Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

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17 de junho de 2012

Flor da Murta



D.JoãoV, 1689-1750
Oh! flor da murta
Raminho de freixo



Deixar d'amar-te
É que t'eu não deixo.
Morrer sim

Mas deixar-te não
Oh! flor da murta
Amor do meu coração.
Oh! flor da murta
Do meu coração
Deixar d'amar-te
Ai não deixo, não





Estes são os versos de uma cantiga do sec. XVIII supostamente alusivos aos amores de D.João V com D.Luisa Clara de Portugal, cognominada Flor da Murta. Estes dramas amorosos e, neste caso, indutores de casos trágico-cómicos, como aquele em que o Duque de Lafões foi salvo de um destino pior do que a morte graças à miraculosa frase de  Frei Gaspar da Encarnação "Não queira meter-se Vossa Magestade no inferno !"podem ler-se na nova literatura portuguesa, que anda agora muito interessada nas novelas históricas, ou, para facilitar, num destes blogs



Mas é a flor da murta, literalmenta a flor que o arbusto murta (Myrtus communis, gentileza da wiquipédia) oferece, que nos faz continuar no século XVIII. Sabiam que nesta época, Tomar e arredores (quem sabe Porto da Lage) eram um grande produtor da água odorífica criada a partir daquela flor?  Vejamos o que conta sobre isso, a propósito da produção alimentar local, como agora se diz, o Padre António Carvalho da Costa:



É esta vila[Tomar] e todo o seu termo copiosamente abundante de azeite, bastante pão e bons vinhos, regaladas frutas, em que se singularizam as gamboas, marmelos, e romãs, que se produzem pelas hortas e pomares e quintas, de que há muita quantidade, de recreação e rendimento, com fontes, tanques e alegretes de muito custo e muito aprazíveis. Os valados dos olivais e matos são pela maior parte de murta, cujas flores destiladas dão tanta cópia de água hodorífica que não se pode crer a quantidade de almudes, que desta vila se mandam para a corte, de que se faz grande estimação. É também fértil de coelhos, lebres, perdizes e em extremo tordos. Bem provida de carne com cinco açougues, e de peixe, por ficar catorze léguas da costa da Pederneira, donde vem fresquíssimo, e três do Tejo, que a provê de mugens, fataças, sáveis, sabogas e lampreias, e do Zezere, ainda mais vizinha, com que participa de todo o pescado da água salgada e doce(1).



A colheita da flor da murta já não seria coisa
pouca cem anos antes, seria já então um bem com algum valor e sofreria protecção comercial, pois  nas Posturas camarárias de 1607, de que já se falou neste blog, se determinava o seguinte - "toda a pessoa que for à flor da murta a não poderá apanhar em valados de vinhas, hortas, cerradas, tapadas semeadas, pela banda de dentro, com pena de 500 réis, e só a poderá apanhar pela banda de fora, e subindo aos ditos valados ou destapando-os pagará a dita pena".(2)




1- Corografia Portuguesa e Descrição Topográfica do Famoso Reino de Portugal, do Padre António Carvalho da Costa, 1717, pag.162.

2- A.M.T pag. 62, vol. 1581-1700
Imagens retiradas da net

15 de junho de 2012

Contratar um médico ....





                   De como a Vila de Thomar e seu Termo alcançou um Médico 
                                     (em cinco actos e três anos)                


1- Da deliberação



Nesta[sessão da Câmara de 28 de Maio de 1788] ,foi proposto pelo Procurador do Concelho, que sendo da obrigação da Câmara prover no bem público, e sendo a saúde o negócio mais interessante ao mesmo público, se achava esta Vila e seu Termo em grande precisão de ter um médico, e ser ele obrigado e pronto para acudir a todos, quando for chamado e, porquanto, de 2 que há na terra, além de nenhum deles ter partido do público, se acham ambos quase inválidos, pela sua idade, para satisfazerem e ocorrerem à dita necessidade, além de se achar deles, o mais hábil. ocupado com o partido do Convento de Cristo; e porque considerada a diferença dos tempos, o partido de 60$000 réis, para que há Provisão de Sua Magestade, não é hoje bastante para que esta Vila consiga um médico hábil; e que, portanto, devia ter aumento o tal partido antigo, e requerer-se para isso Provisão a Sua Magestade; o que agradou logo, e pareceu justo a todo o Corpo da Câmara, assentando todos que aos 60$000 réís antigos se acrescentassem mais 100$000 rêis, Fíntado, no lançamento das sisas, e que, para isso, se recorresse a Sua Magestade. E se mandou passar Certidão disto e da Provisão do Partido Antigo.



2- Da adjudicação e deveres do dito.
Na Sessão de 23 de Janeiro de 1789, sendo mandados entrar o Juiz do Povo e homens da Governança do Povo, para lhes propôr a deliberação tomada por este Senado acerca da eleição e aceitação do médico para o Partido desta Vila e seu Termo, lhes foi dito que pela necessidade e precisão em que estava todo este Termo de um Médico que fosse obrigado a acudir às necessidades e enfermidades do Povo, se tinha solicitado e conseguido de Sua Magestade faculdade para estabelecer 160$000 réís de partido para um Médico, e que, tratando-se da sua eleição, não achava a Câmara outro hábil em quem se provesse o dito Partido mais que o Bacharel João José Leite de Mesquita, que se oferecia aceitá-lo com as condições seguintes:
1.º - Que toda a despesa feita para se alçançar a dita Provisão para o estabelecimento do seu partido seria por conta dele, e se descontaria no seu ordenado do seu primeiro ano.
2.° - Que dentro deste primeiro Ano, contado do dia da sua posse, poderá ele ser despedido pela Câmara desta Vila, e privado do dito Partido, para os anos. seguintes, sem que para isso seja necessário cousa alguma mais do que não gostar dele, pelo livre arbítrio da mesma Câmara, e do Povo, nela igualmente representada.
3.° - Que passado o dito primeiro Ano, não será despedido senão faltando ele a alguma das seguintes condições:
I - Que ele será obrigado a assistir nesta Vila, e não sairá para fora do Termo por mais de um dia sem licença da Câmara, e que nem ainda fora da Vila se poderá demorar por mais tempo, sem a dita licença, e isto se for com justa causa de ir assistir a algum doente.
II - Que ele será obrigado a curar os pobres com prontidão e caridade, e de graça.
III - Que ele será obrigado a toda a hora a que for chamado ir ver qualquer doente desta Vila e seu Termo, e se não demorar com o pretexto a obrigação alguma acerca da paga, porque deve ir logo que for chamado, e feita a cura, e somente então poderá demandar o mesmo pagamento quando as partes voluntàriamente lho não satisfaçam, e que neste pagamento não excederá nunca os usos e costumes desta terra.
E que, nestes termos, parecia bem à Câmara que se aceitasse o referido Médico, o que lhes propunham, para ouvir a sua deliberação; o que sendo ouvido pelos ditos homens da Governança do Povo, uniformemente declararam que eram contentes desta Providência e eleição da Câmara, por cuja razão se mandou entrar também o referido Médico; o qual, sendo-lhe lido todo este Auto, respondeu que aceitava o Partido que se lhe oferecia, debaixo de todas as condições acima escritas, às quais se sujeitava. E pela referida forma assinaram todos com os referidos Camaristas e eu, Mateus Rodrigues de Castro, o escrevi. Sequem-se as assinaturas dos Oficiais da Câmara, do Médico Dr. João José Leite de Mesquita, e as seguintes dos homens da Governança do Povo : Francisco José, Juiz do Povo; Fragoso; José dos Santos; Sebastião Avelar; Manuel Álvares; José de Almeída; José Lourenço; Manuel Jacinto; Francisco da Silva; António Henríques; Manuel Nunes: e Carlos António.


3. Da renegociação



Na Câmara de 6 de Junho de 1789, foi vista a Representação do Médico do Partido desta Vila, o Bacharel João José Leite de Mesquita, em que expunha que para haver de rejeitar um Partido, que entretanto se lhe oferecia na Vila da Ericeíra, para poder com mais certeza estabelecer-se nesta Vila com casa e com as comodidades necessárias, precisava que se lhe tirasse a dura condição com que foi aceite, de poder ser despedido arbítràriamente, e sem causa, pela Câmara, durante o primeiro Ano do seu Partido.
E por se considerar nesta Vereação, por uma parte, a necessidade e interesse público que resulta a esta Vila e seu Termo do estabelecimento e existência do dito Médico e Partido; e por outra parte, porque o dito Bacharel João José Leite, no tempo que tem assistido nesta Vila, tem dado manifestas e grandes provas, não só da sua habilidade médica, e caridade e prontidão no cumprimento das obrigações do seu ofício, mas também do seu honesto e louvável comportamento, como cidadão: Acordaram e resolveram nesta Vereação que o referido Médico fique isento da dita condição da sua aceitação, que é a segunda do Auto em vigor, para que, daqui em diante, não possa o dito Médico ser expulso e despedido do dito Partido, sem justificação de causa legítima.


4- Da contratação



A 29 de  Janeiro de 1791, reuniu-se a Câmara sob a presidência do juiz-de-fora Dr. João TeodoricoGarcia Fragoso de Vasconcelos Cardoso, presidente do senado da Câmara, e os mais vereadores no fim deste assinados. E sendo aí presente a Nobreza e o Povo desta Vila, convocados pelo aviso do costume, para darem a sua resposta na conformidade da Provisãoque Sua Magestade é servida mandá. los ouvir, no requerimento do Dr. João José Leite de Mesquita, que pretende a confirmação do partido médico, para o qual esta mesma Câmara, com a Nobreza e Povo, o havia escolhido; e ouvidos os votos, individualmente, da Nobreza uniformemente concordaram e votaram que, pelas boas qualidades do recorrente e por ter, até agora, desempenhado as obrigações do seu ofício, se faz digno da graça que pretende e continuando a cumprir e satisfazer as obrigações e condições com que o mesmo partido lhe foi conferido pela mesma Câmara, Nobreza e Povo dos dois Autos da Câmara de 6 de Junho de 1789 e de 28 de Maio de 1788, que aqui se declaram ratificados. E isto mesmo, com a mesma formalidade, concordou a maior parte do Povo que estava presente. E desta forma houveram este Auto por findo que assinaram juntos com a Nobreza e Povo. E Eu, Mateus Rodrigues de Castro, o escrevi
: (seguem-se 68 assinaturas, 65 pró e 3 contra).


5- Da homologação.

Em 12 de Maio de 1791 a Rainha D. Maria I confirmou a eleição da Câmara para Médico do Partido da Vila e seu Termo do Dr João José Leite de MesquIta com o ordenado de 160$000 réis por Ano.




Fonte:  livro dos Acórdãos Camarários de 1785 a 1788 e livro dos registos camarários de 1784 a 1802, em AMT pags. 261 a 301, vol. 1770 a 1800.

Ilustrações (de cima para baixo):
Caricatura  de Thomas Rowlandson (1756, 1827)
Desenho de John Millar Watt (1895, 1975)
Quiring Gerritsz van Brekelenkam (1625,1668), médico visita velha.
Jan Steen, visita de médico, 1662
Jan Josef Horemans, o Velho (1682-1759)
Constant Desbordes Dr. Alibert inoculando a vacina contra a varíola, 1800
Louis Hersent Marie Francois Xavier Bichat 1771-1802 dying surrounded by the doctors Esparon and Philibert Joseph Roux 1780-1854
Geirnaert Theodore Josep Louis O médico hungaro 1836
Jan Steen, visita do médico, 1660
Caricatura de Thomas Rowlandson  (1756, 1827)

13 de junho de 2012

Passeio de Santo António

 Saíra Santo António do  convento           
 A dar o seu passeio costumado




 E a decorar, num tom rezado e lento,
 Um cândido sermão sobre o pecado

      
 Andando, andando sempre, repetia
 O divino sermão piedoso e brando,
 E nem notou que a tarde esmorecia,
 Que vinha a noite plácida baixando…
   
 E andando, andando, viu-se num outeiro,
 Com árvores e casas espalhadas,
 Que ficava distante do mosteiro
 Uma légua das fartas, das puxadas.

                                                     
Surpreendido por se ver tão longe,
E fraco por haver andado tanto,
Sentou-se a descansar o bom do monge,
Com a resignação de quem é santo…
                                                     

                                                      

                                                       O luar, um luar claríssimo nasceu.
                                                       Num raio dessa linda claridade,
                                                       O Menino Jesus baixou do céu,
                                                       Pôs-se a brincar com o capuz do frade.
.
                                                      Perto, uma bica de água murmurante
                                                      Juntava o seu murmúrio ao dos pinhais.
                                                      Os rouxinóis ouviam-se distante.
                                                      O luar, mais alto, iluminava mais.
.
                                                      De braço dado, para a fonte, vinha
                                                      Um par de noivos todo satisfeito.
                                                      Ela trazia ao ombro a cantarinha,
                                                      Ele trazia… o coração no peito.
.
                                                      Sem suspeitarem de que alguém os visse,
                                                      Trocaram beijos ao luar tranquilo.
                                                      O Menino, porém, ouviu e disse:
                                                      - Ó Frei António, o que foi aquilo?…
.
                                                      O Santo, erguendo a manga de burel
                                                      Para tapar o noivo e a namorada,
                                                      Mentiu numa voz doce como o mel:
                                                      - Não sei o que fosse. Eu cá não ouvi nada…

                                                       Uma risada límpida, sonora,
                                                       Vibrou em notas de oiro no caminho.
                                                       - Ouviste, Frei António? Ouviste agora?
                                                       - Ouvi, Senhor, ouvi. É um passarinho.
.
                                                       - Tu não estás com a cabeça boa…
                                                       Um passarinho a cantar assim!…
                                                       E o pobre Santo António de Lisboa
                                                       Calou-se embaraçado, mas por fim,

                                                      Corado como as vestes dos cardeais,
                                                      Achou esta saída redentora:
                                                      - Se o Menino Jesus pergunta mais,
                                                      … Queixo-me à sua mãe, Nossa Senhora!

                                                        Voltando-lhe a carinha contra a luz
                                                        E contra aquele amor sem casamento,
                                                        Pegou-lhe ao colo e acrescentou: - Jesus,
                                                        São horas…
........................                                                    E abalaram pró convento.
                                                     


                                                        Augusto Gil (1873-1929)
.

12 de junho de 2012

A Noite de Santo António

Conversa ouvida esta tarde no autocarro, à beira do Marquês (trânsito dificil, já estava cortada a Avenida) :
Mulher de meia idade ( enfastiada) : - -As marchas! Sempre a mesma coisa! Quando é que acabam com isto?
Rapaz novo (olhar furioso, capaz de engolir a outra) - Sempre a mesmas, sempre melhores, sempre mais lindas. Viva as marchas!
- Viva, a marcha é linda! - resposta geral de muitas e variadas cores.

Esta não é uma festa "para turista ver". É o Santo António, são os Santos, como lhe chamam as novas gerações. Desde há mais de trinta anos que testemunho a autenticidade e o crescente entusiasmo  com que esta noite é festejada. O anátema de ser coisa criada e de antigamente (à António Ferro como o preconceito de alguma esquerda a quis empurrar, em vão, para guetos ideológicos) nunca colou porque era impossível colar, quando os protagonistas não podiam ser mais genuínos nem mais gingosamente "les-bo-etas". Que para se ser alfacinha não é preciso ser varina nem ardina! É vê-los correr da Amadora ou do Seixal a vir ensaiar a marcha do  bairro onde nasceram, à semelhança de qualquer tuga que volta à terra  pela Romaria do Verão! Corre-lhes no sangue, corre-nos no sangue!


                                                                    

Esta é a cantiga de Alfama, cantada e ouvida desde muito antes de haver Carminho (lembro-me de um beco onde se cantava o fado e em que, ao encerrar da noite, a cozinheira saltava lá de dentro, pegava no pequeno cão ao colo e desatava, acompanhada pelas guitarras,  a cantar e dançar  - alfama não envelhece ....). Mas a voz de Carminho encarna como ninguém o espírito destes fados ...


                 Para ouvir e bailar                                               

Marcha de Alfama

Alfama não envelhece                                                          
E hoje parece
Mais nova ainda
Iluminou as janelas
Reparem nelas
Como está linda.
Vestiu a blusa clarinha
Que a da vizinha
É mais modesta
E pôs a saia garrida
Que só é vestida
Em dias de festa

Becos escadinha ruas estreitinhas
Onde em cada esquina há uma bailarico
Trovas p'las vielas e em todas elas
Perfume de manjerico
Risos gargalhadas, fados desgarradas,
Hoje em Alfama é um demónio
E em cada canto um suave encanto
De um trono de Santo António.

Já se não ouvem cantigas
E as raparigas
De olhos cansados
Ainda aproveitam o ensejo
De mais um beijo
Dos namorados
Já se ouvem sinos tocando
Galos cantando
Á desgarrada
E mesmo assim dona Alfama
Só volta p'rá cama
Quando é madrugada.

Dr. Henrique Mota





O autor de "Notas e Desabafos Dum Tomarense", crónica do jornal Cidade de Tomar, assinava como Papa-Figo. Era o Dr. Fernando Ferreira, farmacêutico, grande interventor cívico e colaborador na imprensa tomarense durante toda a vida. Recorda-o uma estátua - sentado num banco de jardim ao lado de Fernando Lopes Graça (em baixo) - à beira do Rio Nabão, objecto, juntamente com o arvoredo que o rodeava, das suas paixões e grandes mágoas.
 
 
 

10 de junho de 2012

Luís de Camões





                                                            Cantiga

      a este moto alheio:
                                                                                     
-Verdes são os campos, 
De cor de limão:
 Assim são os olhos
Do meu coração.

                                                       

                                                        Campo, que te estendes
                                                        Com verdura bela;
                                                        Ovelhas, que nela
                                                        Vosso pasto tendes,
                                                        D'ervas vos mantendes
                                                        Que traz o Verão,
                                                        E eu das lembranças
                                                        Do meu coração.

                                                        Gado, que paceis
                                                        Co contentamento,
                                                        Vosso mantimento
                                                        Não o entendeis;
                                                        Isso que comeis
                                                        Não são ervas, não:
                                                        São graças dos olhos
                                                        Do meu coração.

                                                           Luís de Camões
(Poesia Lírica, selecção  e introdução de Isabel Pascoal,
 Biblioteca Ulisseia de Autores Portugueses)


7 de junho de 2012

S(elec)(alva)ção Nacional




Imagem da mão pintada de Mario Mariotti (1936-1997)

Parece que é patriótico a gente desejar que os rapazes se saiam bem. Parece que isso fará com que a imagem de Portugal melhore, lá fora, e os portugueses se sintam melhor, cá dentro. Então eu desejo, sinceramente!

Mas, será que pedir que joguem apenas (JUST PLAY), é pedir muito? Que utilizem as pernas e que abram a boca só para cantar o hino? Que, de resto, permaneçam calados, por favor!? Pela imagem de Portugal, e da maravilhosa língua portuguesa!

Evitem, por amor de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal pérolas destas e que Ela os ampare, para bem de todos nós, já que tem de ser, ámen.



Que as batalhas travadas sejam vencedoras. (Pintor desconhecido)
                             

Há Festa, à festa!





*porque é que Porto da Lage não entra nestes acontecimentos?

4 de junho de 2012

Porto da Lage by night






A fotografia, que consta na net, não faz justiça à fulgência portalegense quando o sol se põe. Depois dos candeeiros públicos ligados, não imaginam o esplendoroso brilho que raia sobre toda a várzea da ribeira! O verde das canas e dos favais refulge exibindo prados prateados donde aqui e ali emergem os braços doirados dos altos candeeiros eléctricos.


A sorte de Las Vegas mudará quando, graças a este blog, Porto da Lage assumir o seu justo lugar no podium das localidades famosas e, mais ainda, neste caso, o seu merecidissimo posto no ranking dos sítios mais iluminados do planeta!

A C.M.T e a REFER andam em gloriosa competição (como grandes accionistas da chinesa EDP, que só podem ser, não vejo outra razão) para que, alfinete que caia das mãos de costureira portalegense, no meio da rua, pela meia-noite, não seja alfinete perdido (que me perdoem as costureiras portalegenses, se as há, eu pô-las a passear pela tresnoite de alfinetes em punho, mas não me ocorre outro exemplo, a imaginação transtornou-se-me depois de noite perdida, com tanta luz).

É claro que, montado este lindo serviço, não ocorre àquelas duas virtuosas instituições, saber dos seus efeitos, para além dos causados na algibeira própria, a qual, não sendo exactamente própria, mas comum a milhões, lhes faz pouca mossa, como é costume nestas ocasiões.

Se lhes chegasse aos ouvidos a existência deste clarão permanente sobre tudo o que respira durante o período em que os restantes mortais dormem (pelo menos neste fuso horário), ficariam felicíssimos, como grandes defensores que se consideram da segurança dos cidadãos, ao serviço dos quais colocam milhões de quilowatts. E eu, aqui vergo-me, acho que têm razão. Cidadão amigo da coisa alheia, que entre em casa de terceiros, o que em PL é fácil, com tanta casa com dono ausente, não corre o risco de tropeçar, ou pôr a mão em algo que não queira. A abundância de luz será um precioso auxiliar na consecução do seu intento.

Criaturas habitualmente atentas aos constrangimentos (e a constranger) a vida da nossa querida Terra (refiro-me ao astro) são os ecologistas. Que é feito deles que não os ouço nesta luminosa perturbação? Ocupados a choramingar a pésada ferida de um sáurio qualquer ou a reivindicar o caminho perdido dos ratinhos que impede a construção da estrada imprescindível para levar miseráveis humanos ao médico? Ainda não repararam que os pássaros não sossegam, que os gatos ficam aparvalhados a verem ratos a passarem-lhes desavergonhados pela frente, nos telhados (Isto eu vi! Já vos disse que não dormi) e não se mexem, de pasmados! que os galos cantam ao meio-dia e as rãs pararam de coaxar! Já para não falar nas plantas que, sem distinguirem noite do dia, não podem andar lá muito saudáveis!


Eu bem sei que Porto da Lage não é propriamente uma aldeia, é um subúrbio limpinho e ajardinado (honra a quem lá vive!) a quem as casas arruinadas e a linha do comboio dão um certo charme.

Mas caramba! Será caso para tanto? Terá, lá por isso,  que se tornar visível aos satélites que se passeiam por esse espaço fora?

Quem lá mora não gostaria, antes, de repousar, ignorada, sem concorrer com a Torre Eiffel? De ter candeeiros públicos à escala humana, sem ser confundido, lá dos céus, com porta-aviões; e de ter ruas e não pistas de aeroportos?




Eu, por mim, toda a noite me lembrei das noites negras da minha cidade, para onde voltei saudosa, e cheia de sono.
E consegui dormir, enfim, ao sentir a escuridão na vidraça, e ao lobrigar as estrelas no céu azul escuro de Lisboa, longe do casino portalegense.
E sonhei, sonhei com Cesário e o seu mundo certinho (e tradicional!?), em que a cidade era doentia, cinzenta, suja, ociosa (à luz do gás)  em contraste com o campo (da noite estrelada),  pleno de vida saudável, alegria e beleza.

Tudo muda, neste mundo redondo.



«Foi quando em dois verões, seguidamente, a Febre
E a Cólera também andaram na cidade,
Que esta população, com um terror de lebre,
Fugiu da capital como da tempestade.

Ora, meu pai, depois das nossas vidas salvas
(Até então nós só tivéramos sarampo).
Tanto nos viu crescer entre uns montões de malvas
Que ele ganhou por isso um grande amor ao campo!

Se acaso o conta, ainda a fronte se lhe enruga:
O que se ouvia sempre era o dobrar dos sinos;
Mesmo no nosso prédio, os outros inquilinos
Morreram todos. Nós salvámo-nos na fuga.

Na parte mercantil, foco da epidemia,
Um pânico! Nem um navio entrava a barra,
A alfândega parou, nenhuma loja abria,
E os turbulentos cais cessaram a algazarra.

Pela manhã, em vez dos trens dos baptizados,
Rodavam sem cessar as seges dos enterros.
Que triste a sucessão dos armazéns fechados!
Como um domingo inglês na city, que desterros!

Sem canalização, em muitos burgos ermos
Secavam dejecções cobertas de mosqueiros.
E os médicos, ao pé dos padres e coveiros,
Os últimos fiéis, tremiam dos enfermos!

Uma iluminação a azeite de purgueira,
De noite amarelava os prédios macilentos.
Barricas de alcatrão ardiam; de maneira
Que tinham tons de inferno outros armamentos.

Porém, lá fora, à solta, exageradamente
Enquanto acontecia essa calamidade,
Toda a vegetação, pletórica, potente,
Ganhava imenso com a enorme mortandade!


II


Num ímpeto de seiva os arvoredos fartos,
Numa opulenta fúria as novidades todas,
Como uma universal celebração de bodas,
Amaram-se! E depois houve soberbos partos.

Por isso, o chefe antigo e bom da nossa casa,
Triste de ouvir falar em órfãos e em viúvas,
E em permanência olhando o horizonte em brasa,
Não quis voltar senão depois das grandes chuvas.

Ele, dum lado, via os filhos achacados,
Um lívido flagelo e uma moléstia horrenda!
E via, do outro lado, eiras, lezírias, prados,
E um salutar refúgio e um lucro na vivenda!

E o campo, desde então, segundo o que me lembro,
É todo o meu amor de todos estes anos!
Nós vamos para lá; somos provincianos,
Desde o calor de Maio aos frios de Novembro!»


Cesário Verde, Nós (1884)







2 de junho de 2012

Manuel Augusto Motta


"O Tio Manuel Augusto confidenciou-nos que no seu tempo o que lhe dava mais gozo, era ver as Senhoras a subir para os coches e levantavam a saia deixando ver os tornozelos! Era o máximo."





"Anos mais tarde vi o nosso Tio Manuel Augusto Mota zangado com o seu ajudante de sempre. Foi bonito de ver! Ambos velhos, de cajado e com a sua pinguita, nunca acertaram um no outro..."


(citações de A.L.C.M.a propósito do seu tio Manuel Augusto [n.Paço da Comenda, 2.07.1884], morador em Porto da Lage, que no inicio do sec.XX se dedicava ao transporte de mercadorias e pessoas a partir da Estação de Paialvo).

.....há muitas ...


A Diana Spencer do sec.XIX:
A Rainha Dona Amélia. Era a mais bonita e a mais alta monarca da Europa
 (um metro e oitenta descalça). Francesa, filha dos Condes de Paris,
 casou em 1886 com o príncipe D. Carlos, primogénito do rei Dom Luiz e
tornou-se rainha de Portugal após a morte deste nos finais de 1889. Ver
ESTE BLOG interessantissimo.




«Para nós rapazes, que andámos na Escola Primária de Porto da Lage, a nossa Rainha D. Amélia era a Professora Primária, que veio parar à "Estação" sem saber se tinha chegado a Porto da Lage. »
A.L.C.M.

1 de junho de 2012

Mais eleições





Figuras no Adro da Igreja, José Júlio de Sousa Pinto (1856-1939)



« [...]
Assim, pois, todas as probabilidades eram a favor do candidato do Governo, homem desconhecido deste povo, o qual também era desconhecido para ele, um empregado de secretaria, que nunca saíra de Lisboa e que era o primeiro a rir-se do campanário obscuro de que se propunha a ser representante ; criatura dos ministros, que o desejavam eleger a todo o custo, por terem nele um voto complacente e um parlamentar de boa feição.

Logo pela manhã do domingo, marcado para a grande solenidade civil, o adro da igreja paroquial apresentava uma animação fora do costume. Grupos formados aqui e ali conferenciavam, entreolhando-se com desconfiança, ou correspondendo-se por sinais de inteligência, conforme pertenciam à mesma ou a oposta parcialidade. Os agentes eleitorais, os influentes dos dois campos, acercavam-se deste, apertavam a mão àquele, segredavam com um, batiam no ombro a outro, discutiam com um terceiro, e, sempre que era possível, distribuíam listas ao maior número.
O brasileiro era a alma do partido governamental. O Tapadas capitaneava a falange do conselheiro. Pertunhas falava com todos, esfregando as mãos e sorrindo. O regedor passeava com importância por entre os grupos, recomendava ordem e respeito às autoridades, e dava de olho aos cabos, seus subordinados, para que se não esquecessem de cumprir as instruções recebidas, votando no candidato ministerial.
Aproximava-se a hora, e principiavam os trabalhos para a constituição da mesa. O pároco, o administrador e o regedor foram ocupar o seu lugar. Ficou presidente o brasileiro, e o resto da mesa formou-se de entre as duas parcialidades.
Enquanto se organizavam assim os trabalhos, eram discutidas no adro as probabilidades da vitória. A mesa eleitoral, instituída no meio da igreja, com grande escândalo do beaterío, que pela voz dos padres chamava àquilo artes do Demónio, ia principiar a funcionar. O conselheiro, que viera mais tarde, de propósito para não formar parte da mesa, requereu, com o relógio na mão, que se abrisse a urna aos eleitores, visto ser a hora marcada no edital.
Este requerimento, simples e justo como era, suscitou discussão.
O brasileiro alegou que, sendo os de Pinchões os primeiros a votar, em virtude do artigo 62.° do decreto eleitoral, que manda votar primeiro a freguesia mais distante, e não estando na assembleia ninguém daquela freguesia, convinha esperar.
O conselheiro insistiu, dizendo que a lei não mandava esperar por os eleitores, mas apenas indicava a ordem da chamada, e que portanto votassem os presentes, e que na segunda chamada, ou nas duas horas de espera, votariam os ausentes que depois viessem.
Esta questão não se resolveu de pronto. Trocados alguns alvitres, lida a lei, discutidos os artigos dela, consultados os recenseamentos e mapas, pedidos esclarecimentos ao regedor, ao administrador, e ao pároco, é que se aprovou a proposta do conselheiro e principiou a chamada.
A freguesia de Pinchões faltou em peso.
O brasileiro estava perturbado; olhava para a porta, olhava para os primeiros votos recolhidos mal os pôde introduzir na urna, de trémulo e sobressaltado que estava.
O homem supunha que lhe tinha sido roubada à última hora uma freguesia inteira. Não estava muito longe de acreditar que os agentes do conselheiro a haviam arrasado completamente.
A freguesia que se seguia na votação era uma das que se conservavam fiéis ao conselheiro, circunstância que aumentava a indisposição do Seabra.
A votação ia, porém, correndo, interrompida apenas por algumas questiúnculas sobre a identidade de um ou de outro eleitor e sobre a regularidade desta ou daquela lista, graças aos fúteis pretextos de que os contendores lançavam mão para disputarem, voto a voto, o sufrágio popular.
Ia adiantada a votação, quando correu na igreja uma voz, que veio infundir alento no ânimo desfalecido do brasileiro.
— Vêm aí os de Pinchões!... Aí estão os de Pinchões... Ai vem o Sr. Joãozinho e toda a sua gente ! — dizia-se de toda a parte.
Esta nova passou de boca em boca, a ponto de produzir um sussurro na assembleia.
Muitos saíram para ir receber ao adro os anunciados. Chegara de facto ali o Sr. Joãozinho das Perdizes, à frente da sua freguesia.


Entre o Milheiral Henrique Pinto (1853-1912)


Leitor, se tens, como eu, esperança e sincera fé no sistema representativo, perdoa-me o obrigar-te a assistir a uma cena que faz subir a cor ao rosto de quem, como nós, abençoa os sacrifícios por cujo preço nossos pais nos compraram a nobre regalia de intervir, como povo, na governação do Estado, as franquias que nos emanciparam da caprichosa tutela de um homem, revestido de direitos impiamente chamados divinos, contra os quais o instinto e a razão igualmente se revoltam. A cena, porém, humilhante como é, não envolve a mínima censura à excelência do sistema; mas apenas aos que nos quarenta anos que ele quase tem de vida entre nós, não souberam ou não quiseram ainda fazer compreender ao povo toda a grandeza da augusta missão que lhe cabe executar.
Depois das nossas lutas civis, já muitas crianças se fizeram homens; se a escola fosse entre nós o que devia ser, já haveria sobra de eleitores com perfeita consciência dos seus direitos civis.
O atraso e ignorância deles, contristando, somente devem impelir os homens de intenções sinceras e puras a aplicar os esforços de inteligência e de acção para ministrar com a educação a moralidade, e para acordar a consciência desta entidade social.
Era o Sr. Joãozinho das Perdizes à frente da sua freguesia, disse eu.


Festa na Aldeia, Leonel Marques Pereira (1828-1892)


E é justamente este o espectáculo humilhante de que falava. Tendes visto um guardador de cabras à frente do seu rebanho, conduzindo com acenos e assobios todas as barbudas cabeças daquele regimento quadrúpede? Pois vistes o mais perfeito simile da cena que se presenciava agora no adro da igreja matriz.
O povo, o povo soberano, que naquele dia tinha nas mãos o ceptro da sua soberania, não era menos dócil do que os irracionais que recordamos.
O dia em que devia mostrar-se orgulhoso, era quando mais se humilhava ; quando podia dispor dos destinos doa seus senhores, era quando mais vergava a cabeça sob o peso que estes lhe assentavam.
Não é semelhante esta força inconsciente do povo à do boi robusto e válido, que uma criança dirige e subjuga? Forte come ele, como ele dócil, como ele laborioso, como ele útil, não vê que a mesma força que emprega no trabalho lhe poderia servir para repelir o jugo. Ou quando o vê, é quando o desespero e a fúria o cegam e o impelem a revoltas tremendas.


Desfolhada no Minho, Alfredo Morais, 1873-1972

Mas o povo de Pinchões, o povo do Sr. Joãozinho, estava muito longe desses excessos.
O morgado vinha, como já disse, à frente. A barba por fazer, as melenas despenteadas, o lenço do pescoço solto, sem botões o colarinho da camisa, com as mãos metidas no cós das ceroulas, o chicote no bolso da jaqueta de peles, as botas enlameadas até ao joelho, a ponta do cigarro ao canto da boca, o palito atrás da orelha, o chapéu sobre o occipício, dois galgos adiante de si, e o inseparável Cosme quase a latere. Entrou no adro com ares triunfantes, sorrindo e piscando os olhos para os seus amigos e partidários, como para lhes fazer notar a numerosa procissão que o seguia e a docilidade dos membros dela.
Atrás vinham os eleitores de Pinchões, velhos e moços, ricos e pobres, mas todos com o olhar tímido e estúpido, todos com movimentos enleados, todos com os olhos no caudilho, para saber o que deviam fazer. Se ele parava a cumprimentar um amigo, paravam todos comele ; a direcção que tomava, tomavam-na todos a um tempo ; apressavam ou demoravam o passo, segundo a velocidade que ele dava aos seus ; se ria, sorriam ; se praguejava, tudo ficava sério. O cortejo parou à porta da igreja.
O morgado passou revista à sua tropa, à qual deu instruções.
Os homens, com os cabelos para diante dos olhos, os braços estendidos e a cabeça baixa, não ousavam fazer um movimento, e conservavam-se enfileirados até nova ordem do Sr.Joãozinho.




Pareciam envergonhados de serem precisos a alguém.
No bolso de cada um destes homens havia um oitavo de papel almaço dobrado, no qual estava escrito um nome; o nome de um homem que eles nem sabiam se existia no mundo. No momento devido, cada um deles, chamado pela voz do escrutinador eleitoral, responderia: «presente» ; aproximar-se-ia da urna, entregaria ao presidente da mesa aquele papel, e retirar-se-ia satisfeito, como se descarregado de um peso que o oprimia.
Se lhes perguntassem o que tinham feito, qual o alcance daquele acto que acabavam de executar, não saberiam dizê-lo ; se lhes perguntassem o nome do eleito para advogado dos seus interesses e defensor das suas liberdades, a mesma ignorância; se lhes propusessem a resignação do direito de votar, aceitariam com júbilo ; se, finalmente, lhes dissessem que naquele dia estavam nas suas mãos e dos seus pares os destinos do País, abririam os olhos de espantados, ou sorririam com a desconfiança própria dos ignorantes.
Inocente povo!
Querem-te assim os ambiciosos, a quem serves de cómodo degrau.



Depois da Trovoada, Carlos Reis, (1863-1940)

Quando disseram ao Sr. Joãozinho que já tinha passado a sua vez de votar, o homem rompeu pela igreja dentro, berrando, bracejando, ameaçando Céus e Terra, sem atender a quantos lhe clamavam que tinha de se proceder a nova chamada, e que portanto sossegasse, o Cosme seguia-o, pronto a ser executor das suas justiças. Custou a serenar o morgado, e não o fez senão depois de duas pragas contra as pessoas dos senhores da mesa, pragas que razões políticas fizeram engolir ao brasileiro, sem nem sequer lhe tirarem dos lábios o sorriso com que saudara a vinda do morgado.
Caindo em si, o Sr. Joãozinho deu ordem à sua gente para que entrasse para a igreja, e aí a enfileirou a um dos lados dela, prontos à primeira voz.
A chamada prosseguia, e a votação não ia já muito favorável ao conselheiro, a julgar pelos indícios, que não escapam aos olhos amestrados dos mirones.
O brasileiro exultava consigo mesmo, principalmente quando, por sobre as cabeças dos que se agrupavam em volta da urna, divisava as falanges do morgado, compactas e decididas.
O conselheiro ainda tentou uma investida com o Sr. Joãozinho, indo cumprimentá-lo afavelmente; este, porém, grunhiu-lhe um monossílabo seco, e voltou-lhe as costas, envolvido numa nuvem de parciais do brasileiro.
Era caso desesperado.
Passara já a votar a última freguesia, que era justamente aquela onde estava constituída a única assembleia de que se compunha o círculo eleitoral, e onde o leitor tem passado comigo todo o tempo que dura a nossa narração.
Foi então que votou o conselheiro e os outros conhecidos nossos, entre os quais o Zé-Pereira, com este deu-se um episódio cómico, que merece menção.
O brasileiro, ao receber a lista que ele lhe oferecia, sabendo-o parcial do conselheiro, recusou-a, alegando que estava marcada, o que era contra a expressa determinação do artigo 61.°, § único, da lei eleitoral.
Sabidas as contas, a suposta marca era de natureza de que seria quase impossível isentar papel ou objecto qualquer saído das mãos do Zé-Pereira. Era uma nódoa de vinho.
Discutiu-se, ainda assim, se a nódoa era marca ou não era marca, e se lhe deviam ser aplicadas as disposições do § único do artigo 61.°
A discussão intrincada foi cortada por o Zé-Pereira, que disse com a maior candura:
— Se essa está suja, Sr. Tapadas, eu tenho aqui mais daquelas que vossemecê me deu.
O próprio conselheiro desatou a rir.
O brasileiro resmungou:
— Então há suborno aos eleitores? Como se entende isso?
— Ora, não bula na chaga, senão temos muito que ouvir — disse o Tapadas, e acrescentou: — ande para diante; deite a sua lista, Sr. Zé.
Os governamentais, que iam de cima, mostraram-se tolerantes, e a lista caiu na urna.
Estava a findar a primeira chamada. Já se liam os últimos nomes, segundo a ordem alfabética.
A gente de Pinchões, à voz do Sr. Joãozinho, aprontava-se para breve entrar em acção na segunda chamada, que ia principiar.
[...]     »
A Morgadinha dos Canaviais, 1868, Júlio Diniz
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....e mais observações sobre o povo.




                           

«Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas;
Um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai;
Um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta

[...] Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.
Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar.'»

Guerra Junqueiro, 1896