Keil (1850-1907)- Estrada com vista de Thomar


Em 11 de Abril de 1897 a Companhia Real dos Caminhos de Ferro organizou uma excursão, como já então se dizia, de Lisboa a Tomar, a preços reduzidos, a fim de os lisboetas virem admirar as "belezas naturais e os monumentos históricos" da "nossa formosa cidade". É claro que a viagem de comboio se realizou até à Estação de Payalvo (a de Tomar só passou a funcionar em 1928) e daqui, os excursionistas alfacinhas terão seguido, por estrada, em carruagens ou nos famosos chars-a-bancs. Esta última parte do percurso é que, pelas descrições da época, deixava muito a desejar. Quem sabe se, fazendo eco das impressões colhidas por aqueles viajantes, no dia 23 de Maio seguinte, uma notícia no jornal A Verdade lastima,  numa tão pungente e gongórica prosa, o estado da estrada,  que não resisto a transcrevê-la "aquela estrada de Payalvo é tudo quanto há de mais estúpido e aborrecido no mundo. No Verão nuvens de pó compactas invadem-nos os pulmões, os olhos, as narinas, e polvilham-nos o fato e os cabelos de forma a parecer que vimos de alguma folgança de entrudo quando chegamos a este oásis que se chama Tomar. No Inverno torna-se aquela via intransitável, formada por uma série ininterrupta de covas, covinhas, covões, alguns de vastidão de valas comuns onde caberiam à vontade as ossadas dos inventores daquele leito de martírio, onde os ossos se desconjuntam e as lesões se desenvolvem mercê do susto continuado em que vem sempre o mísero passageiro que o destino atira para dentro de uma diligência durante uma longa hora de jornada..."
E Alfredo Keil que, com certeza, também chegou a Tomar via estação de Paialvo, que terá ele achado da estrada? O pintor, fotógrafo, poeta, coleccionador de arte e compositor (autor de A Portuguesa - o nosso Hino Nacional) ter-se-à inspirado na outra (a da vala comum) para pintar esta, bucólica, plana, solitária? (MFM)



Jornal A Verdade 4.04.1897
Jornal A Verdade 21.05.1891


Jornal A Verdade, 20.12.1891
Jornal A Verdade 21.08.1898

Notícias  retiradas daqui. (vale a pena visitar este site)