Diariamente o Xico Santos, mais conhecido como Xico Pirum, guiava uma junta de vacas atreladas a uma galera, entre o cabeço da quinta e o forno de tijolo em Porto da Lage. O trabalho que fazia nunca se alterava. Era monótono e tranquilo. Ao ritmo do passo das vacas, partia das instalações do forno de tijolo, atravessava a povoação, a ponte sobre a ribeira, seguia pela frente da escola, do lagar e da casa do lagar. Na curva do moinho deixava a estrada, subia a ladeira da quinta até ao topo onde existira uma pequena casa que fora habitação do rendeiro e depois proprietário da Quinta da Belida. Nesse mesmo sitio havia sido descoberto um banco de argila. Chegando aí, o Xico Pirum escavava a barreira, com o auxílio de uma pá, lançava a argila para cima da galera. Depois era fazer percurso inverso e descarregar o barro junto ao forno. Este constante labor humilde e sem exigências, prolongou-se por tantos anos, quantos durou a cerâmica. Xico Pirum já fora do serviço de boieiro e com idade avançada, contava as suas desventuras com a polícia de trânsito, quando ia entregar alguma encomenda de tijolos a locais distantes e tinha que utilizar as estradas nacionais.
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As distâncias eram de alguns quilómetros, os animais andavam muito devagar e a ida e volta tinham que ser feitas no mesmo dia. Levava-se pasto de folhas de milho e pão de trigo ou de milho com algum conduto; toucinho de porco, petingas fritas, queijo de ovelha, bacalhau salgado e, manjar dos manjares, chouriço de carne magra de porco.
O Xico, contava ele, foi levar uma encomenda de tijolos lá para os lados de Tomar. Levantou-se de madrugada, muito antes do nascer do sol e pôs-se a caminho que, para ele e para as vacas, era bem conhecido. Quando se aproximava a íngreme ladeira de Cem Soldos, senta-se na boleia da galera, atravessa a vara de condução no colo e toca a passar pelas brasas, que o dia ainda vem longe, enquanto as vacas, muito lentamente vão subindo a ladeira; mas, azar dos azares, a Polícia de Trânsito, que não tinha trânsito para vigiar, estava especada no cimo da ladeira. Ora, segundo as leis do antigo Código Nacional das estradas, os boeiros ou condutores de bois, tinham que ir na sua frente e guiá-los pela soga (corda ou correia atada aos chifres). O Xico vinha sentado atrás e a dormir. Código das estradas infringido, o polícia colhe os elementos contidos na licença camarária de trânsito e prescreve a multa. O Xico, na sua ingenuidade apela ao polícia, com coração de Marquês de Pombal, o perdão da multa, dizendo: as vacas quando chegassem ao topo da subida parariam para mijar, como fazem habitualmente, e eu acordava…e assim chegámos ao final da história das vacas que urinavam sempre que chegavam ao cimo da ladeira de Cem Soldos. O patrão do Xico pagou a multa de 50 escudos e foi-lhe descontando, semanalmente, 5 escudos na féria. O Xico, de peru nada tinha. O epíteto condizia melhor com a pessoa do polícia que o multou, exibindo enfatuado uma autoridade de que fora investido, cobrando uma multa de valor superior ao valor da féria semanal do autuado. O Xico Pirum, como muitos outros Xicos que guiavam carroças de bois, de leis nada entendia e, muito menos, para que foram legisladas. Para ele, ir sentado na boleia da galera a dormir para compensar o sono interrompido às 4 ou 5 horas da madrugada, não continha qualquer prevaricação. Para o ordenador do serviço, pagar uma multa por um erro que não cometeu, não era justo. O Xico e a família com um pouco menos durante dez semanas não lhe causa qualquer preocupação. Continuará em paz e sossego a conduzir as vacas, a cavar o barro no alto da quinta, a transportá-lo para o forno de tijolo e a madrugar cedo para entregar tijolos em qualquer lugar.(Ilídio Mota Teixeira)